Especialização em Infância, Aprendizagem e Linguagem - Uma Perspectiva Psicolinguística (Salvador, Bahia)

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Localização:Salvador - Bahia

Duração:14 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

A relação fundamental entre educação infantil e propostas educativas de qualidade instaura-se na contemporaneidade como uma exigência. A educação infantil de 0 a 5 anos vem sendo posta em evidência e vista, de forma mais contundente, como um investimento primordial ao desenvolvimento pleno do infante que lhe trará benefícios ao longo da vida. Entretanto, uma cultura de Pedagogia da Infância ainda vem se consolidando no Brasil apesar de, na atualidade, a educação infantil ser amparada pela Constituição de 1988.

Contudo, para compreender a criança em suas diferentes facetas faz-se necessário conhecê-la. Este entendimento perpassa por compreender as etapas do seu desenvolvimento e de como adquire e desenvolve a linguagem, mas especificamente a oral e a escrita.

O presente curso reflete o campo da infância e da aquisição da linguagem infantil desde uma perspectiva da Psicolinguística, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Educacional. Em torno a essa temática cabem algumas reflexões: O que é linguagem? Como o ser humano a adquire? Como as crianças de 0 a 3 anos a desenvolve? E as de 4 a 6? Quais as diferenças entre linguagem oral e escrita? Quais as principais desordens relacionadas a linguagem? Como focalizar nas relações educativas pedagógicas na educação infantil? Como estimular a linguagem oral e escrita na sala de aula? Qual a importância dos jogos de linguagem? E do desenvolvimento emocional da criança? Estas e outras questões de suma relevância nos processos de desenvolvimento humano e de ensino-aprendizagem serão trabalhadas no decorrer da especialização.

Objetivo:
Compreender a influência da linguística e da psicolinguística em crianças de 0 a 6 anos a partir da análise aprofundada nos fundamentos teóricos e metodológicos do tema, promovendo a compreensão ampla sobre os fenômenos da aprendizagem da linguagem nesta fase de desenvolvimento infantil.

Público-Alvo: Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores e demais profissionais de nível superior envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Plano de estudos

DISCIPLINA

Psicolinguística
Psicologia do desenvolvimento infantil
Bases neurológicas da linguagem
Aquisição da linguagem oral
Aquisição da linguagem escrita
Aspectos políticos e oficiais da ed.
infantil
Inteligência emocional na infância
Ludicidade e infância
Inclusão e dificuldades de
aprendizagem
Sociabilidade e Linguagem
Literatura infantil e contação de
história
Linguagem oral e escrita: desafios e
possibilidades à prática pedagógica

Requisitos

Documentação necessária para inscrição:

1) Cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão da graduação ou o original do documento para conferência/autenticação.
2) Carta de intenção
3) 1 foto 3x4 colorida
4) Currículo resumido
5) Cópia do RG e CPF

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