DFP_
Localização:Franca - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O curso de licenciatura plena em História visa a uma formação tanto específica quanto interdisciplinar. Assim, o aluno discutirá temas relacionados tanto às disciplinas históricas básicas - como história antiga, história medieval, história moderna, história contemporânea, história do Brasil, história da América, entre outras - , quanto às disciplinas auxiliares da área das ciências humanas e sociais, como filosofia, política, economia, antropologia, sociologia, entre outras. Os fundamentos humanísticos curriculares buscam habilitar o aluno para o desempenho de funções além da docência de história no ensino fundamental e médio.
As disciplinas que compõem sua grade objetivam formar um profissional crítico e enfatizam a reflexão teórica e a pesquisa histórica. Os conteúdos contemplam a diversidade de representações e a pluralidade de interpretações produzidas pelas experiências históricas. O projeto pedagógico do curso prevê um ensino realizado juntamente com as atividades de iniciação à pesquisa para formar, além do professor, o pesquisador de história. Com isso, ele não apenas observará as diferentes maneiras por meio das quais a história foi construída ao longo do tempo, como também contribuirá para o conhecimento histórico por meio da análise de novas fontes de pesquisa e de diferentes interpretações sobre processos históricos anteriormente analisados.
O profissional formado em História encontra facilidade de inserção no mercado de trabalho, uma vez capacitado e habilitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões. Poderá atuar como professor do ensino fundamental e médio em instituições de ensino, em museus, em órgãos de preservação de documentos, no desenvolvimento de políticas de gestão do patrimônio cultural e em assessoria a projetos de instituições públicas e privadas. Encontra-se apto a desempenhar funções até aqui pouco exploradas, mas em fase de expansão, como o turismo cultural, a consultoria em eventos e atividades que requeiram conhecimento técnico do passado.
A organização sistemática de arquivos históricos em cidades de pequeno e médio porte configura-se como outra área nova de trabalho para o formado em História. Essa atividade é crucial para o conhecimento histórico, uma vez que a história da maioria dessas cidades ainda necessita ser revisitada pelo profissional formado em História. O desenvolvimento de novas técnicas de pesquisa e a discussão de novos métodos de análise do passado vêm permitindo ao pesquisador a construção de novos enfoques e um melhor aproveitamento das fontes de pesquisa presentes nesses arquivos históricos, a serem organizados pelo profissional formado em História.
Por fim, a ênfase dada atualmente à educação como diferencial entre as nações indica que a busca pela profissão de professor configura-se como es
As disciplinas que compõem sua grade objetivam formar um profissional crítico e enfatizam a reflexão teórica e a pesquisa histórica. Os conteúdos contemplam a diversidade de representações e a pluralidade de interpretações produzidas pelas experiências históricas. O projeto pedagógico do curso prevê um ensino realizado juntamente com as atividades de iniciação à pesquisa para formar, além do professor, o pesquisador de história. Com isso, ele não apenas observará as diferentes maneiras por meio das quais a história foi construída ao longo do tempo, como também contribuirá para o conhecimento histórico por meio da análise de novas fontes de pesquisa e de diferentes interpretações sobre processos históricos anteriormente analisados.
O profissional formado em História encontra facilidade de inserção no mercado de trabalho, uma vez capacitado e habilitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões. Poderá atuar como professor do ensino fundamental e médio em instituições de ensino, em museus, em órgãos de preservação de documentos, no desenvolvimento de políticas de gestão do patrimônio cultural e em assessoria a projetos de instituições públicas e privadas. Encontra-se apto a desempenhar funções até aqui pouco exploradas, mas em fase de expansão, como o turismo cultural, a consultoria em eventos e atividades que requeiram conhecimento técnico do passado.
A organização sistemática de arquivos históricos em cidades de pequeno e médio porte configura-se como outra área nova de trabalho para o formado em História. Essa atividade é crucial para o conhecimento histórico, uma vez que a história da maioria dessas cidades ainda necessita ser revisitada pelo profissional formado em História. O desenvolvimento de novas técnicas de pesquisa e a discussão de novos métodos de análise do passado vêm permitindo ao pesquisador a construção de novos enfoques e um melhor aproveitamento das fontes de pesquisa presentes nesses arquivos históricos, a serem organizados pelo profissional formado em História.
Por fim, a ênfase dada atualmente à educação como diferencial entre as nações indica que a busca pela profissão de professor configura-se como es
Disciplinas
Atividades complementares
Demografia e análise populacional
Fundamentos da antropologia e da sociologia
Geografia
História antiga
História do pensamento geográfico
História medieval
Leitura e produção de textos
Metodologia da história e da pesquisa
Prática de ensino I
Psicologia da educação
Atividades complementares
Didática
Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio
Estágio supervisionado
Filosofia
Filosofia da ciência
Geog. econ. do Brasil
História da América I
História do Brasil I
História moderna
Prática de ensino II
Teoria da história
Arquivística, museologia e patrimônio histórico cultural (com ênfase na história regional)
Atividades complementares
Estágio supervisionado
Filosofia política
História contemporânea
História da América II
História da África negra
História do Brasil II
Língua brasileira de sinais-Libras
Prática de ensino III
Trabalho de conclusão de curso
Atividades complementares
Demografia e análise populacional
Fundamentos da antropologia e da sociologia
Geografia
História antiga
História do pensamento geográfico
História medieval
Leitura e produção de textos
Metodologia da história e da pesquisa
Prática de ensino I
Psicologia da educação
Atividades complementares
Didática
Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio
Estágio supervisionado
Filosofia
Filosofia da ciência
Geog. econ. do Brasil
História da América I
História do Brasil I
História moderna
Prática de ensino II
Teoria da história
Arquivística, museologia e patrimônio histórico cultural (com ênfase na história regional)
Atividades complementares
Estágio supervisionado
Filosofia política
História contemporânea
História da América II
História da África negra
História do Brasil II
Língua brasileira de sinais-Libras
Prática de ensino III
Trabalho de conclusão de curso
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