Duração:1 Ano
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
OBJETIVOS:
A habilitação, Física, do curso Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes atende aos requisitos da Resolução CNE nº2 de 26/06/97, que prevê a duração de um ano para a sua integralização, com uma carga horária de 540h, sendo 240h teóricas e 300h práticas.
HORÁRIO:
O aluno deverá seguir o cronograma disponibilizado pela coordenação do curso.
Todas as aulas são realizadas a distância através do ambiente virtual do aluno (AVA).
Para o acesso completo o aluno deverá acompanhar os passos descritos no manual do aluno.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Todas as atividades acontecerão a distância, somente teremos um encontro presencial para a realização das avaliações finais.
O estágio supervisionado deverá ser realizado nos locais conveniados com a instituição.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) gerenciado por uma LMS, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exeqüibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso de Física adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos pólos.
Disciplinas
Didática geral
Estrutura e funcionamento do ensino
Estágio supervisionado I
Língua brasileira de sinais (Libras)
Prática de ensino I
Psicologia da educação I
Estágio supervisionado II
Física aplicada
Física geral
Mecânica
Metodologia do ensino de física