Master em Gestão de Marcas e Branding (São Paulo, São Paulo)

Universidade Anhembi Morumbi

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:1 Ano

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Master em Gestão de Marcas e Branding é um curso de Pós-graduação Lato Sensu que forma profissionais para desenvolver um posicionamento estratégico de branding, com habilidades gerenciais para criar, administrar e manter marcas de valor no ambiente mercadológico, e oferecer ferramentas para a gestão eficaz de um portfólio de marca.

Por meio de uma estrutura curricular que integra as principais competências funcionais e as mais relevantes habilidades de gestão, baseada em aulas participativas, com estudo de casos e simulações de casos reais, o aluno será capaz de criar e gerenciar programas de identidade de marcas e especificar ações de comunicação integrada, para o alcance da equidade da marca.
A quem se destina:

Profissionais que atuam na área de Marketing e Branding, ou interessados em atuar na gestão de marcas de empresas de pequeno, médio e grande porte, em organizações de serviços, varejo, indústria e terceiro setor.

O curso também é direcionado a empreendedores que visam a conhecer o tema como ferramenta para a tomada de decisão na gestão da marca em seus negócios.

Por que cursar o Master na BSP?

Estrutura Curricular com Foco em Competências Funcionais e Gerenciais
A estrutura curricular envolve as principais competências funcionais e gerenciais para uma gestão efetiva que responda aos principais desafios do mercado de forma criativa e inovadora. Os alunos serão expostos às mais modernas técnicas e ferramentas, com foco na arquitetura e gestão de marcas.
Corpo Docente Internacional, Altamente Qualificado e com Experiência Profissional Consolidada
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Networking
Os alunos do Master em Gestão de Marcas e Branding são profissionais atuantes no mercado de trabalho, em empresas de diversos setores e portes, o que proporciona uma valiosa rede de relacionamento que enriquecerá as discussões em sala e a experiência dos alunos durante e após o curso.
Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha
Todos os alunos do Master têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios, realizando o Módulo Internacional opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha. Este módulo oferece aos participantes a oportunidade de explorar conceitos e práticas, por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.

Plano de estudos

DISCIPLINAS
Competências Funcionais

Ambiente Econômico Global

O ambiente econômico em que se insere o executivo de empresas gera importantes reflexos sobre o processo de planejamento e gestão de estratégias nos negócios. Nesta disciplina será tratado da previsão de variáveis macroeconômicas e seu encadeamento na configuração de um cenário completo e consistente da economia. Os instrumentos desenvolvidos serão utilizados como base para a discussão sobre previsões e análises econômicas a respeito do Brasil e das principais economias com que interagimos cotidianamente.

Brand Equity e Posicionamento de Marca

São objeto de estudo da disciplina a definição e os objetivos do Brand Equity, o Branding orientado para a construção de Brand Equity, além da estrutura e os possíveis caminhos para a geração de Brand Equity para o posicionamento de uma marca. Abordará conceitos básicos de posicionamento para identificar pontos de paridade e pontos de diferença para criar a imagem adequada da marca no mercado.

Arquitetura e Hierarquia de Marcas

A disciplina irá abordar os principais conceitos de arquitetura de marcas, classificação de Marcas , estratégias de marcas e definição da hierarquia do portfólio de marcas da empresa. Na hierarquia de marcas será definido a estratégia de arquitetura de marcas, estabelecendo o número e a natureza de elementos de marca distintivos em todos os produtos da empresa.

Branding e Responsabilidade Social

Construir e gerenciar uma marca corporativa forte implica em construir relacionamentos fortes com diversos segmentos da sociedade. Entender que a marca tem uma grande responsabilidade com sua atitude social corporativa com o meio ambiente, cidadania, qualidade de vida e comunidade. Elementos fundamentais para a construção de um brand equity corporativo.

Comportamento de Compra e Consumo

Apresentar os principais conceitos das atividades do comportamento do consumidor, avaliando a diversidade do comportamento, suas necessidades de motivações na tomada de decisão de compra, sua personalidade e comportamento, seu ambiente social e cultural, o seu processo de tomada de decisão individual e empresarial, e seu comportamento do consumidor em sua sociedade.
Competências Gerenciais

Gestão da Identidade e Personalidade de Marca

A disciplina aponta teorias, exemplos (cases) e proporciona a experiência de identificação e criação de identidade e personalidade de marcas. Entender os elementos de marca que podem ser legalmente protegidos e que servem para identificar e diferenciar a marca, são aspectos fundamentais deste estudo.

Gestão da Equipe e Endobranding

Nesta disciplina será possível entender o papel do líder e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, em que seus membros setem-se motivados e comprometidos com o valor da marca. Na gestão da marca é importante posicionar a marca internamente, isto é, a maneira como o posicionamento de marca é explicado dentro da empresa, fazendo com que todos os funcionários tenham um entendimento atualizado e profundo da marca.

Gestão de Comunicação Integrada

A disciplina apresenta conceitos básicos comunicação integrada de marketing. Características, funções e aplicações das principais ferramentas de comunicação e suas relações dentro do processo de comunicação. Conceitos de propaganda, publicidade, relações públicas, marketing direto, promoção de vendas, comunicação no ponto de venda, patrocínio de eventos, marketing relacionado a causas, venda pessoal e novas tendências.

Gestão da Marca no Varejo e Canais de Distribuição

São objeto de estudo da disciplina o posicionamento da marca no varejo, os possíveis modelos de canais de distribuição que contribuam para o fortalecimento do Brand Equity da Marca e, conseqüentemente, a estratégia de comunicação da marca, o mix de comunicação, merchandising, promoções e gerenciamento do ponto de venda.

Gestão de Produto e Cadeia de Valor

A disciplina discute conceitos e classificações de produtos e serviços. Aborda as relações entre marcas, serviços e produtos. Analisa a extensão das marcas e a composição do mix de produtos de uma empresa. Discute as estratégias de posicionamento de produtos no mercado. Apresenta sistemas de monitoramento do ciclo de vida dos produtos e a cadeia de valor no processo de construção da marca e gestão de produtos.

Gestão de Marketing

Esta disciplina apresenta conceitos e ferramentas de marketing; Satisfação, valor e retenção de clientes; Sistema de informações e análise do ambiente de marketing; Identificação de segmentos de mercado, seleção de mercado-alvo; Posicionamento da oferta de mercado por meio do ciclo de vida do produto; Gerência de linhas de produtos e serviços e marcas. Estratégias e programas de preços; Gerência dos canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Planejamento estratégico e plano de Marketing
Habilidades de Gestão

Marca Pessoal e o Perfil do Gestor de Marcas

Construir e gerenciar uma marca corporativa forte implica na gestão eficaz do líder. O gestor tem de se dispor a manter um perfil mais aberto e transparente para comunicar o valores centrais da marca corporativa tanto para o publico interno como para o externo. Esta disciplina tem esta preocupação, apresentar as características principais do gestor e sua responsabilidade para construção de marca de valor no mercado.

Gestão da Complexidade

Esta disciplina integra os pensamentos linear-cartesiano e sistêmico. Essa integração é só o primeiro passo de um processo mais amplo, cujo objetivo é desenvolver uma visão que permita lidar de modo mais realista e menos teórico com a realidade. Por meio de idéias, métodos e técnicas específicas, é possível lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.

Negociação

Discute a resolução de conflitos através de acordos sistemáticos negociados, que conciliam resultados de curto prazo com sustentabilidade no tempo, ajudando a gerir o trade-offs que invariavelmente aparecem em situações de negociação ou decisões complexas de múltiplas variáveis e fatores.
Módulo Internacional

Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha

Aborda a consolidação das competências e habilidades desenvolvidas e aprimoradas durante o curso mediante a integração do conhecimento de todas as disciplinas e atividades desenvolvidas no Brasil com as visões, opiniões e exemplos oriundos de uma semana de aulas e visitas a empresas espanholas e à Escola de Negócios EOI da Espanha.
Projeto final

Planejamento do Projeto Final

O objetivo é orientar os participantes para a realização do Projeto Final Individual, nas modalidades de estudo de caso ou monografia, com destaque para redação, metodologia de pesquisa de campo, bibliográfica e webgráfica, relevância e inovação. Nesta disciplina o aluno deverá escolher seu tema de trabalho e orientador.

Requisitos

Efetivação da Matrícula no Curso

Para efetivação da matrícula no curso, você deverá apresentar na Central de Atendimento ao Candidato, no câmpus em que estudará, os documentos abaixo:

Requerimento de Matrícula;
1 foto 3x4 recente;
Cópia simples do RG;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do Comprovante de Residência;
Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Boleto de matrícula pago ou, se preferir, efetue seu pagamento diretamente na Central de Atendimento ao Candidato, utilizando os cartões Visa ou Master.

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