Pós-graduação em Educação Ambiental para Sociedade Sustentáveis (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Objetivo
O Curso de Especialização em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis visa contribuir para a formação teórico-prática de profissionais interessados em intervir em seus espaços de atuação, produzindo novas formas de pensar e de agir comprometidas com a qualidade da vida na Terra. Tem como objetivos: oferecer instrumentos teóricos para a compreensão dos problemas ambientais contemporâneos, a partir de uma concepção holística e transdisciplinar; oferecer informações sobre políticas e práticas sustentáveis desenvolvidas por órgãos internacionais, administrações públicas e movimentos sociais atentos à situação de emergência planetária; incentivar a criação de estratégias de educação ambiental que contribuam para
a superação da cultura antropocêntrica, individualista e consumista, em escolas, empresas, comunidades, universidades e organizações governamentais e não-governamentais.
As Três Ecologias (pessoal, social e ambiental) e a Ética do Cuidado são a referência fundamental da proposta. Metodologia
Nas últimas três ou quatro décadas, alguns dos problemas colocados para a humanidade não puderam ser respondidos de forma tradicional. É o caso das questões ecológicas, para os quais as respostas não podem ser buscadas nas especializações. De fato, estas questões não podem ser respondidas de maneira isolada pela geografia ou pela biologia, nem pela economia, ou pela sociologia, pois elas atravessam as especializações. Novos conhecimentos, brotados nas fronteiras entre elas, foram tecidos para constituir os saberes ecológicos. Toda a metodologia do Curso de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis busca evidenciar que os movimentos de conhecer não se encaixam no paradigma arbóreo porque estabelecem múltiplas relações que não obedecem nem respeitam os sólidos limites entre as especializações: são novos conhecimentos constituídos a partir do que transborda (DELEUZE, 1992) . Neste curso, a transdisciplinaridade é um conceito-ferramenta fundamental. Ele orienta a própria composição da coordenação, integrada pela professora Léa Tiriba, do Departamento de Educação, com a colaboração do professor Felipe Guanaes, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente/NIMA. Também na composição do quadro de professores está assegurada a perspectiva trasndisciplinar, na medida em que atuam no campo da Educação Ambiental, mas são oriundos de distintas áreas: Educação, Psicologia, Antropologia, Arquitetura, Medicina, Geografia, Serviço Social... É esta diversidade de campos de saberes que permite interfaces entre temáticas como saúde e meio ambiente; ou entre consumo, constituição de subjetividade e desequilíbrio ambiental. Vale ainda observar que algumas disciplinas estão sob a responsabilidade de mais de um professor justamente para assegurar a complementaridade de saberes em torno de uma temática/questão. Enfatizando a transdisciplinaridade, haverá uma palestras proferidas por um professor vinculado a um dos Departamentos da PUC, tratando de temáticas que perpassam a questão ambiental. Por exemplo: questionamentos da física quântica ao paradigma hegemônico (depto. de Física); tecnologias alternativas na construção de casas (curso de Arquitetura); consumo e constituição da subjetividade (depto. de Psicologia); concepções de natureza entre os pré-socráticos (depto. de Filosofia); gestão sustentável (depto. de Administração); novas fontes de energia (depto. de Engenharia); etc... Em relação à metodologia, temos como referências a Pesquisa-Ação e Pesquisa-Intervenção, numa perspectiva de intervir na realidade para conhecê-la e conhecê-la com a intenção de alimentar transformações (BARROS, 2006) . Em todas as disciplinas serão utilizados instrumentos variados, como aulas expositivas, leitura e análise de textos e vídeos, oficinas, elaboração de diagnósticos e processos coletivos de construção de conhecimento. Também estão previstas visitas a unidades de conservação, aterros sanitários, projetos inovadores, etc.
Programa
1º Semestre
História do pensamento ambientalista
Panorama sócio-ambiental contemporâneo
A cidade e a natureza
Epistemologia ambiental
2º Semestre
Cultura e meio ambiente
Educação ambiental como política pública
Metodologia da pesquisa em educação ambiental
Estratégias de ação/intervenção em educação ambiental I
3º Semestre
Saúde, sociedade e ambiente
Corpo e natureza
Arte e natureza
Estratégias de ação e intervenção em educação ambiental II
Monografia
Obs. A monografia ou o trabalho de conclusão é obrigatório para os cursos de Especialização.
Público Alvo
O curso tem como público alvo os profissionais de nível superior das áreas de ciências humanas, sociais e demais profissionais de outras áreas interessados no tema.
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