Pós-graduação em Educação Inclusiva (Bebedouro, São Paulo)

Faculdades Integradas Fafibe

Localização:Bebedouro - São Paulo

Duração:15 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Sobre o Curso A preocupação com a qualidade de ensino no Brasil, em relação aos portadores de necessidades educacionais especiais, exigiu uma mudança de paradigma na Educação. Esta vem se internalizando, gradativamente, com a reflexão da prática cotidiana e, cada vez mais, na construção de um projeto político pedagógico voltado para as diferenças. Os alunos com necessidades educacionais especiais sejam estes pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas, múltiplas, síndromes ou condutas típicas/transtornos mentais, dispõem de princípios e leis, a exemplo da Declaração de Salamanca (1994) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), que endossam o acesso, a permanência e o sucesso desses educandos em redes/sistemas regulares de ensino. Desse modo, o curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Inclusiva propõe subsídios teóricos e práticos sobre a ação docente e a inclusão escolar, subsidiando pesquisas, alternativas metodológicas, debates e estratégias, que viabilizem uma atuação docente efetiva no processo de ensino-aprendizagem de alunos inclusos. Oferecer formação continuada para educadores e profissionais, comprometidos com a construção de uma sociedade menos excludente, possibilitando a utilização metodologias específicas para uma prática educativa inclusiva. Possibilidades Profissionais Atuar como profissional nos processos de inclusão, em ambientes escolares e não escolares, coordenando processos pedagógicos e educacionais. Estrutura Oferecida Laboratórios (Matemática, Tecnologia, Brinquedoteca, Sala de Práticas Pedagógicas), Salas para Intervenção (Clínica de Psicologia) Salas de Seminários, Anfiteatros e Biblioteca.

Plano de estudos

Módulos Fundamentos teórico- metodológicos da Educação Inclusiva; Políticas Públicas e a educação inclusiva: pressupostos e perspectivas; Tópicos Especiais em Educação Inclusiva: estigmas e preconceitos; Bases psicológicas da Deficiência Mental; Deficiência Auditiva: Concepções e Metodologia; Deficiência Visual: Concepções e Metodologia; Síndrome de Down e Síndromes Diversas; Educação Inclusiva: gestão, currículo e organização do trabalho pedagógico; Educação Inclusiva e Família; Tecnologias Assistivas; Didática do Ensino Superior; Seminários Integrados de Pesquisa; Metodologia Científica Tópicos Especiais (Didática, Ciência e Pesquisa); Seminários de Integração e Pesquisa.

Requisitos

Público-Alvo Graduados em Psicologia e Pedagogia. Coordenadores Pedagógicos, Gestores de instituições escolares e não escolares, profissionais da área da assistência social, e demais áreas que envolvam o processo de inclusão. Requisitos Possuir Curso Superior (a expedição do certificado de conclusão da pós-graduação lato-sensu e respectivo histórico escolar estão condicionados à apresentação de Diploma de Curso Superior).

Oferta Educativa semelhante