DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
• Formar e qualificar docentes e pesquisadores para ampliar a produção do conhecimento em Educação com vistas à atuação profissional na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil;
• Produzir pesquisas qualificadas sobre Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Gestão e Avaliação de políticas em educação;
• Produzir e divulgar o conhecimento científico em Educação, seja por meio de participação seletiva em atividades promovidas por sociedades e organismos da área de educação, nacionais e internacionais, seja por meio de periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES;
• Disseminar e socializar o conhecimento produzido objetivando contribuir para o aprimoramento das políticas, programas e projetos de caráter educacional, elaborados pelo poder público nos três níveis de governo e/ou no âmbito do setor privado.
Público-Alvo
• Profissionais da área de educação e afins.
• Profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.
Área de Concentração: Educação
Linhas de Pesquisa
• Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Estuda a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas práticas pedagógicas, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente, articulados com os contextos socioculturais em que ocorrem.
• Políticas Públicas em Educação
Estuda os fundamentos e a atuação do Estado na perspectiva da garantia da Educação como direito social nos diversos níveis e modalidades de ensino, enfocando os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas relacionadas com educação.
Histórico
A proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas foi elaborada no início dos anos 90, tendo obtido recomendação da CAPES/MEC em 1997. Da criação do Programa até o ano de 2006, a Área de Concentração foi Ensino Superior e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Universidade, Docência e Formação de Professores.
A partir da promulgação da Lei nº. 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve várias alterações nas políticas educacionais do país, o que trouxe reflexos imediatos nas problematizações dos projetos de pesquisa dos docentes e nos interesses de investigação que moviam os candidatos a procurarem Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Diante desse quadro, o Corpo Docente Permanente do Programa elaborou uma Proposta Pedagógica, que, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário em 30/11/2006, passou a vigorar a partir de 2007, contemplando a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Práticas Pedagógicas e Formação do Educador.
A partir de 2010, em busca de aprimoramento constante e em consonância com as orientações da Comissão da Área de Educação da CAPES/MEC, o Corpo Docente Permanente do Programa prosseguiu discutindo o Projeto Pedagógico do Curso, tendo, então, elaborado uma proposta, readequando as Linhas de Pesquisa e algumas disciplinas, que, aprovada na 470ª Reunião do Conselho Universitário, realizada em 22/09/2011, contempla a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e Políticas Públicas em Educação.
Esta proposta curricular reestruturada passa a vigorar, então, para os ingressantes a partir de 2012.
• Formar e qualificar docentes e pesquisadores para ampliar a produção do conhecimento em Educação com vistas à atuação profissional na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil;
• Produzir pesquisas qualificadas sobre Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Gestão e Avaliação de políticas em educação;
• Produzir e divulgar o conhecimento científico em Educação, seja por meio de participação seletiva em atividades promovidas por sociedades e organismos da área de educação, nacionais e internacionais, seja por meio de periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES;
• Disseminar e socializar o conhecimento produzido objetivando contribuir para o aprimoramento das políticas, programas e projetos de caráter educacional, elaborados pelo poder público nos três níveis de governo e/ou no âmbito do setor privado.
Público-Alvo
• Profissionais da área de educação e afins.
• Profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.
Área de Concentração: Educação
Linhas de Pesquisa
• Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Estuda a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas práticas pedagógicas, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente, articulados com os contextos socioculturais em que ocorrem.
• Políticas Públicas em Educação
Estuda os fundamentos e a atuação do Estado na perspectiva da garantia da Educação como direito social nos diversos níveis e modalidades de ensino, enfocando os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas relacionadas com educação.
Histórico
A proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas foi elaborada no início dos anos 90, tendo obtido recomendação da CAPES/MEC em 1997. Da criação do Programa até o ano de 2006, a Área de Concentração foi Ensino Superior e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Universidade, Docência e Formação de Professores.
A partir da promulgação da Lei nº. 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve várias alterações nas políticas educacionais do país, o que trouxe reflexos imediatos nas problematizações dos projetos de pesquisa dos docentes e nos interesses de investigação que moviam os candidatos a procurarem Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Diante desse quadro, o Corpo Docente Permanente do Programa elaborou uma Proposta Pedagógica, que, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário em 30/11/2006, passou a vigorar a partir de 2007, contemplando a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Práticas Pedagógicas e Formação do Educador.
A partir de 2010, em busca de aprimoramento constante e em consonância com as orientações da Comissão da Área de Educação da CAPES/MEC, o Corpo Docente Permanente do Programa prosseguiu discutindo o Projeto Pedagógico do Curso, tendo, então, elaborado uma proposta, readequando as Linhas de Pesquisa e algumas disciplinas, que, aprovada na 470ª Reunião do Conselho Universitário, realizada em 22/09/2011, contempla a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e Políticas Públicas em Educação.
Esta proposta curricular reestruturada passa a vigorar, então, para os ingressantes a partir de 2012.
Disciplinas
- Avaliação da Aprendizagem (eletiva)
- Didática e Metodologia de Ensino (eletiva)
- Educação Brasileira (obrigatória)
- Educação e Reforma do Estado (eletiva)
- Educação, Estado e Democracia (eletiva)
- Epistemologia da Pesquisa em Educação (obrigatória)
- Epistemologia das Práticas de Alfabetização, Letramento e Numeramento (eletiva)
- Estudos em Avaliação (eletiva)
- Ética, Políticas Educacionais e o Direito à Educação (eletiva)
- Filosofia da Educação (eletiva)
- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas (eletiva)
- Gestão da Educação (eletiva)
- Pesquisa e Linguagem (eletiva)
- Planejamento e Avaliação dos Sistemas Educacionais (eletiva)
- Políticas de Formação de Professores e Trabalho Docente (eletiva)
- Políticas Públicas em Educação (eletiva)
- Psicologia da Educação (eletiva)
- Psicologia e Processos Educativos (eletiva)
- Seminário Avançado de Pesquisa (1) (módulo obrigatório)
- Seminário Avançado de Pesquisa (2) (módulo obrigatório)
- Seminário Avançado de Pesquisa (3) (módulo obrigatório)
- Avaliação da Aprendizagem (eletiva)
- Didática e Metodologia de Ensino (eletiva)
- Educação Brasileira (obrigatória)
- Educação e Reforma do Estado (eletiva)
- Educação, Estado e Democracia (eletiva)
- Epistemologia da Pesquisa em Educação (obrigatória)
- Epistemologia das Práticas de Alfabetização, Letramento e Numeramento (eletiva)
- Estudos em Avaliação (eletiva)
- Ética, Políticas Educacionais e o Direito à Educação (eletiva)
- Filosofia da Educação (eletiva)
- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas (eletiva)
- Gestão da Educação (eletiva)
- Pesquisa e Linguagem (eletiva)
- Planejamento e Avaliação dos Sistemas Educacionais (eletiva)
- Políticas de Formação de Professores e Trabalho Docente (eletiva)
- Políticas Públicas em Educação (eletiva)
- Psicologia da Educação (eletiva)
- Psicologia e Processos Educativos (eletiva)
- Seminário Avançado de Pesquisa (1) (módulo obrigatório)
- Seminário Avançado de Pesquisa (2) (módulo obrigatório)
- Seminário Avançado de Pesquisa (3) (módulo obrigatório)
Documentos Necessários
- Preenchimento do Formulário de Inscrição on-line
- Currículo Lattes *
- Histórico e Diploma **
- CPF e RG
- Foto 3x4
- Anteprojeto de Pesquisa – 3 vias
* Uma cópia impressa do Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, documentado e com cópia das produções bibliográficas.
** Só serão aceitos os diplomas de graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.
- Preenchimento do Formulário de Inscrição on-line
- Currículo Lattes *
- Histórico e Diploma **
- CPF e RG
- Foto 3x4
- Anteprojeto de Pesquisa – 3 vias
* Uma cópia impressa do Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, documentado e com cópia das produções bibliográficas.
** Só serão aceitos os diplomas de graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.
DFP_