DFP_
Localização:Vila Velha - Espírito Santo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Formar profissional para atuar na docência e no segmento educacional, desde a definição de políticas educacionais até a organização de processos de ensino e aprendizagem que ocorrem nas práticas educativas escolares e não escolares, que seja capaz de articular o ensino com a realidade local, regional e nacional.
Mercado de trabalho
São inúmeras as possibilidades de atuação do profissional de pedagogia. Entre elas, destacam-se:
Docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental nas escolas das redes públicas, particular, comunitária e filantrópica, entre outras;
Docência em cursos de nível médio ou em cursos superiores, inclusive na Educação à Distância;
Prestar concursos públicos para função de Técnico em Assuntos Educacionais ou funções similares;
Organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e extra-escolares;
Produção e divulgação de material instrucional, de teor científico ou tecnológico, do campo educacional inclusive para execução de cursos à distância;
Assessoria pedagógica em escolas, faculdades, agencias de treinamento, órgãos públicos etc;
Gestão e coordenação de processos educativos nas áreas de administração, planejamento, execução e avaliação de atividades educativas para a educação básica e outras demandadas pela realidade social;
Seleção e treinamento de pessoas em diversas organizações;
Implementação de projetos educacionais em instituições de apoio a crianças, jovens, adultos, portadores de necessidades especiais e idosos, entre outros.
Objetivos
Prover ação educativa e processos pedagógicos, integrando os conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.
Articular o estágio curricular supervisionado com o ensino, a pesquisa e a extensão, pautado em vivências reflexivas inerentes à dinâmica de atuação do pedagogo.
Qualificar para o posicionamento crítico e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira.
Perfil profissional
Um profissional com sólida formação teórica, técnica, científica e pedagógica em docência, que compreenda a diversidade do processo educativo e esteja comprometido com seu contínuo aperfeiçoamento.O pedagogo egresso da UVV utiliza a pesquisa e a atitude investigativa como aliadas da prática pedagógica e da produção de novos conhecimentos e estará apto a: • Educar crianças, jovens e adultos de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual e social;• Trabalhar em espaços escolares e não escolares na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, com ética e respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, minorias sociais, entre outras;• Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolviment humano;• Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;• Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares, usando a legislação de ensino, realizando pesquisas sobre a realidade sociocultural em que os alunos se desenvolvem, sobre processos de ensinar e de aprender em diferentes meios, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;• Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
Formar profissional para atuar na docência e no segmento educacional, desde a definição de políticas educacionais até a organização de processos de ensino e aprendizagem que ocorrem nas práticas educativas escolares e não escolares, que seja capaz de articular o ensino com a realidade local, regional e nacional.
Mercado de trabalho
São inúmeras as possibilidades de atuação do profissional de pedagogia. Entre elas, destacam-se:
Docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental nas escolas das redes públicas, particular, comunitária e filantrópica, entre outras;
Docência em cursos de nível médio ou em cursos superiores, inclusive na Educação à Distância;
Prestar concursos públicos para função de Técnico em Assuntos Educacionais ou funções similares;
Organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e extra-escolares;
Produção e divulgação de material instrucional, de teor científico ou tecnológico, do campo educacional inclusive para execução de cursos à distância;
Assessoria pedagógica em escolas, faculdades, agencias de treinamento, órgãos públicos etc;
Gestão e coordenação de processos educativos nas áreas de administração, planejamento, execução e avaliação de atividades educativas para a educação básica e outras demandadas pela realidade social;
Seleção e treinamento de pessoas em diversas organizações;
Implementação de projetos educacionais em instituições de apoio a crianças, jovens, adultos, portadores de necessidades especiais e idosos, entre outros.
Objetivos
Prover ação educativa e processos pedagógicos, integrando os conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.
Articular o estágio curricular supervisionado com o ensino, a pesquisa e a extensão, pautado em vivências reflexivas inerentes à dinâmica de atuação do pedagogo.
Qualificar para o posicionamento crítico e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira.
Perfil profissional
Um profissional com sólida formação teórica, técnica, científica e pedagógica em docência, que compreenda a diversidade do processo educativo e esteja comprometido com seu contínuo aperfeiçoamento.O pedagogo egresso da UVV utiliza a pesquisa e a atitude investigativa como aliadas da prática pedagógica e da produção de novos conhecimentos e estará apto a: • Educar crianças, jovens e adultos de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual e social;• Trabalhar em espaços escolares e não escolares na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, com ética e respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, minorias sociais, entre outras;• Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolviment humano;• Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;• Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares, usando a legislação de ensino, realizando pesquisas sobre a realidade sociocultural em que os alunos se desenvolvem, sobre processos de ensinar e de aprender em diferentes meios, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;• Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
Introdução à Pedagogia
História da Educação
Sociologia da Educação
Lingua Portuguesa
Metodologia Científica
Filosofia da Educação
Didática e Formação Docente I
Psicologia da Educação I
Fundamentos Teóricos-Práticos da Educação Infantil
Currículo e Conhecimento
Políticas e Organização da Educação Básica I
Cultura Corporal na Escola
Didática e Formação Docente II
Educação Especial
Alfabetização e Letramento
Tecnologias, Comunicação e Educação
Pedagogia em Ambientes Não-Escolares
Psicologia e Educação II
Educação e Diversidade Etno-Cultural No Campo Indígena/Quilombola
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Língua Portuguesa
Avaliação Educacional
Fundamentos e Metodologia da Matemática I
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática I
Estágio Supervisionado I
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da História
Política e Organização da Educação Básica II
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino das Ciências Naturais I
Avaliação Institucional
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Geografia
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática II
Estágio Supervisionado II
Gestão dos Sistemas e Unidades Escolares
Língua Estrangeira
Fundamentos Teóricos-Práticos da Educação de Jovens e adultos
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino das Ciências Naturais II
Educação Profissional
Estágio Supervisionado III
Laboratório de Pesquisa Educacional
Planejamento e Projetos Educativos
Estatística Aplicada à Educação
Educação e Manifestações Expressivas
Educação, Cultura e Meio Ambiente
Educação e Saúde
Estágio Supervisionado IV
Monografia
Libras
Atividades Complementares
História da Educação
Sociologia da Educação
Lingua Portuguesa
Metodologia Científica
Filosofia da Educação
Didática e Formação Docente I
Psicologia da Educação I
Fundamentos Teóricos-Práticos da Educação Infantil
Currículo e Conhecimento
Políticas e Organização da Educação Básica I
Cultura Corporal na Escola
Didática e Formação Docente II
Educação Especial
Alfabetização e Letramento
Tecnologias, Comunicação e Educação
Pedagogia em Ambientes Não-Escolares
Psicologia e Educação II
Educação e Diversidade Etno-Cultural No Campo Indígena/Quilombola
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Língua Portuguesa
Avaliação Educacional
Fundamentos e Metodologia da Matemática I
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática I
Estágio Supervisionado I
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da História
Política e Organização da Educação Básica II
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino das Ciências Naturais I
Avaliação Institucional
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Geografia
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática II
Estágio Supervisionado II
Gestão dos Sistemas e Unidades Escolares
Língua Estrangeira
Fundamentos Teóricos-Práticos da Educação de Jovens e adultos
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino das Ciências Naturais II
Educação Profissional
Estágio Supervisionado III
Laboratório de Pesquisa Educacional
Planejamento e Projetos Educativos
Estatística Aplicada à Educação
Educação e Manifestações Expressivas
Educação, Cultura e Meio Ambiente
Educação e Saúde
Estágio Supervisionado IV
Monografia
Libras
Atividades Complementares
DFP_