Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Federal de Pelotas

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação a) Ensino A Faculdade é responsável por um curso de graduação de Pedagogia, com habilitação em séries iniciais e dois de pós-graduação, um em nível de especialização e outro em nível de mestrado E DOUTORADO em Educação. É também responsável pela parte de formação pedagógica de 29 cursos da Universidade e por disciplinas vinculadas a seis cursos de pós-graduação, tais como Introdução à Pesquisa, Metodologia Científica e Metodologia do Ensino Superior. Desde o ano de 1998 a FaE vem investindo de forma especial na área de graduação abrindo um programa especial de formação de professores em exercício nas séries iniciais, Pelotas, Canguçu, São Lourenço. Em 2001, este programa foi ampliado com a inclusão de mais duas turmas, uma em Arroio Grande e outra em Jaguarão. Com mais 170 alunos. b) Pesquisa e Extensão As atividades de pesquisa e de extensão da FaE foram executadas através de projetos financiados pelo CNPq e FAPERGS os quais resultaram em trabalhos publicados e participações em eventos científicos. Como toda a universidade, a FaE ressente-se de uma melhor infra-estrutura física e de força de trabalho consentânea com as ambições que nossos pesquisadores possuem em termos de novos projetos de pesquisa e de novas áreas de atuação. PERFIL DO PROFISSIONAL / EGRESSO Perfil não é apenas uma descrição de competências, mas uma compreensão da identidade profissional do professor que se constrói historicamente. Implica, fundamentalmente, uma concepção de profissionalização como oposição ao trabalho proletarizado, segundo a compreensão da ANFOPE, do CNTE e do PNE. Constitui um desafio a ser enfrentado, uma vez que implica uma política que contemple a formação básica inicial e continuada e as condições de trabalho (tempo integral, que viabilize o trabalho pedagógico, salário compatível e condições materiais e pedagógicas na escola); e alcance a compreensão da busca de uma competência científico-técnica e sóciopolítica, em que formação e exercício profissional, dialetizando-se, constroem um perfil de crescente qualificação profissional, compreendida na indissociável relação teóricoprática dos fundamentos, princípios e pressupostos epistemológicos, pedagógicos e ético-políticos implicados no trabalho do educador, histórica e socialmente contextualizado. Tal formação é um processo, com marco histórico inicial, porém sem previsão de "acabamento", já que se trata de um processo continuado. Desafio primeiro e básico deste processo está na identificação do licenciando com um projeto de sociedade, que determina também o tipo de envolvimento que terá na construção de sua identidade e desempenho profissional. Essa construção, que implica conhecimentos e valores éticos e sociais, é um processo que deverá desenvolver-se significativamente no decorrer do curso superior na Universidade, mas que, de fato, não se inicia nesse momento e nem nele se completa, estendendo-se para além dele e colocando-se, por isso, como responsabilidade da Agência Formadora (formação básica). A afirmação acima, de que perfil não é apenas uma descrição de competências, não exclui, pelo contrário, afirma competências e habilidades desejadas no egresso do curso. O perfil desejado do profissional licenciado em Pedagogia é o de um profissional com profundo conhecimento da dinâmica da sociedade e da educação, dos sistemas de ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, da dimensão afetiva individual e grupal. O que se deseja é a formação de um profissional profundamente comprometido com a dimensão pública da educação, capaz de enfrentar problemas referentes à prática educativa em suas diferentes modalidades; que use o conhecimento pedagógico para gerar e difundir novas tecnologias e inovar o trabalho educativo na escola e em outros espaços organizacionais e das comunidades educativas; que investigue e produza conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como sobre os meios apropriados de formação humana dos indivíduos.

Plano de estudos

1º Semestre Escola, cultura e sociedade I Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização I Abordagens complementares de graduação I 2º Semestre Escola, cultura e sociedade II Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização II Abordagens complementares de graduação II 3º Semestre Escola, cultura e sociedade III Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização III Abordagens complementares de graduação III: educação especial 4º Semestre Escola, cultura e sociedade IV Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização IV 5º Semestre Escola, cultura e sociedade V Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização V 6º Semestre Escola, cultura e sociedade VI Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização VI 7º Semestre Escola, cultura e sociedade VII Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização VII 8º Semestre Escola, cultura e sociedade VIII Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização VIII

Oferta Educativa semelhante