Graduação em Pedagogia (Lincenciatura) (Canoas, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Professor de Pedagogia (Pedagogo)

Localização:Canoas - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso forma o professor para atuar na docência e na gestão da escola de educação básica.
Objetivo
O curso forma profissionais com sólidas bases em conhecimentos teórico-científicos, sócio-políticos e filosóficos que, através de suas inserções crítico-reflexivas em instituições educacionais e outros espaços educativos, promovam o desenvolvimento e a valorização dos seres humanos, pela elaboração e construção nos processos de ENSINAR e de APRENDER. Busca participar na construção de uma sociedade democrática, justa e solidária, consoante com os princípios de humanização cristã, formando professores, capacitados à gestão de aprendizagens e do ensino, comprometidos com a cidadania e, acima de tudo, com as concepções da inclusão social.
Perfil do egresso
O curso tem como pressuposto central que o egresso saiba constantemente mobilizar-se na articulação de conhecimentos transformando-os em ação, enquanto vertentes teóricas e práticas, compreendendo a coerência entre o referencial de sua preparação e a constituição organizacional dos locais de atuação profissional.

Ao concluir sua formação espera-se que o egresso possa refletir sobre sua prática, a partir do conhecimento apropriado, ao longo do curso, no contexto educativo onde está inserido.
Mercado de Trabalho
Atendendo às normativas das Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos; nas matérias pedagógicas dos cursos de ensino médio, na modalidade normal; e nos cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na gestão em ambientes educativos.
Projeto Pedagógico

No curso de Pedagogia, a matriz curricular constitui-se no polo aglutinador em torno do qual se articulam os diferentes momentos formativos. Sua concepção emana das epistemologias que concebem o ensino como vertente emancipatória pela aprendizagem consciente, criativa, plena e crítica. A integralização das disciplinas organiza-se, sequencialmente, em conformidade com as orientações e reflexões advindas das concepções elaboradas pelo corpo docente, uma vez que se tornam imprescindíveis as percepções daqueles que estão responsáveis pelas progressões das aprendizagens no desenvolvimento da formação docente.

Os alunos do curso, no desenvolvimento da sua vida acadêmica, contam com a opção do ensino semipresencial, nas disciplinas de EAD, organizadas pelos professores, que também atuam nas mesmas disciplinas na modalidade presencial. Nestas, são estabelecidas possibilidades de elaboração do conhecimento, via Internet, e ambientes virtuais de aprendizagem, havendo efetivas e relevantes trocas entre alunos e professores por correio eletrônico, chat, fórum, videoaula, telefone, plantões e encontros presenciais.

Na formação docente, a pesquisa e o consequente exercício do comportamento investigativo apresentam-se como elementos dos mais singulares da relação teoria-prática da produção e reflexão teórica e são compreendidas como fundamentais, uma vez que significam o exercício da verificação in loco e coleta de dados sobre a realidade, orientadas pelos referenciais teóricos, e que darão conta da reflexão comparativa, crítica e atualizadora do ensino, ao mesmo tempo em que darão rumos às possibilidades extensionistas.

As práticas pedagógicas, realizadas durante o curso, têm como objetivo permitir uma análise crítico-reflexiva dos estudos teóricos, de forma organizada e articulada, oportunizando condições para:
• Inserção do aluno nos contextos dos ambientes educativos;
• Iniciação à pesquisa e ao ensino;
• Intervenção e iniciação profissional junto às escolas de educação básica (infantil, fundamental e médio) e instâncias educativas;
• Estágios de prática profissional nas áreas de atuação previstas.

A formação docente, como ênfase dos cursos de licenciatura, necessita ser vivenciada nas perspectivas da participação, da elucidação crítica, do zelo pela comunhão democrática de ideais e dos processos de mediação na aquisição e construção de saberes. Nesta perspectiva acadêmica, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são os alicerces básicos das ações de ensino e de aprendizagem em complementaridade orgânica de modo a favorecer as questões da dinâmica interdisciplinar na contextualização comunitária através da atualização crítico-reflexiva.

O Projeto Pedagógico do curso constitui, em seu fio condutor, a “Investigação como Prática Educativa”, vinculada às temáticas do conhecimento pedagógico uma vez que estas áreas significam a vertente direta da ação-reflexão-ação dos objetos de estudo sobre a cotidianeidade.

Os princípios metodológicos que orientam o ensino e a aprendizagem dos cursos de formação de professores devem privilegiar a análise e a resolução de situações-problema como estratégias didáticas. O estudante-professor, através do requisito básico da práxis para constituição de competências, se insere na realidade e no debate contemporâneo que o qualifica frente aos desafios próprios das suas condições profissionais. Todos os tipos de conhecimentos elencados ao desenvolvimento profissional, desde as questões culturais, sociais, econômicas, até a própria perspectiva humana e profissional, devem ter assegurados os seus entendimentos reflexivos através da relação teoria-prática. Nesta perspectiva, o curso situa, então, a formação da sua identidade docente, ou seja, a do professor pesquisador.
Atividades Acadêmicas

Pesquisa e Extensão
Na formação docente, a pesquisa e o consequente exercício do comportamento investigativo apresentam-se como elementos dos mais singulares da relação teoria-prática da produção e reflexão teórica. São compreendidos como fundamentais, uma vez que significam o exercício da verificação in loco e coleta de dados sobre a realidade, orientados pelos referenciais teóricos, e que darão conta da reflexão comparativa, crítica e atualizadora do ensino, ao mesmo tempo que darão rumos às possibilidades extensionistas.

As práticas pedagógicas, realizadas durante o curso, têm como objetivo permitir uma análise crítica-reflexiva dos estudos teóricos, de forma organizada e articulada, oportunizando condições para:
• inserção do aluno nos contextos dos ambientes educativos;
• iniciação à pesquisa e ao ensino;
• intervenção e iniciação profissional junto às creches/escolas/instâncias educativas;
• estágios de prática profissional nas áreas de atuação previstas.

Deste modo, a formação do aluno está diante de parâmetros que desenvolvam sua consciência crítica e auto-reguladora, seu posicionamento justo diante das necessidades e possibilidades da comunidade que o acolher.
Meios de Divulgação de Trabalhos e Produções
Os trabalhos dos alunos têm oportunidade de serem divulgados em eventos organizados pela própria Instituição, como são os casos:
• do Salão de Iniciação Científica - ULBRA, realizado anualmente, e onde são apresentados os trabalhos dos professores e dos seus alunos bolsistas e voluntários que participam dos projetos de pesquisa;
• dos eventos promovidos pelo curso, com o objetivo de incentivar os alunos a apresentarem seus trabalhos de pesquisa, individualmente ou em grupos, desenvolvidos de modo coletivo em uma disciplina ou, mesmo, de característica individuais em estudos específicos.
Monitorias e Bolsas de Iniciação Científica

Participação em programas/projetos de Iniciação Científica
As atividades de pesquisa são incentivadas pela concessão de bolsas de pesquisa aos alunos de iniciação científica. Estas bolsas provêm de recursos da própria universidade e de agências de fomento, em apoio a projetos apresentados pelos professores do curso. É incentivada também a participação de alunos como bolsistas voluntários nos projetos de pesquisa do corpo docente.

A realização de eventos próprios do curso busca também incentivar o aluno a pesquisar, bem como a socializar os resultados dos seus estudos junto à comunidade acadêmica.

Participação em atividades de extensão
As atividades de extensão visam ao aprendizado de habilidades, à educação para a cidadania e à assunção da responsabilidade social. Os alunos são orientados a participarem das atividades extensionistas, sejam elas cursos, atendimento de demandas da comunidade ou programas comunitários. Estas atividades possibilitam aos alunos situarem-se em diferentes realidades, observando suas possibilidades de intervenção e assumindo suas cidadanias, e sendo capazes de solidarizarem-se e contribuírem para a melhoria da sociedade como um todo.

Monitorias
As monitorias complementam e valorizam a formação acadêmica, promovem um feedback da formação oferecida pelo curso, possibilitam ampliar a participação discente em atividades acadêmicas, além de compor, de maneira singular, o exercício da gestão da sala de aula e/ou de outros processos acadêmicos. O exercício da monitoria, devidamente comprometido e registrado, eleva significativamente, em teor de qualidade, a vida curricular do acadêmico, imprimindo um importante diferencial no seu histórico escolar.

Plano de estudos

Disciplinas

Comunicacao e expressao
Instrumentalizacao cientifica
Fundamentos da acao pedagogica I
Historia da educacao
Cultura religiosa
Estudos integradores I
Investigacao pedagogica
Sociedade e contemporaneidade
Fundamentos da acao pedagogica II
Curriculo e gestao em ambientes educativos
Estudos integradores II
Organizacao dos tempos e espacos na infancia
Sociologia da educacao
Organizacao do trabalho pedagogico
Arte-educacao
Estudos integradores III
Aquisicao da linguagem oral e escrita
Acao pedagogica na escola de educacao basica
Educacao de jovens e adultos I
Literatura na educacao infantil e nos anos iniciais
Estudos integradores IV
Ludicidade e psicomotricidade
Matematica aplicada a educacao infantil e anos iniciais
Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem: adolescencia / vida adulta
Estagio: educacao infantil
Lingua portuguesa nos iniciais
Educacao de jovens e adultos II
Historia e geografia na educacao infantil e anos iniciais
Ciencias na educacao infantil e anos iniciais
Estagio: anos iniciais e EJA
Gestao da escola de educacao basica
Abordagens psicopedagogicas
Producao textual
Estagio: formacao de professores e educacao profissional
Gestao de processos educativos
Pedagogia social
Tecnologias da comunicacao e da informacao
Libras
Processos grupais: visao interdisciplinar
Estagio: gestao de processos educativos

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