Pós-Graduação em Gestão do Currículo e da Aprendizagem para Professores do Ensino Médio (On-line)
Universidade Católica de Brasília
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Currículo e da Aprendizagem para Professores do Ensino Médio – GEPEM – tem como objetivo proporcionar aos professores desse nível escolar experiências de estudo e aprendizagem nas quais tenham a oportunidade de construir conhecimentos e aplicá-los no contexto da sala de aula.
O curso vem contribuir para a formação de professores, promovendo o desenvolvimento de competências para:
compreender o contexto e os princípios da reforma do Ensino Médio, com ênfase nos conceitos de interdisciplinaridade, contextualização e competências, a partir de situações de aprendizagem que permitam entender como e porque se aprende;
propor, identificar ou produzir situações de aprendizagem que levem em conta questões relevantes do mundo contemporâneo ou condições relevantes da história de vida e da origem sócio-cultural de seus alunos, como contextos significativos dos conhecimentos de sua área ou especialidade disciplinar;
gerenciar sua sala de aula e o processo de aprendizagem de modo mais sintonizado com as Diretrizes e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio;
efetuar a transposição didática do conhecimento de uma área ou disciplina para a situação de sala de aula, selecionando, ordenando, organizando e dando significado ao conhecimento, de acordo com as características de aprendizagem e necessidades de vida dos seus alunos;
propor usos da tecnologia da informação em sala de aula a partir da análise e incorporação da experiência que viveu no curso;
utilizar os recursos da tecnologia da informação para seu próprio desenvolvimento profissional;
avaliar seu desenvolvimento pessoal e profissional e propor um plano de autogestão de sua educação continuada.
O Novo Ensino Médio: um desafio
Identidade Individual e Coletiva
Cidadania Científica
Trabalho, Projeto de Vida e Empregabilidade
Cidadania: Diversidade e Pluralismo
Fronteiras do Conhecimento e Incerteza
Trabalho de Conclusão do Curso
Professores com formação superior em qualquer área do conhecimento.