Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (São Paulo, São Paulo)

Universidade Paulista

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando ao melhor atendimento ao cliente. Essas técnicas proporcionarão a otimização do mix de produto, da administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do comércio eletrônico, do respeito aos direitos do consumidor e de outras técnicas associadas ao comércio de varejo, permitindo o planejamento e controle de resultados.
Atividades Principais

Conhecimento das operações básicas do varejo;
identificação das informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações;
estruturação dos produtos em famílias para uso da técnica de administração por categoria de produtos;
definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição;
analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos;
analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros pré-estabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra;
analisar negociações para definição de planejamento tributário;
analisar a concorrência para definição de preços e de promoções;
analisar e implantar sistemas de comércio eletrônico.

Mercado de Trabalho

Gerente de Loja
Gerente de Operações
Analista de Resultados
Supervisor de Operações

Plano de estudos

Matriz Curricular

Administração do Varejo
Administração por Categoria de Produtos
Atividades Complementares
Capital de Giro e Controle de Resultados
CD como Otimização de Estoque e Planejamento Tributário
Comércio Eletrônico
Compras e Negociação/Sistema de Precificação
Comunicação Empresarial
Contabilidade
Desenvolvimento Sustentável
Dinâmica das Relações Interpessoais
Direitos do Consumidor
Economia e Mercado
Estatística Aplicada
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial
Fundamentos de Administração
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Matemática Aplicada
Matemática Financeira
Mix de Produtos
Pesquisa de Mercado
Planejamento Estratégico
Plano de Negócios
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Projeto Integrado Multidisciplinar II
Projeto Integrado Multidisciplinar III
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Recursos Materiais e Patrimoniais
Sistema de Informação no Varejo
Técnicas de Informática

Oferta Educativa semelhante