Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
OBJETIVOS:
O momento atual pede por profissionais cada vez melhor capacitados para responder a uma demanda de mercado crescente na área de Tecnologia da Informação (TI).
Neste contexto, os profissionais formados pelo curso superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas da TI com predominância de uma delas.
Possuem formação direcionada para aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, com formação em gestão de processos de produção de bens e serviços e capacidade empreendedora, em sintonia com o mundo do trabalho.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.
Os egressos do Curso Superior de GTI poderão, se desejarem, realizar cursos de em pós graduação seja ela lato sensu (especialização) ou strito sensu (mestrado e doutorado).
HORÁRIO:
A educação a distância ofertada pela Universidade de Franca integra a tecnologia da informação e comunicação de ponta com momentos presenciais e fortalece as redes de relacionamento entre alunos e professores.
Assim, em qualquer lugar, o aluno poderá acessar os conteúdos dos cursos e as áreas interativas, maximizando seu tempo livre por meio dos recursos tecnológicos disponíveis.
Nos momentos presenciais, conteúdos serão discutidos a fim de alcançar o pleno entendimento da matéria estudada.
Será possível aprender “a qualquer hora e em qualquer lugar” sem perder o sabor de estar em uma Universidade, entre amigos e professores. Certamente, isto fará a diferença no futuro.
A fim de complementar o material impresso, a plataforma SISFAD (LMS) disponibiliza o material de apoio, textos, vídeos, animações, auto-avaliações etc., para que o aluno possa complementar seus estudos e ampliar seus conhecimentos.
O estudo desse conteúdo poderá gerar subsídios para a discussão de temas nas atividades presenciais ou mediatizadas.
Podemos dividir as atividades nessa modalidade em três partes;
1. Momentos presenciais
2. Atividades on-line mediatizadas por tutores
3. Estudo a distância monitorado - tutorado
4. Momentos presenciais
Os Momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso
A distribuição da carga horária de uma disciplina pode ser distribuída entre momentos presenciais e a distância, sendo assim, foi feito um estudo preliminar para identificar em quais disciplinas as atividades presenciais têm maior relevância e então definir a carga horária adequada dentro do design instrucional dos momentos presencial.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os Momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso
A distribuição da carga horária de uma disciplina pode ser distribuída entre momentos presenciais e a distância. Nessas atividades presenciais, os alunos dos pólos são atendidos pelo monitor local e pelo professor/palestrante via videoconferência ou aula presencial, por onde podem receber e esclarecer suas dúvidas sobre a matéria ministrada.
Nosso corpo docente está apto a transformar aulas tradicionais em transmissão de conhecimento para agregar valores e enriquecer o aprendizado do alunado. Para isso usará de recursos diferenciados, utilizando o recurso de multimídia com discussão; desenvolvimento de oficinas; contribuindo na formação do aluno, fazendo com que ele seja seu próprio agente de aprendizagem, desenvolvendo o gosto de aprender na busca constante de novos conhecimentos.
As avaliações também estão contempladas nos momentos presenciais.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) gerenciado por uma LMS, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno que poderá compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exeqüibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos pólos.
Disciplinas
Administração de sistemas de informação
Algoritmos e lógica aplicada à computação
Arquitetura e organização de computadores
Interpretação e produção de textos
Programação em linguagem visual
Teoria geral da administração
Banco de dados
Economia e finanças
Estrutura de dados
Matemática e estatística
Programação em linguagem avançado
Projeto multidisciplinar I
Sistemas operacionais
Engenharia de software
Interface humano-computador
Paradigmas de programação
Programação orientada a objeto
Projeto multidisciplinar II
Redes de computadores
Ética e legislação
Análise e projeto de sistemas
Desenvolvimento para Web
Economia e finanças
Gestão de inovações tecnológicas
Gestão de projetos
Gestão do conhecimento
Projeto multidisciplinar III
Segurança e auditoria de sistemas