Objetivo
O Curso de Psicopedagogia a Distância tem por objetivo formar especialistas em nível de Pós-Graduação, propiciando a atualização e o aprofundamento necessários em questões pedagógicas amplas. A ênfase será dada às questões que possuem implicação direta com a atualização de práticas e técnicas voltadas para diagnósticos institucionais e propostas operacionais. Atuar como psicopedagogo significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, relacionais e socioculturais.
Disciplinas
1 - TEORIAS DA PERSONALIDADE
OBJETIVO: Apresentar uma discussão geral sobre a personalidade e seus principais teóricos. As teorias, discussões e controvérsias sobre o conceito de personalidade sempre estiveram presentes na história de ciências como: Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia e Medicina geral. Contudo, a ciência que mais se dedicou ao estudo da mesma foi, sem dúvida, a Psicologia, seja através dos estudos de tradição clínica, seja através dos inúmeros estudos empíricos que realiza. Tudo isso será visto, então, na ótica de vários teóricos. EMENTA: Uma primeira aproximação; Skinner; Freud; Melanie Klein; Winnicott; Jung e Rogers.
2 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.
3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
OBJETIVO: Contribuir para aceitação de uma nova maneira de entender a deficiência a partir de uma perspectiva educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementados respeitando o direito de todos. EMENTA: Introdução ao estudo da educação especial e inclusiva; O que é inclusão; As perspectivas da inclusão; Diagnóstico e prevenção; Aspectos legais das políticas de atendimento ao portador de necessidades especiais.
4 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
OBJETIVO: Reconhecer que o trabalho básico com a linguagem constitui-se num dos principais eixos da educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Apresentar os principais sintomas da deficiência visual, as deficiências motoras e de processamento da linguagem, e as formas como estas afetam o desempenho escolar. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Deficiências do processamento em educação infantil.
5 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA
OBJETIVO: Analisar formas de aprender e ensinar visando um olhar especial para suas dificuldades. Para isso precisamos conhecer o histórico do enfrentamento das dificuldades de aprendizagem, as principais deficiências, sintomas e maneiras possíveis de atendimento às necessidades, potencialidades e habilidades nos espaços de aprendizagem. EMENTA: Introdução às dificuldades de aprendizagem; Transtornos da leitura, da escrita e do cálculo matemático; Fracasso escolar e educação inclusiva; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
6 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMILIARES E APRENDIZAGEM
OBJETIVO: Apresentar estudos e contribuições teóricas sobre o conceito de família ao longo do tempo para entender a família como um sistema, analisando o individualismo e a pluralidade das famílias para por fim poder discutir o papel da família no desempenho escolar das crianças. EMENTA: Considerações gerais sobre família; Família e conflitos sociais; As relações familiares e seus aspectos jurídicos; História social da família; Questões contemporâneas sobre a constituição familiar; Sobre os contextos sócio-históricos das representações da infância e da família; A relação da família com a escola.
7 - TEORIAS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
OBJETIVO: Esclarecer o que é psicopedagogia identificando seu objeto de estudo e demonstrando como se dá a prática psicopedagogia para por fim apresentar algumas atuações bem específicas dessa prática. Essa disciplina vai construir com você, um olhar psicopedagógico sobre seu aluno, apontando o caminho da construção do conhecimento interativo, investigando as infinitas formas de organização do pensamento. EMENTA: Quem é o Psicopedagogo e o que pretende a Psicopedagogia; O processo de aprendizagem sob o foco cognitivo. O Psicopedagogo na Instituição Escolar; Intervenções Psicopedagógicas: possibilidades e limites.
8 - JOGOS NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA
OBJETIVO: Demonstrar como trabalhar com as diversas brincadeiras e jogos para o melhor desenvolvimento do aluno, revelando a importância do lúdico no cotidiano escolar, mas para isso precisamos identificar no jogo ou no brinquedo uma melhor compreensão sobre seu conteúdo pedagógico. EMENTA: Jogos e brincadeiras: pra início de conversa; Sobre o jogo: definição e correntes; Sobre os brinquedos e brincadeiras; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; O valor do jogo e do brinquedo no desenvolvimento.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
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