Apresentação
Atuar na diversidade é um dos grandes desafios para os profissionais da saúde e educação. As políticas públicas vigentes fortalecem as práticas da educação inclusiva, que constituem um novo paradigma fundamentado na concepção da cidadania. Nesta perspectiva, oferecemos aos educadores e profissionais da área da saúde, que atuam ou desejam atuar com alunos que tenham necessidades educacionais especiais, seja no âmbito da escola ou do contexto hospitalar, subsídios teórico-práticos para identificar, avaliar, orientar e apoiar estratégias necessárias para oportunizar a aprendizagem e o desenvolvimento afetivo e social dos sujeitos. Pretendemos capacitar mediadores que promovam a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais que fomentem a interação entre o sujeito da aprendizagem dentro das suas singularides.
Certificado reconhecido pelo MEC e flexibilidade de horário e local de estudo.
Objetivo do Curso
* Conhecer as Diretrizes Nacionais e Políticas Públicas para a Educação Inclusiva;
* Apresentar alternativas metodológicas, de estudo e pesquisa sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEE) no contexto do Ensino Regular;
* Identificar, definir e aplicar as estratégias necessárias para as práticas pedagógicas junto ao ANEE.
Programa e Cronograma
Introdução ao Curso de Educação Inclusiva/Especial
Carga Horária: 30 horas
Saberes e práticas da Educação Inclusiva/Especial em contextos diversos (família, escola, comunidade e trabalho)
Carga Horária: 30 horas
Neuropsicologia e o Processo de Ensino e Aprendizagem
Carga Horária: 60 horas
Deficiência Auditiva: LIBRAS
Carga Horária: 60 horas
Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso
Carga Horária: 30 horas
Deficiência Visual e Surdo - cegueira
Carga Horária: 60 horas
Deficiência Intelectual; Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades
Carga Horária: 60 horas
Deficiência Física , Educação Precoce e Adequação curricular
Carga Horária: 60 horas
Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso