DFP_
Localização:Aracati - Ceará
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Possibilitar uma reflexão sobre a formação do professor de história e sua atuação profissional, sobretudo na educação básica, considerando a articulação entre a fundamentação teórica proporcionada pelas disciplinas e os aspectos práticos presentes nas vivências profissionais dos alunos e na aproximação com instituições de ensino.
Discutir elementos históricos do ensino de história no Brasil, considerando-os no quadro referencial das teorias do currículo;
Analisar as propostas norteadoras do ensino de história (PCNs), tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, identificando limites e possibilidades presentes nestes documentos;
Promover momentos de reflexão em torno do desenvolvimento curricular do ensino de história na educação básica, a partir de elementos como: formação continuada de professores, materiais didáticos e recursos pedagógicos, avaliação, planejamento, projeto político-pedagógico.
Possibilitar uma reflexão sobre a formação do professor de história e sua atuação profissional, sobretudo na educação básica, considerando a articulação entre a fundamentação teórica proporcionada pelas disciplinas e os aspectos práticos presentes nas vivências profissionais dos alunos e na aproximação com instituições de ensino.
Discutir elementos históricos do ensino de história no Brasil, considerando-os no quadro referencial das teorias do currículo;
Analisar as propostas norteadoras do ensino de história (PCNs), tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, identificando limites e possibilidades presentes nestes documentos;
Promover momentos de reflexão em torno do desenvolvimento curricular do ensino de história na educação básica, a partir de elementos como: formação continuada de professores, materiais didáticos e recursos pedagógicos, avaliação, planejamento, projeto político-pedagógico.
Teorias do currículo e abordagens do ensino de história
Historiografia brasileira
Metodologia da Pesquisa científica
Imprensa e literatura na produção da realidade
Patrimônio cultural e memória
Ensino de história, multiculturalidade, cidadania e identidade
Avaliação e produção de materiais pedagógicos no ensino de história
Parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história
Didática do Ensino Superior e Práticas do Magistério
Tópicos especiais no ensino de história
Orientação de Trabalho de Conclusão – TCC
Historiografia brasileira
Metodologia da Pesquisa científica
Imprensa e literatura na produção da realidade
Patrimônio cultural e memória
Ensino de história, multiculturalidade, cidadania e identidade
Avaliação e produção de materiais pedagógicos no ensino de história
Parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história
Didática do Ensino Superior e Práticas do Magistério
Tópicos especiais no ensino de história
Orientação de Trabalho de Conclusão – TCC
Portadores de diploma de licenciatura em História.
DFP_