Mestrado em Educação (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O aluno deverá integralizar 96 (noventa e seis) unidades de créditos, no mínimo, sendo 48 (quarenta e oito) em disciplinas e 48 (quarenta e oito) na elaboração da dissertação. O aluno deverá realizar a inscrição para o exame de qualificação no prazo máximo de 17 meses a contar da matrícula inicial.




Exame de Seleção:
O exame de seleção será realizado em duas etapas:
A primeira etapa da seleção terá caráter eliminatório e será constituída por uma prova escrita versando sobre conhecimentos específicos da área de Educação e pela análise do projeto de pesquisa do candidato.
- A prova de conhecimentos específicos avaliará a familiaridade do candidato com a área de Educação e seu desempenho no uso da linguagem escrita;
- A análise do projeto avaliará a adequação do mesmo às Linhas de Pesquisa do Programa;
- Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) tanto à prova de conhecimentos específicos quanto ao projeto de pesquisa;
- Serão considerados aprovados na primeira etapa os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a 5 (cinco).

Plano de estudos

Disciplinas

Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Organização do Ensino
Geografia e História Escolar e suas Didáticas: Práticas Escolares, Propostas Curriculares, Políticas Públicas e Pesquisas
Metodologias da Pesquisa em Educação
Retórica e Argumentação na Pedagogia

Requisitos

Documentação Necessária
Documentação Obrigatória para Inscrição

- Requerimento de Inscrição*
- cópia do Diploma da Graduação (frente e verso), ou declaração da Instituição de Ensino de que o candidato cursa o último semestre;
- cópia do Histórico Escolar da Graduação;
- cópias: Certidão de Nascimento ou Casamento, Cédula de Identidade - RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, Passaporte para os candidatos estrangeiros;
- cópia do Certificado de Proficiência em Língua Inglesa, Francesa ou Espanhola, sendo considerados válidos os seguintes exames, no prazo de até 2 (dois) anos antes da data da inscrição do candidato no processo seletivo:
>Para inglês, o TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language - internet Based Test), com pontuação mínima 79 (setenta e nove); o TEAP (Test of English for Academic Purposes), com pontuação mínima 70 (setenta); o WAP (Writing for Academic Purposes), com pontuação mínima 70 (setenta).
>Para francês, o Diplôme d Études en Langue Française - Nível B2, pontuação mínima "aprovado", obtido junto à Aliança Francesa; o ELFA (Examen de Lecture en Français Pour des Buts Académiques), com pontuação mínima 70 (setenta).
>Para espanhol, o Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE, com pontuação mínima "aprovado", obtido junto ao Instituto Cervantes; o exame aplicado pelo Instituto Cólon de Ribeirão Preto, com pontuação mínima "aprovado".
- Aos candidatos estrangeiros será exigida a proficiência em língua portuguesa, que deverá ser comprovada no ato de inscrição no processo seletivo, mediante a apresentação do Certificado de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-BRAS ou mediante documentação que ateste vínculo de estágio e/ou curso de pelo menos um ano em instituições de ensino e/ou pesquisa em país de língua portuguesa.
- "Curriculum Vitae" documentado (confeccionado de acordo com as normas estabelecidas pelo programa, impresso, obrigatoriamente, frente/verso*
- Três (3) cópias do Projeto de Pesquisa confeccionado, obrigatoriamente, de acordo com as seguintes normas: ter no máximo 20 páginas incluindo as referências bibliográficas; digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, impressão em frente e verso em papel A4; folha de rosto contendo título do projeto, nome completo do candidato e nome completo de 3 orientadores do Programa que estejam oferecendo vaga, indicados como possíveis orientadores, em ordem de preferência. Em folha à parte, o candidato deverá explicitar os motivos da escolha da Linha de Pesquisa e de cada um dos docentes por ele indicados como possíveis orientadores. No caso de o projeto conter anexos ou apêndices, estes também deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, impresso ou fotocopiado em frente e verso.

Oferta Educativa semelhante