Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
Características
O Master em Gestão de Marcas e Branding é um curso de Pós-graduação Lato Sensu que forma profissionais para desenvolver um posicionamento estratégico de branding, com habilidades gerenciais para criar, administrar e manter marcas de valor no ambiente mercadológico, e oferecer ferramentas para a gestão eficaz de um portfólio de marca.
Por meio de uma estrutura curricular que integra as principais competências funcionais e as mais relevantes habilidades de gestão, baseada em aulas participativas, com estudo de casos e simulações de casos reais, o aluno será capaz de criar e gerenciar programas de identidade de marcas e especificar ações de comunicação integrada, para o alcance da equidade da marca.
A quem se destina:
Profissionais que atuam na área de Marketing e Branding, ou interessados em atuar na gestão de marcas de empresas de pequeno, médio e grande porte, em organizações de serviços, varejo, indústria e terceiro setor.
O curso também é direcionado a empreendedores que visam a conhecer o tema como ferramenta para a tomada de decisão na gestão da marca em seus negócios.
Por que cursar o Master na BSP?
Estrutura Curricular com Foco em Competências Funcionais e Gerenciais
A estrutura curricular envolve as principais competências funcionais e gerenciais para uma gestão efetiva que responda aos principais desafios do mercado de forma criativa e inovadora. Os alunos serão expostos às mais modernas técnicas e ferramentas, com foco na arquitetura e gestão de marcas.
Corpo Docente Internacional, Altamente Qualificado e com Experiência Profissional Consolidada
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Networking
Os alunos do Master em Gestão de Marcas e Branding são profissionais atuantes no mercado de trabalho, em empresas de diversos setores e portes, o que proporciona uma valiosa rede de relacionamento que enriquecerá as discussões em sala e a experiência dos alunos durante e após o curso.
Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha
Todos os alunos do Master têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios, realizando o Módulo Internacional opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha. Este módulo oferece aos participantes a oportunidade de explorar conceitos e práticas, por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.
Por meio de uma estrutura curricular que integra as principais competências funcionais e as mais relevantes habilidades de gestão, baseada em aulas participativas, com estudo de casos e simulações de casos reais, o aluno será capaz de criar e gerenciar programas de identidade de marcas e especificar ações de comunicação integrada, para o alcance da equidade da marca.
A quem se destina:
Profissionais que atuam na área de Marketing e Branding, ou interessados em atuar na gestão de marcas de empresas de pequeno, médio e grande porte, em organizações de serviços, varejo, indústria e terceiro setor.
O curso também é direcionado a empreendedores que visam a conhecer o tema como ferramenta para a tomada de decisão na gestão da marca em seus negócios.
Por que cursar o Master na BSP?
Estrutura Curricular com Foco em Competências Funcionais e Gerenciais
A estrutura curricular envolve as principais competências funcionais e gerenciais para uma gestão efetiva que responda aos principais desafios do mercado de forma criativa e inovadora. Os alunos serão expostos às mais modernas técnicas e ferramentas, com foco na arquitetura e gestão de marcas.
Corpo Docente Internacional, Altamente Qualificado e com Experiência Profissional Consolidada
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Networking
Os alunos do Master em Gestão de Marcas e Branding são profissionais atuantes no mercado de trabalho, em empresas de diversos setores e portes, o que proporciona uma valiosa rede de relacionamento que enriquecerá as discussões em sala e a experiência dos alunos durante e após o curso.
Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha
Todos os alunos do Master têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios, realizando o Módulo Internacional opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha. Este módulo oferece aos participantes a oportunidade de explorar conceitos e práticas, por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.
Plano de estudos
DISCIPLINAS
Competências Funcionais
Ambiente Econômico Global
O ambiente econômico em que se insere o executivo de empresas gera importantes reflexos sobre o processo de planejamento e gestão de estratégias nos negócios. Nesta disciplina será tratado da previsão de variáveis macroeconômicas e seu encadeamento na configuração de um cenário completo e consistente da economia. Os instrumentos desenvolvidos serão utilizados como base para a discussão sobre previsões e análises econômicas a respeito do Brasil e das principais economias com que interagimos cotidianamente.
Brand Equity e Posicionamento de Marca
São objeto de estudo da disciplina a definição e os objetivos do Brand Equity, o Branding orientado para a construção de Brand Equity, além da estrutura e os possíveis caminhos para a geração de Brand Equity para o posicionamento de uma marca. Abordará conceitos básicos de posicionamento para identificar pontos de paridade e pontos de diferença para criar a imagem adequada da marca no mercado.
Arquitetura e Hierarquia de Marcas
A disciplina irá abordar os principais conceitos de arquitetura de marcas, classificação de Marcas , estratégias de marcas e definição da hierarquia do portfólio de marcas da empresa. Na hierarquia de marcas será definido a estratégia de arquitetura de marcas, estabelecendo o número e a natureza de elementos de marca distintivos em todos os produtos da empresa.
Branding e Responsabilidade Social
Construir e gerenciar uma marca corporativa forte implica em construir relacionamentos fortes com diversos segmentos da sociedade. Entender que a marca tem uma grande responsabilidade com sua atitude social corporativa com o meio ambiente, cidadania, qualidade de vida e comunidade. Elementos fundamentais para a construção de um brand equity corporativo.
Comportamento de Compra e Consumo
Apresentar os principais conceitos das atividades do comportamento do consumidor, avaliando a diversidade do comportamento, suas necessidades de motivações na tomada de decisão de compra, sua personalidade e comportamento, seu ambiente social e cultural, o seu processo de tomada de decisão individual e empresarial, e seu comportamento do consumidor em sua sociedade.
Competências Gerenciais
Gestão da Identidade e Personalidade de Marca
A disciplina aponta teorias, exemplos (cases) e proporciona a experiência de identificação e criação de identidade e personalidade de marcas. Entender os elementos de marca que podem ser legalmente protegidos e que servem para identificar e diferenciar a marca, são aspectos fundamentais deste estudo.
Gestão da Equipe e Endobranding
Nesta disciplina será possível entender o papel do líder e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, em que seus membros setem-se motivados e comprometidos com o valor da marca. Na gestão da marca é importante posicionar a marca internamente, isto é, a maneira como o posicionamento de marca é explicado dentro da empresa, fazendo com que todos os funcionários tenham um entendimento atualizado e profundo da marca.
Gestão de Comunicação Integrada
A disciplina apresenta conceitos básicos comunicação integrada de marketing. Características, funções e aplicações das principais ferramentas de comunicação e suas relações dentro do processo de comunicação. Conceitos de propaganda, publicidade, relações públicas, marketing direto, promoção de vendas, comunicação no ponto de venda, patrocínio de eventos, marketing relacionado a causas, venda pessoal e novas tendências.
Gestão da Marca no Varejo e Canais de Distribuição
São objeto de estudo da disciplina o posicionamento da marca no varejo, os possíveis modelos de canais de distribuição que contribuam para o fortalecimento do Brand Equity da Marca e, conseqüentemente, a estratégia de comunicação da marca, o mix de comunicação, merchandising, promoções e gerenciamento do ponto de venda.
Gestão de Produto e Cadeia de Valor
A disciplina discute conceitos e classificações de produtos e serviços. Aborda as relações entre marcas, serviços e produtos. Analisa a extensão das marcas e a composição do mix de produtos de uma empresa. Discute as estratégias de posicionamento de produtos no mercado. Apresenta sistemas de monitoramento do ciclo de vida dos produtos e a cadeia de valor no processo de construção da marca e gestão de produtos.
Gestão de Marketing
Esta disciplina apresenta conceitos e ferramentas de marketing; Satisfação, valor e retenção de clientes; Sistema de informações e análise do ambiente de marketing; Identificação de segmentos de mercado, seleção de mercado-alvo; Posicionamento da oferta de mercado por meio do ciclo de vida do produto; Gerência de linhas de produtos e serviços e marcas. Estratégias e programas de preços; Gerência dos canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Planejamento estratégico e plano de Marketing
Habilidades de Gestão
Marca Pessoal e o Perfil do Gestor de Marcas
Construir e gerenciar uma marca corporativa forte implica na gestão eficaz do líder. O gestor tem de se dispor a manter um perfil mais aberto e transparente para comunicar o valores centrais da marca corporativa tanto para o publico interno como para o externo. Esta disciplina tem esta preocupação, apresentar as características principais do gestor e sua responsabilidade para construção de marca de valor no mercado.
Gestão da Complexidade
Esta disciplina integra os pensamentos linear-cartesiano e sistêmico. Essa integração é só o primeiro passo de um processo mais amplo, cujo objetivo é desenvolver uma visão que permita lidar de modo mais realista e menos teórico com a realidade. Por meio de idéias, métodos e técnicas específicas, é possível lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.
Negociação
Discute a resolução de conflitos através de acordos sistemáticos negociados, que conciliam resultados de curto prazo com sustentabilidade no tempo, ajudando a gerir o trade-offs que invariavelmente aparecem em situações de negociação ou decisões complexas de múltiplas variáveis e fatores.
Módulo Internacional
Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha
Aborda a consolidação das competências e habilidades desenvolvidas e aprimoradas durante o curso mediante a integração do conhecimento de todas as disciplinas e atividades desenvolvidas no Brasil com as visões, opiniões e exemplos oriundos de uma semana de aulas e visitas a empresas espanholas e à Escola de Negócios EOI da Espanha.
Projeto final
Planejamento do Projeto Final
O objetivo é orientar os participantes para a realização do Projeto Final Individual, nas modalidades de estudo de caso ou monografia, com destaque para redação, metodologia de pesquisa de campo, bibliográfica e webgráfica, relevância e inovação. Nesta disciplina o aluno deverá escolher seu tema de trabalho e orientador.
Competências Funcionais
Ambiente Econômico Global
O ambiente econômico em que se insere o executivo de empresas gera importantes reflexos sobre o processo de planejamento e gestão de estratégias nos negócios. Nesta disciplina será tratado da previsão de variáveis macroeconômicas e seu encadeamento na configuração de um cenário completo e consistente da economia. Os instrumentos desenvolvidos serão utilizados como base para a discussão sobre previsões e análises econômicas a respeito do Brasil e das principais economias com que interagimos cotidianamente.
Brand Equity e Posicionamento de Marca
São objeto de estudo da disciplina a definição e os objetivos do Brand Equity, o Branding orientado para a construção de Brand Equity, além da estrutura e os possíveis caminhos para a geração de Brand Equity para o posicionamento de uma marca. Abordará conceitos básicos de posicionamento para identificar pontos de paridade e pontos de diferença para criar a imagem adequada da marca no mercado.
Arquitetura e Hierarquia de Marcas
A disciplina irá abordar os principais conceitos de arquitetura de marcas, classificação de Marcas , estratégias de marcas e definição da hierarquia do portfólio de marcas da empresa. Na hierarquia de marcas será definido a estratégia de arquitetura de marcas, estabelecendo o número e a natureza de elementos de marca distintivos em todos os produtos da empresa.
Branding e Responsabilidade Social
Construir e gerenciar uma marca corporativa forte implica em construir relacionamentos fortes com diversos segmentos da sociedade. Entender que a marca tem uma grande responsabilidade com sua atitude social corporativa com o meio ambiente, cidadania, qualidade de vida e comunidade. Elementos fundamentais para a construção de um brand equity corporativo.
Comportamento de Compra e Consumo
Apresentar os principais conceitos das atividades do comportamento do consumidor, avaliando a diversidade do comportamento, suas necessidades de motivações na tomada de decisão de compra, sua personalidade e comportamento, seu ambiente social e cultural, o seu processo de tomada de decisão individual e empresarial, e seu comportamento do consumidor em sua sociedade.
Competências Gerenciais
Gestão da Identidade e Personalidade de Marca
A disciplina aponta teorias, exemplos (cases) e proporciona a experiência de identificação e criação de identidade e personalidade de marcas. Entender os elementos de marca que podem ser legalmente protegidos e que servem para identificar e diferenciar a marca, são aspectos fundamentais deste estudo.
Gestão da Equipe e Endobranding
Nesta disciplina será possível entender o papel do líder e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, em que seus membros setem-se motivados e comprometidos com o valor da marca. Na gestão da marca é importante posicionar a marca internamente, isto é, a maneira como o posicionamento de marca é explicado dentro da empresa, fazendo com que todos os funcionários tenham um entendimento atualizado e profundo da marca.
Gestão de Comunicação Integrada
A disciplina apresenta conceitos básicos comunicação integrada de marketing. Características, funções e aplicações das principais ferramentas de comunicação e suas relações dentro do processo de comunicação. Conceitos de propaganda, publicidade, relações públicas, marketing direto, promoção de vendas, comunicação no ponto de venda, patrocínio de eventos, marketing relacionado a causas, venda pessoal e novas tendências.
Gestão da Marca no Varejo e Canais de Distribuição
São objeto de estudo da disciplina o posicionamento da marca no varejo, os possíveis modelos de canais de distribuição que contribuam para o fortalecimento do Brand Equity da Marca e, conseqüentemente, a estratégia de comunicação da marca, o mix de comunicação, merchandising, promoções e gerenciamento do ponto de venda.
Gestão de Produto e Cadeia de Valor
A disciplina discute conceitos e classificações de produtos e serviços. Aborda as relações entre marcas, serviços e produtos. Analisa a extensão das marcas e a composição do mix de produtos de uma empresa. Discute as estratégias de posicionamento de produtos no mercado. Apresenta sistemas de monitoramento do ciclo de vida dos produtos e a cadeia de valor no processo de construção da marca e gestão de produtos.
Gestão de Marketing
Esta disciplina apresenta conceitos e ferramentas de marketing; Satisfação, valor e retenção de clientes; Sistema de informações e análise do ambiente de marketing; Identificação de segmentos de mercado, seleção de mercado-alvo; Posicionamento da oferta de mercado por meio do ciclo de vida do produto; Gerência de linhas de produtos e serviços e marcas. Estratégias e programas de preços; Gerência dos canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Planejamento estratégico e plano de Marketing
Habilidades de Gestão
Marca Pessoal e o Perfil do Gestor de Marcas
Construir e gerenciar uma marca corporativa forte implica na gestão eficaz do líder. O gestor tem de se dispor a manter um perfil mais aberto e transparente para comunicar o valores centrais da marca corporativa tanto para o publico interno como para o externo. Esta disciplina tem esta preocupação, apresentar as características principais do gestor e sua responsabilidade para construção de marca de valor no mercado.
Gestão da Complexidade
Esta disciplina integra os pensamentos linear-cartesiano e sistêmico. Essa integração é só o primeiro passo de um processo mais amplo, cujo objetivo é desenvolver uma visão que permita lidar de modo mais realista e menos teórico com a realidade. Por meio de idéias, métodos e técnicas específicas, é possível lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.
Negociação
Discute a resolução de conflitos através de acordos sistemáticos negociados, que conciliam resultados de curto prazo com sustentabilidade no tempo, ajudando a gerir o trade-offs que invariavelmente aparecem em situações de negociação ou decisões complexas de múltiplas variáveis e fatores.
Módulo Internacional
Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha
Aborda a consolidação das competências e habilidades desenvolvidas e aprimoradas durante o curso mediante a integração do conhecimento de todas as disciplinas e atividades desenvolvidas no Brasil com as visões, opiniões e exemplos oriundos de uma semana de aulas e visitas a empresas espanholas e à Escola de Negócios EOI da Espanha.
Projeto final
Planejamento do Projeto Final
O objetivo é orientar os participantes para a realização do Projeto Final Individual, nas modalidades de estudo de caso ou monografia, com destaque para redação, metodologia de pesquisa de campo, bibliográfica e webgráfica, relevância e inovação. Nesta disciplina o aluno deverá escolher seu tema de trabalho e orientador.
Requisitos
Efetivação da Matrícula no Curso
Para efetivação da matrícula no curso, você deverá apresentar na Central de Atendimento ao Candidato, no câmpus em que estudará, os documentos abaixo:
Requerimento de Matrícula;
1 foto 3x4 recente;
Cópia simples do RG;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do Comprovante de Residência;
Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Boleto de matrícula pago ou, se preferir, efetue seu pagamento diretamente na Central de Atendimento ao Candidato, utilizando os cartões Visa ou Master.
Para efetivação da matrícula no curso, você deverá apresentar na Central de Atendimento ao Candidato, no câmpus em que estudará, os documentos abaixo:
Requerimento de Matrícula;
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Cópia simples do RG;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do Comprovante de Residência;
Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Boleto de matrícula pago ou, se preferir, efetue seu pagamento diretamente na Central de Atendimento ao Candidato, utilizando os cartões Visa ou Master.