DFP_
Localização:Brasília - Distrito Federal
Duração:540 Horas
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UCB visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados pela UCB podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais, na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, no nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.
Criado em 1994, o Programa formou, até dezembro de 2009, 334 mestres em Educação. O Doutorado iniciou sua primeira turma no ano de 2009. Portanto, não houve tempo para formar doutores.
O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da UCB tem demonstrado nos últimos anos uma tendência contínua e cada vez mais consolidada de excelência acadêmica com inserção social. Importantes evidências podem ser inferidas da participação dos professores em associações, comitês, conselhos e consultorias variadas; das diversas parcerias inter e intra-institucionais; das atividades do Observatório de Violências nas Escolas (Parceria UCB-Mestrado em Educação-UNESCO); da Cátedra UCB/UNESCO ‘Educação, Juventude, Sociedade’, da abrangência geográfica do Programa e da própria situação dos egressos. Além disso, deve-se enfatizar a veiculação de notícias na mídia de massa sobre as pesquisas que realizamos.
a) Participação em associações, comitês, conselhos e consultorias: Professores têm participado de diferentes tipos de conselhos, que vão desde o Conselho Estadual de Educação, Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Associação Nacional das Mantenedoras de Escolas e Universidades Católicas do Brasil, Fundação Universa, Conselho Consultivo de Projetos Financeiros; Comitê Executivo da Rede Internacional de Instituições de Ensino Superior Maristas e dois conselhos culturais. Professores nossos participam também de conselhos editoriais de seis periódicos, sendo que três internacionais, além de terem sido pareceristas ad hoc de 18 entidades (eventos e periódicos), incluindo a CAPES e o CNPq. Há ainda sindicatos da área educacional que possuem professores do Programa como membros da direção e instituições nacionais e internacionais (incluindo a UNESCO), das quais alguns de nossos professores participam como consultores.
b) Parcerias intra e interinstitucionais, nacionais e internacionais: O Programa em Educação tem estabelecido diversas parcerias tanto no âmbito da UCB, desenvolvendo projetos de pesquisa e eventos que contam tanto com a colaboração de professores de outros cursos, quanto com a colaboração de professores de outras instituições. No que diz respeito às parcerias intra-institucionais, desenvolvemos em 2009 projetos de pesquisa em parceria com o Mestrado em Psicologia e com o Mestrado em Gerontologia. Com este programa, iniciamos em 2007, a partir dos trabalhos conjuntos de 2006, uma parceria de pesquisa que culminou na criação do Grupo Lattes “Longevidade e Educação”, na interface com as políticas públicas e a dinâmica curricular. Ainda no contexto das parcerias intra-institucionais, em 2008, por conta das atividades de docência, pesquisa e extensão, da Cátedra UNESCO e do Observatório de Violências nas Escolas - Brasil, houve uma gama de atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação vinculadas à Graduação, incluindo docência de disciplinas nos cursos de graduação tanto de Pedagogia como de Psicologia, além da participação de alunos da Graduação em nossos projetos de pesquisa e em eventos de disseminação do conhecimento científico, entre outras atividades. Todas estas parcerias continuam em 2009.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Programa se estrutura em duas ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: “Política e Administração
Educacional” e “Ensino-Aprendizagem”. Às duas articulam-se três LINHAS DE PESQUISA:
Política, Gestão e Economia da Educação; Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem; e
Educação, Juventude, Sociedade.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ‘Política e Administração Educacional’
Nesta área predomina a visão macroscópica da educação e da sociedade, enfatizando-se a
investigação dos aspectos políticos, econômicos e sociológicos da educação, em uma
perspectiva sócio-historicamente contextualizada.
LINHAS DE PESQUISA vinculadas:
‘Política, Gestão e Economia da Educação’ - Investiga a formulação, implementação e avaliação
de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e
modalidades. É dedicada especial atenção aos aspectos ligados ao financiamento dos
programas e ao impacto desses, no contexto da escola.
Educação, Juventude, Sociedade – Esta linha de pesquisa, vinculada à Cátedra homônima
UCB/UNESCO tem se dedicado a investigar temas voltados à articulação dos três tópicos
presentes no título da linha. No entanto, no conjunto dos projetos de pesquisa investigados
aqui, predomina um interesse pela relação entre escolas, violências e risco psicossocial. A
Cátedra ‘Educação, Juventude, Sociedade’ coordena também os trabalhos de outra parceria
UCB/UNESCO vinculada ao Mestrado em Educação: O observatório de Violências nas Escolas. A
linha de pesquisa ‘Educação, Juventude, Sociedade trabalha na interface das duas áreas de
concentração. Assim, se articula tanto com a área ‘Política, Gestão e Economia da Educação’,
quanto com a área ‘Ensino-Aprendizagem’.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ‘Ensino-Aprendizagem’.
Aqui predomina a visão microscópica, voltada para a instituição escolar e a sala de aula, sem
perder de vista suas conexões com o contexto social. Envolve uma análise crítica das
dimensões fundamentais da educação, do currículo e do processo de ensino-aprendizagem.
LINHAS DE PESQUISA vinculadas: Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem - Investiga diferentes dimensões do currículo, a
psicogênese do conhecimento, o ensino para a criatividade e para a expertise, a avaliação e as
tecnologias adotadas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Busca identificar questões
relacionadas com o sucesso escolar, bem como disfunções das práticas pedagógicas
desenvolvidas em sala de aula.
Educação, Juventude, Sociedade – Esta linha de pesquisa está vinculada às duas áreas. Veja
acima a descrição
Criado em 1994, o Programa formou, até dezembro de 2009, 334 mestres em Educação. O Doutorado iniciou sua primeira turma no ano de 2009. Portanto, não houve tempo para formar doutores.
O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da UCB tem demonstrado nos últimos anos uma tendência contínua e cada vez mais consolidada de excelência acadêmica com inserção social. Importantes evidências podem ser inferidas da participação dos professores em associações, comitês, conselhos e consultorias variadas; das diversas parcerias inter e intra-institucionais; das atividades do Observatório de Violências nas Escolas (Parceria UCB-Mestrado em Educação-UNESCO); da Cátedra UCB/UNESCO ‘Educação, Juventude, Sociedade’, da abrangência geográfica do Programa e da própria situação dos egressos. Além disso, deve-se enfatizar a veiculação de notícias na mídia de massa sobre as pesquisas que realizamos.
a) Participação em associações, comitês, conselhos e consultorias: Professores têm participado de diferentes tipos de conselhos, que vão desde o Conselho Estadual de Educação, Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Associação Nacional das Mantenedoras de Escolas e Universidades Católicas do Brasil, Fundação Universa, Conselho Consultivo de Projetos Financeiros; Comitê Executivo da Rede Internacional de Instituições de Ensino Superior Maristas e dois conselhos culturais. Professores nossos participam também de conselhos editoriais de seis periódicos, sendo que três internacionais, além de terem sido pareceristas ad hoc de 18 entidades (eventos e periódicos), incluindo a CAPES e o CNPq. Há ainda sindicatos da área educacional que possuem professores do Programa como membros da direção e instituições nacionais e internacionais (incluindo a UNESCO), das quais alguns de nossos professores participam como consultores.
b) Parcerias intra e interinstitucionais, nacionais e internacionais: O Programa em Educação tem estabelecido diversas parcerias tanto no âmbito da UCB, desenvolvendo projetos de pesquisa e eventos que contam tanto com a colaboração de professores de outros cursos, quanto com a colaboração de professores de outras instituições. No que diz respeito às parcerias intra-institucionais, desenvolvemos em 2009 projetos de pesquisa em parceria com o Mestrado em Psicologia e com o Mestrado em Gerontologia. Com este programa, iniciamos em 2007, a partir dos trabalhos conjuntos de 2006, uma parceria de pesquisa que culminou na criação do Grupo Lattes “Longevidade e Educação”, na interface com as políticas públicas e a dinâmica curricular. Ainda no contexto das parcerias intra-institucionais, em 2008, por conta das atividades de docência, pesquisa e extensão, da Cátedra UNESCO e do Observatório de Violências nas Escolas - Brasil, houve uma gama de atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação vinculadas à Graduação, incluindo docência de disciplinas nos cursos de graduação tanto de Pedagogia como de Psicologia, além da participação de alunos da Graduação em nossos projetos de pesquisa e em eventos de disseminação do conhecimento científico, entre outras atividades. Todas estas parcerias continuam em 2009.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Programa se estrutura em duas ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: “Política e Administração
Educacional” e “Ensino-Aprendizagem”. Às duas articulam-se três LINHAS DE PESQUISA:
Política, Gestão e Economia da Educação; Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem; e
Educação, Juventude, Sociedade.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ‘Política e Administração Educacional’
Nesta área predomina a visão macroscópica da educação e da sociedade, enfatizando-se a
investigação dos aspectos políticos, econômicos e sociológicos da educação, em uma
perspectiva sócio-historicamente contextualizada.
LINHAS DE PESQUISA vinculadas:
‘Política, Gestão e Economia da Educação’ - Investiga a formulação, implementação e avaliação
de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e
modalidades. É dedicada especial atenção aos aspectos ligados ao financiamento dos
programas e ao impacto desses, no contexto da escola.
Educação, Juventude, Sociedade – Esta linha de pesquisa, vinculada à Cátedra homônima
UCB/UNESCO tem se dedicado a investigar temas voltados à articulação dos três tópicos
presentes no título da linha. No entanto, no conjunto dos projetos de pesquisa investigados
aqui, predomina um interesse pela relação entre escolas, violências e risco psicossocial. A
Cátedra ‘Educação, Juventude, Sociedade’ coordena também os trabalhos de outra parceria
UCB/UNESCO vinculada ao Mestrado em Educação: O observatório de Violências nas Escolas. A
linha de pesquisa ‘Educação, Juventude, Sociedade trabalha na interface das duas áreas de
concentração. Assim, se articula tanto com a área ‘Política, Gestão e Economia da Educação’,
quanto com a área ‘Ensino-Aprendizagem’.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ‘Ensino-Aprendizagem’.
Aqui predomina a visão microscópica, voltada para a instituição escolar e a sala de aula, sem
perder de vista suas conexões com o contexto social. Envolve uma análise crítica das
dimensões fundamentais da educação, do currículo e do processo de ensino-aprendizagem.
LINHAS DE PESQUISA vinculadas: Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem - Investiga diferentes dimensões do currículo, a
psicogênese do conhecimento, o ensino para a criatividade e para a expertise, a avaliação e as
tecnologias adotadas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Busca identificar questões
relacionadas com o sucesso escolar, bem como disfunções das práticas pedagógicas
desenvolvidas em sala de aula.
Educação, Juventude, Sociedade – Esta linha de pesquisa está vinculada às duas áreas. Veja
acima a descrição
Educação brasileira
Metodologia da pesquisa
Processo educacional e dinâmica curricular
Dissertação I
Dissertação II
Dissertação III
Optativas
Estágio em docência
Seminário de pesquisa I
Currículos: concepções e fundamentos
Seminário de dissertação
Avaliação em educação
Metodologia do ensino superior
Educação e sociedade
Pesquisa em educação
Aprendizagem no dominio afetivo
História da educação no Brasil
Políticas públicas de educação
Gestão educacional: novas concepções e práticas
Economia e gestão da educação
Avaliação educacional aplicada ao proc. Ensino-aprendizagem
Criatividade e suas implicações educacionais
Estatística na educação
Metodologia da educação superior: centrada no aluno
Política e gestão da educação: fundamentos
Avaliação da educação
ensino-aprendizagem: questões contemporâneas
Superdotados: educação e ajustamento
Metodologia da educação superior: centrada no professor
Metodologia da educação superior: centrada no grupo
Filosofia da educação
Sociologia da educação
Gestão de instituições de ensino
Tópicos especiais em educação
Projeto de dissertação
Política e gestão da educação: ações
Avaliação da educação: ensino-aprendizagem
Avaliação da educação: programas e projetos
Psicogênese: lógica e aprendizagem
Política e gestão da educação: sistemas e escolas
Altas habilidades e talentos: desenvolvimento e educação
Desafios e recursos sociais na aprendizagem
Psicogênese: escola ativa
Filosofia e ética da educação
Autonomia na aprendizagem: desen. Moral, cognitivo, afetivo
Política e gestão da educação: ações - tópicos especiais
Psicogênese: cognição, afetividade e letramento
violência nas escolas
psicogênese: aprend. Por reconst. E ressig. De experiências
Desenvolvimento humano e educação
Juventude, educação e sociedade
Complexidade, aprendizagem e conhecimento
D.h.e.: a infância, a inst.escolar, e os imp. Da educação
C.,a. E c.:n.f. Ontológicos, epistemoló. E met. Da educação
Indiv., ed.e soc.:risco e prot.na perspectiva interacionista
Política e gestão da educação: questões contemporâneas
Estatística inferencial
Complexidade, transdisciplinaridade e educação
Educação e risco psicossocial: violência e cotidiano escolar
Pedagogia e educação social
Metodologia da pesquisa
Processo educacional e dinâmica curricular
Dissertação I
Dissertação II
Dissertação III
Optativas
Estágio em docência
Seminário de pesquisa I
Currículos: concepções e fundamentos
Seminário de dissertação
Avaliação em educação
Metodologia do ensino superior
Educação e sociedade
Pesquisa em educação
Aprendizagem no dominio afetivo
História da educação no Brasil
Políticas públicas de educação
Gestão educacional: novas concepções e práticas
Economia e gestão da educação
Avaliação educacional aplicada ao proc. Ensino-aprendizagem
Criatividade e suas implicações educacionais
Estatística na educação
Metodologia da educação superior: centrada no aluno
Política e gestão da educação: fundamentos
Avaliação da educação
ensino-aprendizagem: questões contemporâneas
Superdotados: educação e ajustamento
Metodologia da educação superior: centrada no professor
Metodologia da educação superior: centrada no grupo
Filosofia da educação
Sociologia da educação
Gestão de instituições de ensino
Tópicos especiais em educação
Projeto de dissertação
Política e gestão da educação: ações
Avaliação da educação: ensino-aprendizagem
Avaliação da educação: programas e projetos
Psicogênese: lógica e aprendizagem
Política e gestão da educação: sistemas e escolas
Altas habilidades e talentos: desenvolvimento e educação
Desafios e recursos sociais na aprendizagem
Psicogênese: escola ativa
Filosofia e ética da educação
Autonomia na aprendizagem: desen. Moral, cognitivo, afetivo
Política e gestão da educação: ações - tópicos especiais
Psicogênese: cognição, afetividade e letramento
violência nas escolas
psicogênese: aprend. Por reconst. E ressig. De experiências
Desenvolvimento humano e educação
Juventude, educação e sociedade
Complexidade, aprendizagem e conhecimento
D.h.e.: a infância, a inst.escolar, e os imp. Da educação
C.,a. E c.:n.f. Ontológicos, epistemoló. E met. Da educação
Indiv., ed.e soc.:risco e prot.na perspectiva interacionista
Política e gestão da educação: questões contemporâneas
Estatística inferencial
Complexidade, transdisciplinaridade e educação
Educação e risco psicossocial: violência e cotidiano escolar
Pedagogia e educação social
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