Graduação em Relações Públicas (São Paulo, São Paulo)

Centro Universitário Belas Artes

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Relações Públicas na Belas Artes (uma das habilitações do curso de Comunicação Social) tem uma estrutura criada para formar Gestores da Comunicação que possam atuar na construção e valorização da imagem (de empresas, instituições, ONGs e demais organizações), Assessoria de Imprensa, Organização de Eventos e Cerimoniais, Comunicação Interna, Prevenção e Gerenciamento de Crises, Incentivos em Responsabilidade Social, Pesquisa Corporativa, Projetos de Patrocínios Culturais, Sociais, Esportivos e Ambientais, entre outros. As disciplinas do curso estão organizadas de forma que o aluno, ao se formar, esteja preparado para implantar e acompanhar a administração de programas de relacionamento entre empresas, instituições e seus públicos; elaborar planejamentos estratégicos de comunicação para organizações e sugerir políticas de RP, propaganda institucional e de apoio ao marketing; detectar situações que possam afetar a imagem da empresa perante a opinião pública; planejar campanhas e programas de caráter social; gerenciar assuntos públicos que tenham interesse para a empresa ou instituição; outras atividades da área. Assim, os primeiros semestres têm ênfase nas disciplinas de Cultura, Comunicação, Sociologia, Língua Portuguesa, Economia, Política, Psicologia da Comunicação, entre outras. A partir do 4º semestre, são introduzidas disciplinas de Gestão, Planejamento, Marketing, Organização de Eventos, Pesquisa de Mercado e outras que, ao final do curso, proporcionarão o conhecimento essencial e amplo para o desenvolvimento de um projeto de gestão da comunicação. MERCADO DE TRABALHO Por Vania Penafieri de Farias, professora do curso Como está o mercado? O mercado de trabalho para o profissional de Relações Públicas encontra-se em um patamar bastante promissor. As transformações na sociedade que têm o objetivo de implantar uma maior responsabilidade social e ambiental nas organizações, cujas ações repercutem diretamente na formação de uma imagem positiva ou negativa, estimulam mais investimento em Comunicação. Com o objetivo de maximizar o relacionamento e permitir pleno fluxo de comunicação entre organização e seus diversos públicos, empresas privadas e públicas e organizações não governamentais representam oportunidades reais de trabalho para o profissional desta área. A profissão está em um bom momento? O mercado de trabalho espera do profissional de Relações Públicas uma atuação estratégica, pautada na otimização e na manutenção do relacionamento com os chamados stakeholders (públicos estratégicos), sempre buscando oportunidades de fortalecer a imagem organizacional. Destaca-se o profissional com perfil gestor, dinâmico e atento às tendências no âmbito da Comunicação Organizacional. Além disso, o profissional que estiver preparado para as demandas geradas a partir da pauta meio ambiente, e for capaz de lidar com soluções de sustentabilidade, potencialmente conseguirá posições diferenciadas no mercado de trabalho. De que tipo de profissionais o mercado precisa? Uma característica importante do profissional de RP é a diversidade. Com possibilidades de atuação em diversas frentes da comunicação organizacional, como comunicação interna, organização de eventos, pesquisa de mercado e de opinião, prevenção e gerenciamento de crises, ações de apoio ao Marketing, assessoria de imprensa, ações de aproximação com a comunidade e demais atuações estratégicas no sentido de otimizar o relacionamento da organização com os públicos de interesse, o profissional de relações públicas encontra um mercado de trabalho com grau de empregabilidade bastante promissor.

Plano de estudos

# 1º Semestre # Comunicação Visual 40 horas # Teoria das Relações Públicas 40 horas # História da Mídia 40 horas # Psicologia I 40 horas # Redação (NCD) 40 horas # Sociologia Geral (NCD) 40 horas # Teoria da Comunicação I 40 horas # Técnicas de Relações Públicas I 40 horas # Linguagem Audiovisual 80 horas # 2º Semestre # Internet, Convergência e Redes Sociais 40 horas # Fundamentos da Historia da Arte 40 horas # Psicologia II 40 horas # Redação e Comunicação 80 horas # Sociologia – Estudos Avançados 40 horas # Teoria da Comunicação II 40 horas # Técnicas de Relações Públicas II 40 horas # Computação Gráfica 80 horas # 3º Semestre # Fotografia 40 horas # Estética e Comunicação Comparada 40 horas # Teoria da Comunicação III 40 horas # Semiótica 40 horas # Editoração Gráfica, Eletrônica e Digital 80 horas # Comunicação, Poder e Cultura Organizacional 40 horas # Historia da Arte 40 horas # Redação para Relações Públicas I 40 horas # Sociologia da Comunicação 40 horas # 4º Semestre # Comunicação, Política e Informação Pública 40 horas # Redação para Relações Públicas II 40 horas # Filosofia 40 horas # Antropologia Cultural (NCD) 40 horas # Teorias da Administração 40 horas # Sustentabilidade e Desenvolvimento Social 40 horas # Teoria da Opinião Pública 40 horas # Gestão da Comunicação 40 horas # Optativa 80 horas # 5º Semestre # Mídia e Assessoria Política em Relações Públicas 40 horas # Planejamento em Relações Públicas I 80 horas # Marketing I 40 horas # Eventos 80 horas # Design e Gestão de WEB, Mídias digitais e móveis 40 horas # Relações com a Imprensa 40 horas # Relações Públicas Comunitária 40 horas # Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira 40 horas # 6º Semestre # Planejamento em Relações Públicas II 80 horas # Tópicos Avançados em Comunicação I 40 horas # Ética 40 horas # Marketing II 40 horas # Metodologia Científica (NCD) 40 horas # Indústria Criativa – Projetos 40 horas # Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado I 40 horas # Gestão de Branding 40 horas # Relações Públicas Governamental 40 horas # 7º Semestre # Tópicos Avançados em Comunicação II 40 horas # Consultoria e Mercado em Relações Públicas 40 horas # Prevenção e Gerenciamento de Crise 40 horas # Cultura Afro-Ameríndia Brasileira (NCD) 40 horas # Legislação em Relações Públicas 40 horas # Trabalho de Conclusão de Curso I 80 horas # Marketing Cultural e Leis de Incentivo à Cultura 40 horas # Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado II 40 horas # Relações Publicas em Organizações Internacionais 40 horas # 8º Semestre # Estágio 100 horas # Trabalho de Conclusão de Curso II 240 horas # Atividades Complementares 100 horas # Carga de Estágio e Atividades Complementares 200 horas # Disciplinas # LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (NCD) 80 horas # Expressão Corpo e Voz

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