DFP_
Localização:Londrina - Paraná
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Público-alvo
Portadores de Diploma de Curso Superior reconhecido nas diversas áreas de conhecimentos e alunos matriculados no último semestre dos cursos, interessados no Ensino da Educação Especial.
Conteúdo Programático
FUNDAMENTOS E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Políticas Educacionais para a Diversidade: fundamentos e legislação – Lei nº 10.639 / Políticas da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão / Família e escola / Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA / Gestão Ambiental - Lei nº 9795/99 / Andragogia: estudo teórico e prático para a inclusão / Análise da Deficiência como Processo Social Construtivo
METODOLOGIA DA PESQUISA
Ciência, Pesquisa e Educação
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS
Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: deficiência física neuromotora - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: deficiência intelectual - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: deficiência visual - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: área da surdez - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: área surdo-cegueira - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem - síndrome de down / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: área das altas habilidade/superdotação - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem - transtornos funcionais específicos: dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e TDHA da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: transtornos globais do desenvolvimento - atendimento pedagógico da infância a fase adulta.
PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Intervenção Pedagógica para o Desenvolvimento de Habilidades Básicas no Processo de Inclusão / Avaliação no contexto escolar / Sala de recursos: suporte para inclusão
FUNDAMENTOS E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Políticas Educacionais para a Diversidade: fundamentos e legislação – Lei nº 10.639 / Políticas da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão / Família e escola / Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA / Gestão Ambiental - Lei nº 9795/99 / Andragogia: estudo teórico e prático para a inclusão / Análise da Deficiência como Processo Social Construtivo
METODOLOGIA DA PESQUISA
Ciência, Pesquisa e Educação
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS
Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: deficiência física neuromotora - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: deficiência intelectual - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: deficiência visual - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: área da surdez - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: área surdo-cegueira - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem - síndrome de down / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: área das altas habilidade/superdotação - atendimento pedagógico da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem - transtornos funcionais específicos: dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e TDHA da infância a fase adulta / Caracterização desenvolvimento e aprendizagem: transtornos globais do desenvolvimento - atendimento pedagógico da infância a fase adulta.
PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Intervenção Pedagógica para o Desenvolvimento de Habilidades Básicas no Processo de Inclusão / Avaliação no contexto escolar / Sala de recursos: suporte para inclusão
Documentos para Matrícula
Fotocópia autenticada do diploma;
Fotocópia autenticada do certificado ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido (APENAS quando não estiver de posse do diploma);
Declaração de ser aluno regularmente matriculado no último semestre de curso superior, com previsão da data de conclusão do curso e colação de grau (APENAS para alunos no último semestre);
Cópia do histórico escolar de graduação (APENAS quando da apresentação do certificado ou declaração de matrícula ou conclusão de curso);
Fotocópia do RG e CPF;
01 (uma) foto 3x4;
Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; e
Comprovante de residência com endereço atualizado.
* a expedição do certificado de pós-graduação fica, impreterivelmente, condicionada a entrega do diploma.
Fotocópia autenticada do diploma;
Fotocópia autenticada do certificado ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido (APENAS quando não estiver de posse do diploma);
Declaração de ser aluno regularmente matriculado no último semestre de curso superior, com previsão da data de conclusão do curso e colação de grau (APENAS para alunos no último semestre);
Cópia do histórico escolar de graduação (APENAS quando da apresentação do certificado ou declaração de matrícula ou conclusão de curso);
Fotocópia do RG e CPF;
01 (uma) foto 3x4;
Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; e
Comprovante de residência com endereço atualizado.
* a expedição do certificado de pós-graduação fica, impreterivelmente, condicionada a entrega do diploma.
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