Pós-graduação em Marketing, Comunicação e Negócios (Ourinhos, São Paulo)

Faculdades Integradas de Ourinhos

Localização:Ourinhos - São Paulo

Duração:20 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Plano de estudos

Módulo I Gestão de Marketing Gestão de Marketing – Fundamentos Ambiente e sistema de marketing. Os mercados e segmentação de mercado. Sistema de informação de marketing. Visão geral do composto de marketing e da administração de marketing. Subsistemas de distribuição. Comportamento do Consumidor O comportamento do consumidor e o mercado. Grupos sociais e formação de status. O aprendizado no comportamento do consumidor. Processos perceptivos e motivacionais. Teorias da personalidade. Atitude, mudanças de atitude e estilo de vida. O processo decisório. Gerência de Produtos e Marcas Composto e Desenvolvimento de Novos Produtos. Ciclo de Vida de Produtos. Portfólio de Produtos. Design e Tecnologia de Embalagem. Estratégia, Posicionamento e Identidade da Marca. Estudos de casos. CRM – Customer Relationship Management Marketing de massa x Marketing de Relacionamento. Vantagens do CRM. Tipos de CRM. Estratégias que afetam o CRM. Estágios do processo evolutivo do CRM nas empresas. Relacionamento e Fidelização. Passos para implantação do CRM. Lifetime value. Obstáculos, metas e plano de medidas. Estudo de caso. Módulo II Propaganda e Comunicação Criação e Linguagem Publicitária Pesquisa de criação. Processo de criação. As peças que compõem a campanha publicitária. A linguagem publicitária aplicada às peças da campanha. Modelos para elaboração de texto publicitário. Exercícios de preparação de campanhas, anúncios, outdoors, spots e comerciais de TV. Plano de Propaganda e Comunicação Planejamento de Comunicação Integrada - PCI. Modelo de planejamento de comunicação. Empresa, produto ou serviço. Mercado e concorrência. Posicionamento. Definição do público-alvo e área de ação. Objetivos de marketing e de comunicação. Direito do Consumidor e Ética na Propaganda Aspectos éticos e legais da propaganda e da comunicação. O Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR. Propaganda abusiva e propaganda enganosa. Módulo III Vendas e Distribuição Gestão da Força de Vendas Relação estratégica entre Gestão de Marketing e Gestão da Força de Vendas. Métodos de organização da força de vendas. Negociação. Treinamento, motivação e liderança da equipe de vendas. Controle, análise e avaliação de desempenho de vendedores. Canais de Distribuição e Logística Canais de distribuição e modalidades logísticas. Armazenamento, movimentação e logística integradas. ERP e sistemas de transferências de informações eletrônicos. Modelos de atuação combinada. Gerenciamento de canais de vendas nacionais e modalidades internacionais. Logística de resposta de serviços. Estratégias de Promoção de Vendas e Merchandising Estratégias de Promoção. Mecânicas e ferramentas de Promoção de Vendas. Modelos de Merchandising. Lay-Out. Exposição de Produtos. Assistência ao Consumidor. Supervisão. Estudos de casos. Módulo IV Ensino e Pesquisa Métodos e Técnicas de Pesquisa Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa com seres humanos. Elaboração do projeto da monografia. Metodologia do Ensino Superior Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior. Módulo V Tópicos Especiais Tópicos Especiais Serão ministrados temas atuais e emergentes, tais como: Marketing de Serviços; Marketing Político; Psicologia da Comunicação; Marketing Ambiental; etc.

Requisitos

PÚBLICO ALVO Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, nas áreas de Administração de Empresas, Comunicação Social, Marketing e Propaganda, Publicidade e áreas afins; executivos, gerentes, consultores que pretendem atualizar conhecimentos e otimizar suas habilidades gerenciais na área. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA a) Uma Fotocópia do RG e do CPF b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação d) Uma Foto 3x4 recente e) Curriculum Vitae

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