Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Contagem, Minas Gerais)

Institutos Superiores de Ensino do Censa

Diploma oferecido:Licenciatura em Pedagogia

Localização:Contagem - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O novo pedagogo tem campo aberto num mercado diversificado, exigente competitivo. Esse novo cenário de atuação profissional ultrapassa o muro das escolas oferecendo serviço em locais, até então, restritos a outros profissionais. Para atender a essa demanda o Curso de Pedagogia do ISECENSA se estruturou solidamente conforme as novas diretrizes do MEC, oferecendo uma formação multimídia, superespecializada, mas aberta e antenada com as novas tendências mercadológicas. Seus alunos se inserem nos novos espaços exigidos pela sociedade, desde os períodos iniciais do curso, como estagiários em hospitais, empresas, ONGs, escolas clubes de serviço, assumidos como espaços de formação e treinamento de responsabilidade social. Colocam-se nossos novos espaços com uma visão redefinida da atuação pedagógica, quebrando velhos preconceitos de que educação só se faz na escola. No ISECENSA a pedagogia hospitalar vem se expandindo com a presença das (dos) estagiárias (os) nas enfermarias e nos leitos, mostrando, na prática, que não é só o corpo que deve ser tratado, mas o ser integral, em suas necessidades físicas, psíquicas e sociais. Brincar, pensar, criar, trocar complementa o programa neuropsicomotor de crianças hospitalizadas, através da ação de uma equipe multidisciplinar que atenda os aspectos afetivos, cognitivos e sociais. A Pedagogia empresarial, adotada como disciplina curricular e como pratica de estágio e pesquisa faz a formação dos pedagogos em RH, treinamento de pessoal , planejamento e execução de cursos de liderança e capacitação profissional, planejamento empresarial, metodologia processual, visão sistêmica da organização e gestão empresarial, relacionamento interpessoal, novas tecnologias em gestão, estágio em áreas administrativas. Dimensões da atuação do pedagogo 1. Quanto à docência: a. Educação Infantil (creches e pré-escolas); b. Ensino Fundamental: séries iniciais c. Ensino Médio: disciplinas pedagógicas dos Cursos Normais; Educação Profissional; disciplinas do ensino regular: Filosofia, Sociologia, Psicologia (Parecer CEE/RJ 033/2006). 2. Quanto à Gestão Educacional Todas funções que integram as diversas ações e procedimentos do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação. 3. Área de Serviços e apoio Escolar Compreendendo funções de orientação/supervisão pedagógica, orientação educacional, acompanhamento de atividades pedagógicas fora da sala de aula, projetos de estudo e de reforço escolar, relações da escola com a comunidade, dentre outros. 4. Produção, Desenvolvimento e Difusão de Conhecimento Pedagógico Compreende atuação em atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos do campo da educação, metodologias de ensino, produção de material pedagógico e didático, inclusive com o auxílio de novas ferramentas da informação e da comunicação. O Curso de Pedagogia do ISECENSA, conforme definem as Diretrizes Curriculares Nacionais específicas, destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Atualmente, com as novas diretrizes do MEC, o Curso de Pedagogia ampliou seu âmbito de atuação, inserindo-se em um mercado de trabalho mais amplo e diversificado: Educação Infantil, Educação Básica, Supervisão, Gestão Educacional, Orientação Educacional, Trabalho em ONGs, Pesquisa Educacional e todo setor em que se faça necessária a presença do educador: hospitalar, empresas, grupos, clubes, associações diversas, família, eventos, trabalho, igreja, TV, rádio, lazer, turismo, sindicato etc. A educação deixa de ser restrita ao processo ensino-aprendizagem em espaços escolares, esses diversos segmentos da sociedade. Abre-se assim um novo espaço para a educação não formal ou informal.

Plano de estudos

1º Período Psicologia do Desenvolvimento I Informática na Educação I Fundamentos da Educação Infantil e da Creche Português Pesquisa em Educação Fundamentos Didáticos do Processo Pedagógico I Formação Profissional I Práticas de Formação (Creches) Estágio I (creches) Atividades Complementares 2º Período Teorias da Aprendizagem Informática na Educação II Pressupostos Filosóficos I Gestão do Projeto Político-Pedagógico Fundamentos Biológicos da Educação Psicomotricidade e Aprendizagem Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita Formação Profissional II Práticas de Formação II (Pré-escolas) Estágio II (pré-escolas) Atividades Complementares 3º Período Literatura Infanto-Juvenil Pressupostos Filosóficos II Construção do Conhecimento Lingüístico Construção do Conhecimento Matemático Construção do Conhecimento em Ciências Sociais Construção do Conhecimento em Ciências Fís. e Nat. Formação Profissional III Práticas de Formação III (Séries Iniciais) Estágio III (Séries Iniciais) Atividades Complementares 4º Período Arte Educação O Homem e o Fenômeno Religioso Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Psicologia do Desenvolvimento II Sociologia da Educação Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem Psicanálise e Aprendizagem Formação Profissional IV Práticas de Formação IV (Educação Profissional e Disciplinas Pedagógicas) Estágio IV (Educação Profissional e Disciplinas Pedagógicas) Atividades Complementares 5º Período Instituição Escolar: Organização e Funcionamento Música e Prática Pedagógica LIBRAS Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional Coordenação e Supervisão Pedagógica História da Educação e História da Educação Brasileira Currículo e Política Educacional Formação Profissional V Práticas de Formação V (Coordenação/Supervisão) Estágio V (Coordenação/Supervisão) Atividades Complementares 6º Período Educação e Responsabilidade Social Ética Cristã Multiculturalismo e Inclusão Social e Educacional Administração e Gestão Escolar Orientação Educacional Educação de Jovens e Adultos Educação Ambiental Formação Profissional VI Práticas de Formação VI (Administração Escolar e Orientação Educacional) Estágio VI (Administração Escolar e Orientação Educacional) Atividades Complementares 7º Período Códigos Midiológicos Neurociências e Aprendizagem Fundamentos Didáticos do Processo Pedagógico II Língua Portuguesa e Redação Educação Especial e Reeducaçaõ Cognitiva Pedagogia nas Instituições Não-Escolares Formação Profissional VII Práticas de Formação VII (Instituições Não-Escolares) Estágio VII (Instituições Não-Escolares) Atividades Complementares 8º Período Residência Pedagógica Supervisionada (Programa de Consolidação da Formação Iniciada) Orientação Monográfica Atividades Complementares

Requisitos

Como ingressar * Vestibular * Transferência * Reingresso

Oferta Educativa semelhante