Especialização em Cultura, Identidade e História (Torres, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Localização:Torres - Rio Grande do Sul
Duração:2 Anos
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O século XX testemunhou a expansão da modernização em proporções mundiais, resultando na interação entre culturas globalizadas e a preservação de culturas regionais. O grande paradoxo neste fenômeno de expansão e instalação da modernidade em nossa sociedade é que, na mesma medida em que esta se expande, ela se fragmenta em um sem número de matizes (nacionalidades ou grupos identitários) que não se sentem pertencentes a uma mesma identidade. A trajetória dos sujeitos na modernidade não é mais vista somente como uma experiência conjunta e sim como caminhos que são trilhados pelos próprios indivíduos de cada grupo. As bases do Curso de Especialização Cultura, Identidade e História estão pautadas na dimensão epistemológica da relação entre manifestações culturais, artefatos pedagógicos, educação, construção de identidades e processos históricos. Concebemos o processo histórico, a sua reflexão e a sua dinâmica como um dos constituintes formadores das subjetividades envolvidas na aprendizagem e, em decorrência, na transformação das identidades e da realidade. Buscamos promover a aproximação entre o que se ensina nas escolas e o que se produz na sociedade em diferentes pedagogias culturais, o cinema, a música, a literatura, as artes, a propaganda e as relações virtuais presentes nas redes digitais. É nosso objetivo capacitar os alunos para os novos desafios que constantemente manifestam-se no campo profissional. Nossas disciplinas atendem a uma formação que prioriza a interculturalidade e as diversas formas de construção das identidades. Atendemos um ensino em que a experiência do debate, da leitura e da produção científica permite a conexão com outras experiências e manifestações culturais do nosso próprio tempo.
Objetivo Geral
- Qualificar profissionais da área das Ciências Humanas para que atuem em uma perspectiva interdisciplinar; - promover a atualização do debate teórico, da reflexão e da produção de conhecimento; - atender a demanda dos alunos egressos dos cursos de graduação da ULBRA; - capacitar os profissionais da área de ensino a desenvolverem competências pedagógicas no trato das diferenças culturais; - criar um espaço de estudos, análise e discussão sobre a cultura e suas conexões com o amplo panorama das práticas sociais contemporâneas; - Qualificar profissionais para que atuem no ensino em uma perspectiva contemporânea, interdisciplinar e que atualize o debate teórico, a reflexão e a produção de conhecimento; - desenvolver programas de educação sob o tema da pluralidade cultural; - identificar alternativas teórico-metodológicas para a abordagem crítica das questões sobre identidade, cultura e história. - implementar debates e reflexões críticas relacionadas com a temática do curso; - propiciar a atualização bibliográfica nas diferentes áreas do conhecimento propostas pelo curso;
Objetivos Específicos
- proporcionar a experiência da prática de pesquisa, estimulando a produção de artigos/textos de nível acadêmico;
- contribuir para a compreensão dos processos de construção das identidades culturais;
- proporcionar a qualificação de professores para a atuação nos espaços de ensino/ aprendizagem.
Público-Alvo
Profissionais graduados em História, Letras, Pedagogia, Psicologia, Geografia, Comunicação Social e outras áreas afins, interessados na discussão e análise das manifestações culturais e das construções de identidades na contemporaneidade. Direciona-se especialmente a docentes que queiram iniciar-se na prática investigativa e constituir formação para o magistério superior.
O século XX testemunhou a expansão da modernização em proporções mundiais, resultando na interação entre culturas globalizadas e a preservação de culturas regionais. O grande paradoxo neste fenômeno de expansão e instalação da modernidade em nossa sociedade é que, na mesma medida em que esta se expande, ela se fragmenta em um sem número de matizes (nacionalidades ou grupos identitários) que não se sentem pertencentes a uma mesma identidade. A trajetória dos sujeitos na modernidade não é mais vista somente como uma experiência conjunta e sim como caminhos que são trilhados pelos próprios indivíduos de cada grupo. As bases do Curso de Especialização Cultura, Identidade e História estão pautadas na dimensão epistemológica da relação entre manifestações culturais, artefatos pedagógicos, educação, construção de identidades e processos históricos. Concebemos o processo histórico, a sua reflexão e a sua dinâmica como um dos constituintes formadores das subjetividades envolvidas na aprendizagem e, em decorrência, na transformação das identidades e da realidade. Buscamos promover a aproximação entre o que se ensina nas escolas e o que se produz na sociedade em diferentes pedagogias culturais, o cinema, a música, a literatura, as artes, a propaganda e as relações virtuais presentes nas redes digitais. É nosso objetivo capacitar os alunos para os novos desafios que constantemente manifestam-se no campo profissional. Nossas disciplinas atendem a uma formação que prioriza a interculturalidade e as diversas formas de construção das identidades. Atendemos um ensino em que a experiência do debate, da leitura e da produção científica permite a conexão com outras experiências e manifestações culturais do nosso próprio tempo.
Objetivo Geral
- Qualificar profissionais da área das Ciências Humanas para que atuem em uma perspectiva interdisciplinar; - promover a atualização do debate teórico, da reflexão e da produção de conhecimento; - atender a demanda dos alunos egressos dos cursos de graduação da ULBRA; - capacitar os profissionais da área de ensino a desenvolverem competências pedagógicas no trato das diferenças culturais; - criar um espaço de estudos, análise e discussão sobre a cultura e suas conexões com o amplo panorama das práticas sociais contemporâneas; - Qualificar profissionais para que atuem no ensino em uma perspectiva contemporânea, interdisciplinar e que atualize o debate teórico, a reflexão e a produção de conhecimento; - desenvolver programas de educação sob o tema da pluralidade cultural; - identificar alternativas teórico-metodológicas para a abordagem crítica das questões sobre identidade, cultura e história. - implementar debates e reflexões críticas relacionadas com a temática do curso; - propiciar a atualização bibliográfica nas diferentes áreas do conhecimento propostas pelo curso;
Objetivos Específicos
- proporcionar a experiência da prática de pesquisa, estimulando a produção de artigos/textos de nível acadêmico;
- contribuir para a compreensão dos processos de construção das identidades culturais;
- proporcionar a qualificação de professores para a atuação nos espaços de ensino/ aprendizagem.
Público-Alvo
Profissionais graduados em História, Letras, Pedagogia, Psicologia, Geografia, Comunicação Social e outras áreas afins, interessados na discussão e análise das manifestações culturais e das construções de identidades na contemporaneidade. Direciona-se especialmente a docentes que queiram iniciar-se na prática investigativa e constituir formação para o magistério superior.
Matriz Curricular
A Relação Nautreza Sociedade na História
Arte, Cultura e Sociedade
Biografias - Identidades Literárias
Cibercultura - Construindo Novas Identidades
Construção do Conhecimento Científico
Identidade Cultural Riograndense
Literatura Gauchesca-entre História, Cultura e Identidade
Memória - A Construção do Imaginário da Cidade
Memória, História e Identidade-Questões Teóricas e Debates
Pós Modernidade, Cultura e História
Trabalho de Conclusão de Curso
A Relação Nautreza Sociedade na História
Arte, Cultura e Sociedade
Biografias - Identidades Literárias
Cibercultura - Construindo Novas Identidades
Construção do Conhecimento Científico
Identidade Cultural Riograndense
Literatura Gauchesca-entre História, Cultura e Identidade
Memória - A Construção do Imaginário da Cidade
Memória, História e Identidade-Questões Teóricas e Debates
Pós Modernidade, Cultura e História
Trabalho de Conclusão de Curso
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