Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Vila Velha, Espírito Santo)

Centro Universitário Vila Velha

Localização:Vila Velha - Espírito Santo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Missão
Formar profissional capacitado a atender às diferentes manifestações da cultura corporal do movimento e à diversidade de interesses identificados com a área da atividade física, do desporto e do lazer.
Mercado de trabalho
A legislação atual regulamenta a formação de dois tipos de profissionais de Educação Física. Na UVV você se habilita nestes dois tipos, ao mesmo tempo, em apenas 4 anos.
1º - Profissional de Educação Física – precisa do curso de bacharelado em Educação Física, em nível de graduação plena, conforme determina a Resolução CNE/CES nº 07/2004. Apto a planejar, ensinar, orientar, coordenar e avaliar a prática de atividades físicas, esportivas e recreativas nas perspectivas da promoção, proteção e reabilitação da saúde, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados a esta atividade profissional. Atua no campo de trabalho não escolar como clubes, academias, áreas de lazer, etc.
2º - Professor de Educação Física – precisa do curso de licenciatura em Educação Física, em nível de graduação plena, conforme Resolução CNE/CP nº 01/02 de 02/2002. É formado para planejar, ensinar, coordenar e avaliar a aprendizagem de atividades físicas, esportivas em escolas da rede pública e privada, da educação infantil ao ensino médio, contribuindo para a formação profissional cultural e para a autonomia dos alunos em relação à prática e aos benefícios e limitações das atividades físico-esportivas. O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física estará legalmente habilitado par atuar no campo de trabalho escolar (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de adultos).
Potencial do Mercado de Trabalho e Oportunidades:
1 - Escolas públicas e particulares de toda a rede de ensino básico.
2 – Escolas com iniciação esportiva e atividades físicas fora da grade curricular, bem como secretarias de esporte e lazer das redes Municipal e Estadual.
2 - Academias, clubes, associações esportivas e recreativas, centro de reabilitação física e de educação para portadores de necessidades especiais.
3 - Órgãos públicos e de iniciativa privada nos setores de administração, organização esportiva, recreativa e de lazer.
4 - Esportes marítimos e atividades físico-esportivos de praia.
5 - Prestação de serviço em condomínios, empresas e hospitais.
6 - Consultorias, projetos e eventos.
7 - Esportes de aventura e ligados a natureza.
Objetivos
Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

Formar profissional com sólida formação geral e específica, capaz de intervir acadêmica e profissionalmente na realidade social, utilizando recursos das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativa e saudável.

Formar profissionais críticos, educadores, que percebam a articulação dos conhecimentos com as dimensões política, sociocultural e socioeconômica.

Fomentar a produção científica na Educação Física enfatizando a integração da teoria com a prática, bem como entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e a incorporação da atividade física como elemento de promoção da qualidade de vida e da emancipação social.

Integrar as várias disciplinas do curso tratando o conhecimento de forma indissociável visando superar a intervenção fragmentada e parcial do profissional.

Perfil profissional
O perfil do egresso foi traçado no Projeto Pedagógico de Curso de forma a caracterizar as diversas habilidades e competências, que assegurem o pleno exercício de sua profissão aos futuros profissionais. O perfil traçado deriva dos objetivos fixados para o curso e se concretiza nas disciplinas, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e na metodologia de trabalho dos docentes. Assim, deseja-se que o futuro profissional tenha condições de:
Intervir acadêmica e profissionalmente, de forma ética e adequada, em seus ambientes profissionais, promovendo o desenvolvimento da qualidade de vida do ser humano por meio das manifestações da cultura do movimento humano;
Identificar e respeitar as diversidades culturais no processo ensino-aprendizagem e estabelecer um ambiente crítico e reflexivo na sua práxis profissional;
Dominar instrumental científico, metodológico e recursos técnicos que permitam atuar com competência junto aos diversos grupos sociais na área da educação física, do esporte e do lazer;
Ser capaz de realizar diagnóstico das necessidades e expectativas assim como de propor, com autonomia, linhas de ação adequadas para os diversos grupos sociais, conhecendo e respeitando suas diferenças físicas, sociais, culturais e econômicas.

Plano de estudos

Anatomia
Bases Filosóficas das Atividades Corporais
Bases Sociológicas das Atividades Corporais
Futebol
Introdução a Educação Física
Metodologia Científica
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Atletismo
Biomecânica
História da Educação Física
Metodologia da Dança e Expressão Corporal
Recreação
Bases Fisiológicas das Atividades Corporais
Educação Física, Diversidade e Inclusão
Educação Física, Infância e Adolescência
Medidas e Avaliação
Metodologia da Cultura Popular
Metodologia das Lutas
Pensamento Pedagógico Da Educação Física
Avaliação Educacional
Basquetebol
Fisiologia do Exercício
Metodologia dos Esportes Coletivos I
Nutrição Aplicada às Atividades Corporais
Teoria e Prática do Lazer I
Didática da Educação Física, Esporte e Lazer
Handebol
Metodologia dos Esportes Coletivos II
Musculação
Teoria e Prática do Lazer II
Bases do Condicionamento Físico
Estágio Profissional I em Educação Física
Ginástica de Academia
Metodologia dos Esportes Individuais
Voleibol
Bases do Treinamento Esportivo
Educação Física para Grupos Especiais
Estágio Profissional II em Educação Física
Ginástica Artística
Natação
Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física I
Atividades Complementares em Educação Física
Estágio Profissional III em Educação Física
Ginástica Rítmica
Legislação e Ética nas Atividades Corporais
Psicologia Aplicada à Educação Física, Esporte e Lazer
Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física II

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