Graduação em Administração (Salvador, Bahia)

Universidade Salvador

Localização:Salvador - Bahia

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A área de Administração é uma das mais versáteis. Pode-se atuar nas áreas financeira, mercadológica (marketing), de produção e materiais, de recursos humanos e de logística. Por isso, uma graduação em Administração deve desenvolver no estudante as habilidades necessárias para seu êxito profissional em um mercado cada vez mais competitivo. Entre estas habilidades, se destacam a proatividade, a liderança, a capacidade empreendedora e a capacidade de gerar condições para a própria empregabilidade, além do bom relacionamento interpessoal e o raciocínio lógico.

O Curso de Administração da UNIFACS

O Curso de Administração, primeiro da UNIFACS, é notadamente reconhecido por sua qualidade, tradição e seriedade. Por isso, nota-se uma preferência das empresas por contratar profissionais que fizeram o curso na Universidade Salvador. Além disso, a atual organização curricular inovadora e voltada para a realidade do mercado permite criar uma identidade que o diferencia de outros cursos oferecidos no Estado da Bahia, ao mesmo tempo em que promove a integração entre teoria e prática e estimula o empreendedorismo.

Ao longo do curso, o futuro administrador é capacitado para planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de qualquer tipo de instituição. Com o objetivo de formar o profissional para gerir empreendimentos de diversos portes e segmentos da economia – serviços, comércio e indústria –, desde o início são estudadas disciplinas profissionalizantes das áreas de finanças, marketing, produção e recursos humanos, com foco nas especificidades de cada segmento.

Além das disciplinas, o conhecimento é promovido também fora da sala de aula. O Curso participa do Circuito UNIFACS, ciclo de eventos da Universidade que promove diversas atividades de extensão. Vale destacar também a Empresa Júnior do Curso, a Primus, que atua há 19 anos na área de consultoria empresarial e conta com supervisão de professor. Nela, os estudantes têm seu primeiro contato com negócios, vivenciam situações organizacionais reais, voltam-se para a responsabilidade social e prestam serviços de qualidade ao mercado. Por tudo isso, normalmente, os alunos que participam da Primus são mais requisitados pelo mercado.

Como o curso é pensado de forma a possibilitar ao estudante a prática profissional a partir do primeiro semestre, ele conta com o apoio do Núcleo de Práticas Profissionais, que é responsável pelo relacionamento com empresas, divulgação de vagas de estágio, indicação de estudantes para preenchimento das vagas e acompanhamento do desempenho dos mesmos. Conta também com os serviços do Núcleo Trajetórias, formado por psicólogos da instituição, que acompanha a evolução acadêmica e profissional dos estudantes, promovendo eventos para reflexão sobre carreira e prestando atendimento para estudantes com dificuldades, entre outras ações.

A UNIFACS ainda possui o Mestrado em Administração, recomendado pela Capes, além de 10 especializações e MBAs ligados à área. Os MBAs voltados para a gestão empresarial, desde 2002, estão entre os melhores do Brasil, de acordo com o ranking da Revista Você S/A.


Mercado e Profissão
O campo de atuação do administrador é bastante vasto, incluindo bancos e outros prestadores de serviços, empresas varejistas e industriais, além de órgãos públicos, ONGs e fundações. O alto nível de competitividade atual exige do profissional habilidades como resolução de problemas, criatividade, iniciativa, autonomia, autocontrole, capacidade de comunicação e de participação em equipes de trabalho.

O curso de Administração da UNIFACS tem grande demanda em diferentes tipos de empresas, em especial bancos e indústrias, demandando estagiários e trainees. Além disso, em pesquisa realizada com os diplomados em 2008, cerca de 80% deles estão colocados no mercado de trabalho, atuando como administradores.


Plano de estudos

Matriz Curricular

1º semestre

Gestão das Organizações

Gestão de Pessoal

Gestão em Serviços

Introdução a Finanças

Comunicação

Atividades Complementares

2º semestre

Comunicação Organizacional

Finanças de Curto Prazo

Contabilidade Gerencial

Marketing de Serviços

Introdução ao Trabalho Científico

Atividades Complementares

Estágio Supervisionado I

3º semestre

Direito Empresarial

Estatística

Gestão de Suprimentos

Gestão e Processos Organizacionais

Sociedade, Direito e Cidadania

Conjuntura Econômica

Atividades Complementares

4º semestre

Logística

Gestão com Pessoas I

Gestão de Atacado e Varejo

Marketing de Atacado e Varejo

Psicologia e Comportamento

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Estágio Supervisionado II

5º semestre

Administração da Produção I

Estudos Micro e Macroeconômicos

Gestão com Pessoas II

Gestão Industrial

Marketing Industrial

Filosofia

Atividades Complementares

6º semestre

Direito Tributário e Trabalhista

Administração da Produção II

Finanças de Longo Prazo

Gestão da Inovação

Logística

Empreendedorismo

Estágio Supervisionado III

7º semestre

Desenvolvimento de Negócios I

Estado e Políticas Públicas

Mercados Financeiros

Planejamento Estratégico

Arte e Cultura

Atividades Complementares

8º semestre

Análise Organizacional

Desenvolvimento de Negócios II

Negociação Empresarial

Sistemas de Informação Gerencial

Optativa (Saúde e Qualidade de Vida ou Libras)

Atividades Complementares

Oferta Educativa semelhante