Pós-graduação em Ensino da Arte na Educação Infantil: Múltiplos Caminhos da Expressão (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:13 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
- Instrumentalizar profissionais com consciência e compromissados com o processo de constituição da cidadania;- Orientar ações para o desenvolvimento do professor em atendimento às necessidades da educação infantil.- Planejar e operacionalizar os conhecimentos para desenvolver Planos de Ação em áreas de Educação Infantil;- Promover a interação entre a Universidade e os profissionais;- Levar o professor a refletir sobre a pedagogia de projetos , tendo como referencia as múltiplas linguagens que envolve as crianças. - Proporcionar aos educadores momentos de sensibilização, experimentação e de criação através das diversas linguagens (musica, teatro, artes visuais).
Justificativa
A complexidade do mundo atual exige cidadãos hábeis e ágeis, interativos e criativos, com grande capacidade de adaptação e prontos para mudanças. Este novo perfil deve ser construído ao longo de toda a existência humana, porém as bases do alicerce estão na família e na escola, iniciando-se desde o ensino básico. Sendo assim, os desafios da escola vão muito além do letramento e da sociabilidade. Já, nesta fase, é importante que a escola se preocupe com formação abrangente da criança, oferecendo estímulos que lhe permitam, desde cedo, iniciar-se na amplidão do conhecimento e da capacidade humana. A criança se comunica por meio de múltiplas linguagens e entendê-la através de suas manifestações simbólicas é compreendê-la de uma forma mais ampla. Este enfoque multidisciplinar permite atividades prazerosas e lúdicas, no qual desenvolvimento, socialização e construção de identidades singulares possam relacionar-se gradualmente. A música, o teatro, as artes visuais, as brincadeiras, estão presentes no dia a dia da criança. Sob esta ótica, o curso permitirá o convívio com as múltiplas linguagens não verbais em sintonia com o conhecimento, contribuindo dessa maneira para um pleno desenvolvimento cognitivo e social.
Público Alvo
Graduados em Pedagogia e Professores de todas as áreas.
- Instrumentalizar profissionais com consciência e compromissados com o processo de constituição da cidadania;- Orientar ações para o desenvolvimento do professor em atendimento às necessidades da educação infantil.- Planejar e operacionalizar os conhecimentos para desenvolver Planos de Ação em áreas de Educação Infantil;- Promover a interação entre a Universidade e os profissionais;- Levar o professor a refletir sobre a pedagogia de projetos , tendo como referencia as múltiplas linguagens que envolve as crianças. - Proporcionar aos educadores momentos de sensibilização, experimentação e de criação através das diversas linguagens (musica, teatro, artes visuais).
Justificativa
A complexidade do mundo atual exige cidadãos hábeis e ágeis, interativos e criativos, com grande capacidade de adaptação e prontos para mudanças. Este novo perfil deve ser construído ao longo de toda a existência humana, porém as bases do alicerce estão na família e na escola, iniciando-se desde o ensino básico. Sendo assim, os desafios da escola vão muito além do letramento e da sociabilidade. Já, nesta fase, é importante que a escola se preocupe com formação abrangente da criança, oferecendo estímulos que lhe permitam, desde cedo, iniciar-se na amplidão do conhecimento e da capacidade humana. A criança se comunica por meio de múltiplas linguagens e entendê-la através de suas manifestações simbólicas é compreendê-la de uma forma mais ampla. Este enfoque multidisciplinar permite atividades prazerosas e lúdicas, no qual desenvolvimento, socialização e construção de identidades singulares possam relacionar-se gradualmente. A música, o teatro, as artes visuais, as brincadeiras, estão presentes no dia a dia da criança. Sob esta ótica, o curso permitirá o convívio com as múltiplas linguagens não verbais em sintonia com o conhecimento, contribuindo dessa maneira para um pleno desenvolvimento cognitivo e social.
Público Alvo
Graduados em Pedagogia e Professores de todas as áreas.
Disciplinas do Programa
- Psic. do Desenv. e Aprendizagem da Criança de 0 a 6 anos;
- Elaboração do Projeto Pedagógico e da Proposta Curricular para Educação Infantil;
- Introdução ao Trabalho Pedagógico com Leitura e Escrita na Educação Infantil - o papel do professor;
- O Teatro na Educação Infantil
- Métodos e Técnicas de Pesquisa
- Musicalização na Infância - uma linguagem ao alcance de todos;
- Artes Visuais na Educação Infantil;
- Fundamentos da Educação Infantil;
- Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil.
- Psic. do Desenv. e Aprendizagem da Criança de 0 a 6 anos;
- Elaboração do Projeto Pedagógico e da Proposta Curricular para Educação Infantil;
- Introdução ao Trabalho Pedagógico com Leitura e Escrita na Educação Infantil - o papel do professor;
- O Teatro na Educação Infantil
- Métodos e Técnicas de Pesquisa
- Musicalização na Infância - uma linguagem ao alcance de todos;
- Artes Visuais na Educação Infantil;
- Fundamentos da Educação Infantil;
- Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil.
Documentos para Matrícula
- Ficha de inscrição devidamente preenchida;
- 1 foto 3X4 recente;
- Cópia do diploma de curso superior;
- Cópia do R.G. e do C.P.F;
- Ficha de inscrição devidamente preenchida;
- 1 foto 3X4 recente;
- Cópia do diploma de curso superior;
- Cópia do R.G. e do C.P.F;
DFP_