Graduação em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Objetivos
O Curso de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, tem por objetivo primeiro, a capacitação profissional do egresso para atuação no segmento ocupacional da propaganda regional. Assim sendo, assume, nesta nova concepção curricular, uma ênfase voltada ao Marketing, já que essa perspectiva, além de mais adequada às exigências atuais do mercado de trabalho, visa a absorção mais eficiente do egresso pelo setor empresarial / industrial. A formação orientada para o Marketing abre inúmeras possibilidades de atuação profissional, não se limitando, como prescreve a atual grade curricular, às agências de propaganda ou veículos de comunicação.
Secundariamente, a habilitação em Publicidade e Propaganda pretende semear o interesse pela continuidade no processo de formação intelectual do aluno, através da introdução de disciplinas voltadas ao entendimento, aprofundamento, reflexão e produção, em caráter rudimentar, de pesquisas na área das Ciências da Comunicação e da Propaganda.
Perfil do Egresso
Se caracteriza pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos voltados para o diagnóstico, proposição e execução de soluções éticas de comunicação para o mercado, visando a consecução eficaz de objetivos e metas mercadológicos para empresas, anunciantes e instituições; Pelo desempenho de funções típicas do seu segmento ocupacional, em suas interfaces e interações com atividades correlatas ao campo da comunicação, e também com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as atividades de publicidade, propaganda e marketing possam interagir sinergicamente; Pela capacidade de diagnosticar problemas e oportunidades e propor, estrategicamente, soluções específicas e adequadas às situações e à realidade do mercado no qual o cliente se insere; Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária; Pelo trabalho como agente de comunicação em empresas, instituições, agências de propaganda, promoção, merchandising; assessorias ou consultorias de comunicação e marketing ou na indústria midiática; Pelo exercício das atividades de marketing de acordo com a realidade e as especificidades de mercado; Pela capacidade de planejar e realizar pesquisa durante sua formação na graduação, com vistas à continuidade de seus estudos na área da Comunicação Social, como instrumento gerador de conhecimento e crítica da realidade, enquanto agente potencial de mudança; Pelo comportamento ético, crítico e moral, de modo a contribuir construtivamente na solidificação de uma sociedade fraterna e justa, promovendo o equilíbrio efetivo entre a busca do sucesso profissional e a construção de valores individuais e coletivos alicerçados na conduta e nos princípios cristãos; Pelo exercício de todas as demais atividades que, no estado então vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo compromisso ético, pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação vigente, como características do profissional de Marketing, Publicidade e Propaganda.
Recursos
LABORATÓRIOS
- Centro de Recursos Audiovisuais
- Agência Experimental de Publicidade e Propaganda
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Fotografia
Disciplinas
Ativ. Aut. Realiz. Criação comunic publicitária
Atividades autônomas de estética e publicidade
Criação e comunicação publicitária
Estética e publicidade
Introdução ao marketing
Pf-prática de formação A
Psicologia apl prop e marketing
Sociologia geral e contemporânea
Teoria da comunicação
Teoria técn public e propag
Antropologia e cultura brasileira
Ativ aut informática apl à comunic publicitária
Atividades autônomas de fotografia publicitária I
Comunicação visual publicitária I
Epistemologia
Estudos do consumidor I
Estudos lingüísticos textos publicitários
Fotografia publicitária I
Informática aplicada à comunicação publicitária
Pf-prática de formação B
Antropologia teológica A
Ativ aut criação redação mídia eletrônica impressa
Criação e redação mídia eletrônica e impressa
Economia e administração
Estudos do consumidor II
Novas tecnologias na comunicação
Pesq comunicação I
Pf-prática de formação C
Semiótica e publicidade
Antropologia teológica B
Ativ aut comunicação visual publicitária II
Ativ aut fotografia publicitária II
Ativ aut produção publicitária rádio tv cinema I
Comunicação visual publicitária II
Fotografia publicitária II
Marketing I
Opinião pública e propaganda
Pesq comunicação II
Pf-prática de formação D
Produção publicitária p/ rádio, tv e cinema I
Administração de marketing
Ativ aut criação em agência experimental I
Ativ aut design de embalagens I
Ativ aut planejamento em agência experimental I
Ativ aut prod publicitária rádio, tv e cinema II
Criação em agência experimental I
Design de embalagens I
Ética e legisl publ prop
Logística e distribuição
Mídia I
Pesq marketing
Pf-prática de formação E
Planejamento em agência experimental I
Produção publicitária p/ rádio, tv e cinema II
Promoção de vendas I
Agência experimental II
Ativ aut agência experimental II
Ativ aut design de embalagens II
Comunicação integrada de marketing I
Design de embalagens II
Fundamentos de relações públicas
Mídia II
Pesq mercado
Pf-prática de formação F
Planejamento de comunicação
Promoção de vendas II
Sociologia comunicação
Téc atendim propag e marketing
Administração da força de vendas
Antropologia teológica C
Arquitetura de marcas
Ativ aut comunicação integrada de marketing II
Ativ aut projeto de pesquisa
Comunicação integrada de marketing II
Pf-prática de formação G
Planej de mídia
Planej estrat marketing
Planejamento de campanhas publicitárias
Proj pesquisa científica comunicação mercadológica
Ativ orient proj exper-criação
Ativ orient proj exper-marketing promocional
Ativ orient proj exper-mídia
Ativ orient proj exper-pesquisa em marketing
Ativ orient proj exper-redação
Ativ orient proj exper-supervisão de projeto
Atividades autônomas em projeto experimental
Expressão oral na comunicação
Pf-prática de formação H
Planejamento e orientação em projeto experimental
Projeto experimental em publicidade e marketing
Tópicos esp public marketing