Graduação Tecnológica em Produção Sucroalcooleira (São José do Rio Preto, São Paulo)

Centro Universitário de Rio Preto

Localização:São José do Rio Preto - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A evolução do mercado mundial, assim como o aumento da demanda mundial por etanol como combustível verde, e o aporte de capital internacional para expansão do setor estão provocando uma explosão tecnológica. Essa explosão está criando a necessidade urgente de mão-de-obra qualificada, tanto na concepção de novas unidades como na operação das já existentes.
Essa expansão do setor sucroalcooleiro tem trazido algumas expectativas, tais como:
Mudanças de paradigmas nas usinas, na busca de racionalizar processos produtivos e procedimentos organizacionais buscando maior eficiência
Ampliação da área plantada com cana-de-açúcar para atender demandas industriais da produção com decorrente necessidade de avaliação dos impactos ambientais, bem como com a máxima preservação dos recursos naturais (solo, água, vegetação)
O tecnólogo deverá ocupar um nicho existente entre a concepção da usina e a sua efetiva operação, considerando também a produção agrícola. Sua formação buscará prepará-lo para gerenciar usinas, entendendo o contexto tecnológico onde elas estão inseridas, desde a logística de captação da matéria-prima e distribuição dos produtos, até o entendimento dos mecanismos dos mercados, sejam esses efetivos (álcool combustível e variedades de açúcar) ou potenciais (alcoolquímica, sucroquímica, etc.), passando por uma boa compreensão das questões técnicas dos processos produtivos e dos impactos ambientais.
A área de trabalho do tecnólogo são as agroindústrias sucroalcooleiras bem como empresas que prestam serviços a estas.


Esse Curso foi concebido com a proposta de formar profissionais capazes de exercer a profissão de tecnólogo aplicando as tecnologias existentes para melhorar o ambiente em que se trabalha, produz e vive.
O Curso visa proporcionar sólida formação para o desenvolvimento de atividades na produção sucroalcooleira e aplicação de conhecimentos em processos e serviços que envolvam tecnologia. O Curso tem ênfase nas tecnologias agrícolas de produção da cana-de-açucar e na tecnologia dos processos industriais, operações unitárias e gestão de processo de fabricação de álcool, açúcar e energia.
O profissional egresso desse curso é capacitado a desenvolver e aplicar tecnologias nos processos de produção de açúcar e álcool e da matéria prima. Pode atuar também na condução e controle de operações agrícolas (plantio, tratos culturais, colheita, transporte), processos industriais e trabalhos técnicos.
Outras áreas de atuação são o desenvolvimento e execução de projetos, análises químicas, controle de qualidade, execução e fiscalização de montagens.
O Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira é capacitado a desenvolver e aplicar tecnologias nos processos de produção de açúcar e álcool e da matéria prima.
Pode atuar também na condução e controle de operações agrícolas (plantio, tratos culturais, colheita, transporte), processos industriais e trabalhos técnicos. Outras áreas de atuação são o desenvolvimento e execução de projetos, análises químicas, controle de qualidade, execução e fiscalização de montagens.
O Perfil Profissional dos egressos do Graduação Tecnológica em Produção Sucroalcooleira do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP é embasado numa organização curricular planejada de modo a oferecer condições para que, a partir das competências desejadas, se busque:
Fazer crescer o espírito de liderança, iniciativa e de socialização;
Tomar iniciativas apropriadas a cada situação, visando a melhor solução possível;
Pensar sua profissão e atuação de forma articulada ao contexto social.
Desenvolver capacidade de auto-instrução, visão sistêmica e visão global;
Desenvolver cidadania e ética.
Desenvolver metodologias adequadas à utilização das novas tecnologias agroindustriais baseadas em processo de construção do conhecimento;
Ter capacidade na busca autônoma, na produção e na divulgação do conhecimento;
Ter visão empreendedora identificando no mercado demandas e ofertando soluções através de produtos e serviços;
Compreensão da importância da constante atualização do conhecimento e acompanhamento dos avanços científicos e tecnológicos;
Dominar conhecimentos na área de tecnologia que o capacite a avaliar, projetar, implantar e programar modificações nos principais processos de produção sucroalcooleira;
Comprometer-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
Desenvolver habilidades para gestão em sintonia com o mercado globalizado, em atendimento ao mundo contemporâneo;
Compreender as diversas etapas do processo agroindustrial que o habilite a intervenções na produção agrícola a fim de adequar a qualidade da matéria prima à indústria;
Dialogar com a comunidade visando a inserção de sua prática educativa desenvolvida no contexto social regional, em ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável.
Fundamentalmente, o egresso terá um papel importante dentro da agroindústria canavieira, desempenhando as seguintes atividades entre suas competências e habilidades:
Acompanhar ou gerenciar as atividades de campo da agroindústria no que diz respeito à produção da matéria-prima tais como: plantio, tratos culturais e colheita da cana-de-açúcar, incluindo todo o planejamento;
Acompanhar as atividades da unidade industrial, desde a recepção da matéria prima, todos os processos subseqüentes até a finalização do processo, incluindo todo o planejamento;
Auxiliar nos procedimentos laboratoriais e analíticos;
Avaliar e interpretar resultados analíticos obtidos em laboratórios;
Em contato com outros profissionais da empresa tais como Engenheiros Agrônomos, Mecânicos e de Produção, Químicos e outros implantar e auxiliar nos projetos da empresa;
Entender as transformações econômicas e como isso interfere na agroindústria canavieira;
Buscar soluções junto aos setores da agroindústria canavieira;
Avaliar e propor soluções do ponto de vista ambiental, minimizando os impactos ambientais;
Manejar adequadamente os resíduos gerados e
Compreensão das necessidades gerenciais.
Finalizando, o egresso estará apto ao planejamento, gerenciamento, implantação e avaliação de operações comerciais, processos industriais, análises químicas, controle de qualidade e montagem de projetos agroindustriais da cana- de -açúcar; além da produção sustentável, a preservação ambiental, o domínio dos mercados de açúcar e álcool e a logística de produtos também são atribuições desse profissional.
Um aspecto importante das habilidades do egresso será a sua capacidade de entendimento com diversos profissionais, uma vez que sua formação é generalista em diversas áreas, porém sempre focada na atividade sucroalcooleira. Poderá compreender o que o Engenheiro Agrônomo orienta, o que o Engenheiro Mecânico precisa na parte industrial e mesmo entender das necessidades do mercado.
O egresso terá a capacidade de entender todo o planejamento de plantio e corte da cana-de-açúcar, podendo inclusive operacionalizar as atividades, bem como entender o processo industrial. Essa qualidade é de vital importância, pois alguns parâmetros de uma etapa influenciam muito as etapas seguintes, e geralmente os profissionais analisam os setores e desempenhos de forma isolada.

Plano de estudos

1º Período
Cultura da cana-de-açúcar I
Matemática Aplicada
Microbiologia Básica
Química Orgânica
Química Tecnológica

2º Período
Cultura da cana-de-açúcar II
Física
Mecanização agrícola
Microbiologia aplicada ao processo sucroalcooleiro
Química Analítica I
Redação Técnica

3º Período
Cultura da cana-de-açúcar III
Físico - Química
Operações unitárias
Química Analítica II
Termodinâmica aplicada

4º Período
Desenho Técnico industrial
Fundamentos de eletricidade
Fundamentos de Segurança do Trabalho
Processamento industrial do Açúcar I
Processamento industrial do Etanol I

5º Período
Automação Industrial
Cálculos no complexo agroindustrial
Manutenção industrial
Processamento industrial do Açúcar II
Processamento industrial do Etanol II

Estágio Supervisionado I

6º Período
Controle de qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Logística e Distribuição
Noções Básicas de Economia
Planejamento e Projetos na Indústria Sucroalcooleira I
Disciplina Optativa (Libras, Noções Gerais de Geoprocessamento, Direito Agrário e Ambiental)
Estágio Supervisionado II

7º Período
Cogeração de Energia
Ética profissional e responsabilidade social
Gestão Ambiental
Gestão de Resíduos da Indústria Sucroalcooleira
Noções Gerais de Administração
Planejamento e Projetos na Indústria Sucroalcooleira II

Oferta Educativa semelhante