Mestrado em Administração de Empresas (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, com os cursos de doutorado e de mestrado acadêmico, orienta-se fundamentalmente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, bem como para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras. O curso de mestrado profissional orienta-se, primordialmente, para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, capazes de lidar com a complexidade de que se revestem suas práticas. O Programa pretende integrar a visão humanista à habilidade de administrar processos organizacionais dentro da empresa, contribuindo para o processo de formação de uma classe de administradores criativa, flexível e emancipada, que entenda a empresa como um todo inserido numa realidade extremamente dinâmica e desafiadora, capaz de produzir ganhos com a sinergia que pode alcançar por meio da harmonização de objetivos econômicos e sociais. Assim, viabiliza a realização de quadros profissionais capacitados a integrar ao processo de administração da mudança da realidade empresarial tanto no que há de instrumental, quanto no que há de abstrato e sutil, bem como capazes de conciliar essas facetas em um conjunto integrativo, visando a tomada de decisões e a crítica aos métodos disponíveis à ação de administrar. O Programa também canaliza suas energias para integrar-se com a Graduação, de modo que ambos possam se beneficiar nas e das atividades de ensino e pesquisa. Neste sentido, algumas ações são levadas a efeito. Entre elas, é possível destacar: * as áreas de concentração do Curso de Mestrado - Finanças, Marketing e Organização - estão também presentes no curso de Graduação; * professores do quadro principal da PUC lecionam no Programa de Graduação e no de Pós-Graduação e coordenam essas áreas, tratando de facilitar a articulação vertical; * alunos da Graduação auxiliam nas atividades de pesquisa dos professores do Programa; * professores e alunos do Programa orientam monografias dos alunos da Graduação, voltadas para a resolução de problemas das empresas ou melhoria de seus processos existentes. Um dos resultados obtidos com essa integração é permitir que o Departamento de Administração seja conhecido como a Escola de Negócios da PUC-Rio. Objetivos O Programa orienta-se fundamentalmente para a pesquisa, desenvolvimento acadêmico e formação de profissionais de alto nível em administração de empresas. Histórico O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas foi criado em 1972 com a implementação do curso de Mestrado em Administração de Empresas. Em 1997, teve início o Curso de Doutorado em Administração e em 1999, o curso de Mestrado em Administração de Empresas – Opção Profissionalizante. Desde sua criação o Programa tem obtido excelente avaliação da CAPES.

Plano de estudos

A estrutura curricular prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber: Teoria Geral de Administração Introdução à Contabilidade Fundamentos de Estatística * disciplinas obrigatórias: três disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de nove créditos. Fundamentos da Administração Princípios de Finanças Gestão de Marketing * disciplinas eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro grupos: Organização e Planejamento, Finanças, Marketing e Instrumentais. Área: Organização e Planejamento Cultura e Poder nas Organizações Sistema de Informação Gerencial Teoria das Organizações Estratégia de Empresas Comportamento Organizacional Conhecimento e Aprendizado nas Organizações Comunicação e Mudança Organizacional Tópicos Especiais em Organização * Estratégia de Empresas Avançada * Administração Comparada * Estruturas e Processos Organizacionais * Visões da Organização * Processo Decisório Área: Finanças Avaliação e Financiamento de Projetos Contabilidade para Decisões Gerenciais Finanças Internacionais Administração de Carteiras Intermediação Financeira Avaliação de Empresas e de Títulos Derivativos Financeiros Tópicos Especiais em Organização * Opções reais * Finanças comportamentais * Finanças corporativas em mercados emergentes * Administração de recursos em instituições de * previdência privada * Gestão avançada de risco * Administração financeira internacional * Fusões e aquisições Área: Marketing Política de Distribuição Marketing Internacional Estratégia de Marketing Marketing de Serviços Comportamento do Consumidor Pesquisa de Marketing Marketing Digital Tópicos Especiais em Marketing * Data Mining no Ambiente do Database Marketing * Decisões de Preço * Estratégia de Marketing e Operações * Gestão de Comunicação Integrada * Gestão de Marcas * Inteligência de Marketing * Marketing de Produtos de Alta Tecnologia * Marketing do Varejo * Marketing nas Empresas Globalizadas * Pesquisa e Análise do Consumidor Área: Instrumental Modelagem Quantitativa Análise Multivariada Metodologia de Pesquisa Dissertação de Mestrado

Oferta Educativa semelhante