DFP_
Localização:Cabo Frio - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos do Curso:
*Formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio;
*Preparar adequadamente o futuro profissional para a carreira do ensino da Matemática e para um processo contínuo de educação permanente;
*Dar uma sólida formação de conteúdos matemáticos;
*Dar uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor;
*Propiciar uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática;
*Propiciar, também, uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério;
O que faz o Profissional?
Perfil esperado do profissional licenciado em Matemática
*Ele seja um organizador: conheça as condições socioculturais, expectativas e competência cognitiva dos alunos, escolha problemas que possibilitem a construção de conceitos e procedimentos tendo em vista os objetivos que se propõe atingir;
*Ele seja um facilitador: faça explanações, ofereça materiais, textos e informações que o aluno não obteria por si só;
*Ele seja um mediador: seja responsável por arrolar os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promova o debate sobre resultados e métodos, oriente as reformulações e valorize as soluções mais adequadas, elaborando uma síntese, em função das expectativas de aprendizagem previamente estabelecidas em seu planejamento;
*Ele seja um incentivador: estimule a cooperação entre os alunos, e utilize o confronto entre o que um aluno pensa e o que pensam os seus colegas ou seu professor para a formulação de argumentos (dizendo, descrevendo, expressando, escrevendo) e validação (questionando, verificando, convencendo) desses argumentos;
*Ele seja um avaliador: procure identificar e interpretar, mediante observação, diálogo e instrumentos apropriados, sinais e indícios das competências desenvolvidas pelo aluno, procure levar os alunos a ter consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para que possam reorganizar suas atitudes diante do processo de aprendizagem;
*Formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio;
*Preparar adequadamente o futuro profissional para a carreira do ensino da Matemática e para um processo contínuo de educação permanente;
*Dar uma sólida formação de conteúdos matemáticos;
*Dar uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor;
*Propiciar uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática;
*Propiciar, também, uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério;
O que faz o Profissional?
Perfil esperado do profissional licenciado em Matemática
*Ele seja um organizador: conheça as condições socioculturais, expectativas e competência cognitiva dos alunos, escolha problemas que possibilitem a construção de conceitos e procedimentos tendo em vista os objetivos que se propõe atingir;
*Ele seja um facilitador: faça explanações, ofereça materiais, textos e informações que o aluno não obteria por si só;
*Ele seja um mediador: seja responsável por arrolar os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promova o debate sobre resultados e métodos, oriente as reformulações e valorize as soluções mais adequadas, elaborando uma síntese, em função das expectativas de aprendizagem previamente estabelecidas em seu planejamento;
*Ele seja um incentivador: estimule a cooperação entre os alunos, e utilize o confronto entre o que um aluno pensa e o que pensam os seus colegas ou seu professor para a formulação de argumentos (dizendo, descrevendo, expressando, escrevendo) e validação (questionando, verificando, convencendo) desses argumentos;
*Ele seja um avaliador: procure identificar e interpretar, mediante observação, diálogo e instrumentos apropriados, sinais e indícios das competências desenvolvidas pelo aluno, procure levar os alunos a ter consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para que possam reorganizar suas atitudes diante do processo de aprendizagem;
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