Pós-graduação em Docência no Ensino Superior (Varginha, Minas Gerais) (Semipresencial)
Centro de Educação Profissional
DFP_
Localização:Varginha - Minas Gerais
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Semipresencial
DFP_
OBJETIVOS:
- Geral:
Preparar profissionais de todas as áreas do ensino, proporcionando um embasamento teórico-metodológico, das várias
possibilidades de atuação na educação Superior pautados na ética, nos desafios morais e tecnológicos.
- Específicos:
• Refletir sobre o atual momento sócio-político, filosófico e ético e suas influências na universidade.
• Explorar algumas novas categorias: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transversalidade.
• Conhecer oficinas de projetos de trabalho.
• Compreender as características e o significado da metodologia do ensino superior na formação do educando e nas formas
inovadoras para o cotidiano da prática educativa.
• Analisar as novas tecnologias de comunicação e de informação e a educação.
• Transitar pelas teorias pedagógicas e processos didáticos no cotidiano da escola.
• Identificar as teorias de avaliação da aprendizagem e familiarizar com a avaliação na universidade.
• Aprimorar o comportamento do professor na organização, na sala de aula, enquanto pessoa e enquanto ser de relações.
PUBLICO ALVO:
Profissionais bacharéis e licenciados em todas as áreas do ensino, que estão atuando ou desejam atuar no Ensino Superior.
- Geral:
Preparar profissionais de todas as áreas do ensino, proporcionando um embasamento teórico-metodológico, das várias
possibilidades de atuação na educação Superior pautados na ética, nos desafios morais e tecnológicos.
- Específicos:
• Refletir sobre o atual momento sócio-político, filosófico e ético e suas influências na universidade.
• Explorar algumas novas categorias: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transversalidade.
• Conhecer oficinas de projetos de trabalho.
• Compreender as características e o significado da metodologia do ensino superior na formação do educando e nas formas
inovadoras para o cotidiano da prática educativa.
• Analisar as novas tecnologias de comunicação e de informação e a educação.
• Transitar pelas teorias pedagógicas e processos didáticos no cotidiano da escola.
• Identificar as teorias de avaliação da aprendizagem e familiarizar com a avaliação na universidade.
• Aprimorar o comportamento do professor na organização, na sala de aula, enquanto pessoa e enquanto ser de relações.
PUBLICO ALVO:
Profissionais bacharéis e licenciados em todas as áreas do ensino, que estão atuando ou desejam atuar no Ensino Superior.
EIXO I: NÚCLEO DE ÁREA
Inclusão no Contexto das Instituições
Didática e Metodologia no Ensino
Pensamento Científico e Metodologia de Pesquisa
Avaliação da Aprendizagem
Tecnologia e Educação
Concepção de Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo
Trabalho de Conclusão de Curso
EIXO II: NÚCLEO ESPECÍFICO
Relações Interpessoais na Universidade
Fundamentos da Educação
Projetos na Educação Superior
Inclusão no Contexto das Instituições
Didática e Metodologia no Ensino
Pensamento Científico e Metodologia de Pesquisa
Avaliação da Aprendizagem
Tecnologia e Educação
Concepção de Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo
Trabalho de Conclusão de Curso
EIXO II: NÚCLEO ESPECÍFICO
Relações Interpessoais na Universidade
Fundamentos da Educação
Projetos na Educação Superior
DFP_