DFP_
Localização:Santos - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de FILOSOFIA da Católica UNISANTOS é pioneiro na região e referência no Estado de São Paulo. O curso propicia a compreensão crítica do processo de constituição da cultura ocidental por meio do conhecimento de concepções filosóficas, que vieram sendo constituídas até a atualizade. Questões de ética, política, estética, lógica, conhecimento e educação são problematizadas. É um curso que pretende formar profissionais culturalmente esclarecidos, com consciência de que são os sujeitos ativos nos processos de constituição do mundo e da subjetividade dos homens.
Campo de atuação: Cursando Licenciatura em FILOSOFIA na Católica UNISANTOS você pode lecionar no Ensino Fundamental e Médio, participando de maneira criativa e crítica do cotidiano escolar e do cenário atual da Educação brasileira.
Programas de estágio: Na Católica UNISANTOS você tem a oportunidade de estagiar nas escolas conveniadas e no Centro Cidadão, projeto desenvolvido por professores e alunos do Centro de Ciências da Educação junto à comunidade, observando aulas de Filosofia nos Ensinos Fundamental e Médio e desenvolvendo projetos pedagógicos. Assim como em outras instituições conveniadas, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão comunitária.
Projeto comunitário: atuação no Núcleo de Extensão Comunitária (Necom), mediante desenvolvimento do Projeto CineJovem, na Paróquia da Aparecida, em Santos.
Filosofia para Crianças e Jovens: o currículo do Curso, por meio da disciplina Prática de Ensino, prepara para a docência em Ensino Fundamental e Médio, tendo como diferencial a atenção ao Ensino de Filosofia para Crianças e Jovens.
Corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores, com forte experiência profissional.
DIFERENCIAIS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (CCE)
Programa Pioneiro de Residência Pedagógica: convênio com a Prefeitura Municipal de Santos, no qual os acadêmicos e alunos do Ensino Fundamental vivenciam, no cotidiano escolar, as relações educacionais.
Centro Cidadão: oferta de cursos para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio - espaço para prática pedagógica supervisionada.
DIFERENCIAIS INSTITUCIONAIS
Programa de Iniciação Científica: atividades de pesquisa realizadas sob orientação de professor responsável, com bolsa do CNPq, ou institucional.
Excelente infraestrutura: laboratórios e auditórios; recursos didáticos atuais; biblioteca com vasto acervo de obras, especificamente de obras filosóficas.
Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (IPECI): trabalho em grupos de pesquisa com oportunidade de bolsa.
Trabalho comunitário: atuação em projetos de extensão comunitária como o CineJovem, que através de filmes discute Filosofia de uma maneira mais próxima ao cotidiano da comunidade.
Nota 5 no ENADE, sendo considerado o melhor curso do estado de São Paulo e o quinto melhor do País.
Formação com competência profissional reconhecida pelo mercado de trabalho, com o diferencial de formação para trabalho com Filosofia para crianças e jovens.
Maior e mais completa infraestrutura laboratorial da região.
Campo de atuação: Cursando Licenciatura em FILOSOFIA na Católica UNISANTOS você pode lecionar no Ensino Fundamental e Médio, participando de maneira criativa e crítica do cotidiano escolar e do cenário atual da Educação brasileira.
Programas de estágio: Na Católica UNISANTOS você tem a oportunidade de estagiar nas escolas conveniadas e no Centro Cidadão, projeto desenvolvido por professores e alunos do Centro de Ciências da Educação junto à comunidade, observando aulas de Filosofia nos Ensinos Fundamental e Médio e desenvolvendo projetos pedagógicos. Assim como em outras instituições conveniadas, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão comunitária.
Projeto comunitário: atuação no Núcleo de Extensão Comunitária (Necom), mediante desenvolvimento do Projeto CineJovem, na Paróquia da Aparecida, em Santos.
Filosofia para Crianças e Jovens: o currículo do Curso, por meio da disciplina Prática de Ensino, prepara para a docência em Ensino Fundamental e Médio, tendo como diferencial a atenção ao Ensino de Filosofia para Crianças e Jovens.
Corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores, com forte experiência profissional.
DIFERENCIAIS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (CCE)
Programa Pioneiro de Residência Pedagógica: convênio com a Prefeitura Municipal de Santos, no qual os acadêmicos e alunos do Ensino Fundamental vivenciam, no cotidiano escolar, as relações educacionais.
Centro Cidadão: oferta de cursos para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio - espaço para prática pedagógica supervisionada.
DIFERENCIAIS INSTITUCIONAIS
Programa de Iniciação Científica: atividades de pesquisa realizadas sob orientação de professor responsável, com bolsa do CNPq, ou institucional.
Excelente infraestrutura: laboratórios e auditórios; recursos didáticos atuais; biblioteca com vasto acervo de obras, especificamente de obras filosóficas.
Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (IPECI): trabalho em grupos de pesquisa com oportunidade de bolsa.
Trabalho comunitário: atuação em projetos de extensão comunitária como o CineJovem, que através de filmes discute Filosofia de uma maneira mais próxima ao cotidiano da comunidade.
Nota 5 no ENADE, sendo considerado o melhor curso do estado de São Paulo e o quinto melhor do País.
Formação com competência profissional reconhecida pelo mercado de trabalho, com o diferencial de formação para trabalho com Filosofia para crianças e jovens.
Maior e mais completa infraestrutura laboratorial da região.
DISCIPLINAS
Atividades acadêmico-científico-culturais I
Atividades para a formação docente I
Estética I
Filosofia da educação I
História da filosofia antiga I
Lógica I
Metodologia da pesquisa I
Problemas do homem contemporâneo I
Psicologia da educação I
Sociologia I
Tópicos gerais da educação
Atividades acadêmico-científico-culturais II
Atividades para a formação docente II
Estética II
Filosofia da educação II
História da filosofia antiga II
Lógica II
Metodologia da pesquisa II
Prática de ensino fundamental e médio
Problemas do homem contemporâneo II
Psicologia da educação II
Sociologia II
Atividades acadêmico-científico-culturais III
Didática I
Estágio curricular supervisionado em filosofia I
Filosofia da religião I
História da filosofia medieval I
História da filosofia moderna I
Ontologia I
Prática de ensino de filosofia I
Teoria do conhecimento I
Atividades acadêmico-científico-culturais IV
Didática II
Estágio curricular supervisionado em filosofia II
Filosofia da religião II
História da filosofia medieval II
História da filosofia moderna II
Ontologia II
Prática de ensino de filosofia II
Teoria do conhecimento II
Atividades acadêmico-científico-culturais V
Estágio curricular supervisionado em filosofia III
Ética I
Filosofia da ciência I
Filosofia política I
História da filosofia contemporânea I
Libras
Políticas educacionais da educação básica I
Prática de ensino de filosofia III
Trabalho de conclusão de curso I
Atividades acadêmico-científico-culturais VI
Estágio curricular supervisionado em filosofia IV
Ética II
Filosofia da ciência II
Filosofia política II
História da filosofia contemporânea II
Políticas educacionais da educação básica II
Prática de ensino de filosofia IV
Trabalho de conclusão de curso II
Atividades acadêmico-científico-culturais I
Atividades para a formação docente I
Estética I
Filosofia da educação I
História da filosofia antiga I
Lógica I
Metodologia da pesquisa I
Problemas do homem contemporâneo I
Psicologia da educação I
Sociologia I
Tópicos gerais da educação
Atividades acadêmico-científico-culturais II
Atividades para a formação docente II
Estética II
Filosofia da educação II
História da filosofia antiga II
Lógica II
Metodologia da pesquisa II
Prática de ensino fundamental e médio
Problemas do homem contemporâneo II
Psicologia da educação II
Sociologia II
Atividades acadêmico-científico-culturais III
Didática I
Estágio curricular supervisionado em filosofia I
Filosofia da religião I
História da filosofia medieval I
História da filosofia moderna I
Ontologia I
Prática de ensino de filosofia I
Teoria do conhecimento I
Atividades acadêmico-científico-culturais IV
Didática II
Estágio curricular supervisionado em filosofia II
Filosofia da religião II
História da filosofia medieval II
História da filosofia moderna II
Ontologia II
Prática de ensino de filosofia II
Teoria do conhecimento II
Atividades acadêmico-científico-culturais V
Estágio curricular supervisionado em filosofia III
Ética I
Filosofia da ciência I
Filosofia política I
História da filosofia contemporânea I
Libras
Políticas educacionais da educação básica I
Prática de ensino de filosofia III
Trabalho de conclusão de curso I
Atividades acadêmico-científico-culturais VI
Estágio curricular supervisionado em filosofia IV
Ética II
Filosofia da ciência II
Filosofia política II
História da filosofia contemporânea II
Políticas educacionais da educação básica II
Prática de ensino de filosofia IV
Trabalho de conclusão de curso II
DFP_