Pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Resende, Rio de Janeiro)

Associação Educacional Dom Bosco
DFP_
Localização:Resende - Rio de Janeiro
Duração:14 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
A partir das perspectivas da educação inclusiva e da educação especial como modalidade de ensino, este curso objetiva formar recursos humanos capazes de proporcionar acessibilidade pedagógica a alunos com necessidades educacionais especiais sob uma ação inclusiva.
# Público Alvo
Professores de Ensino Fundamental e Médio, bacharéis e licenciados em diversas áreas do conhecimento.
A partir das perspectivas da educação inclusiva e da educação especial como modalidade de ensino, este curso objetiva formar recursos humanos capazes de proporcionar acessibilidade pedagógica a alunos com necessidades educacionais especiais sob uma ação inclusiva.
# Público Alvo
Professores de Ensino Fundamental e Médio, bacharéis e licenciados em diversas áreas do conhecimento.
Programa
MÓDULO I
Introdução aos fundamentos da Educação Especial e da Educação inclusiva e o cotidiano escolar
A escola inclusiva e a Educação Especial: fundamentos legais e históricos
MÓDULO II
A escola inclusiva e os fundamentos psicopedagógicos da aprendizagem
A escola inclusiva e os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial na perspectiva interacionista
O lúdico e a construção do conhecimento na escola inclusiva
MÓDULO III
Acessibilidade pedagógica aos alunos com deficiência intelectual
Acessibilidadepedagógica aos alunos com deficiência motora/ Comunicacional
Acessibilidade pedagógica aos alunos com deficiência visual
Acessibilidade pedagógica aos alunos com deficiência auditiva
Acessibilidade pedagógica aos alunos com surdocegueira
Acessibilidade pedagógica aos alunos com altas habilidades
Acessibilidade pedagógica aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento
Acessibilidade pedagógica aos alunos hospitalizados
Acessibilidade pedagógica precoce aos alunos com deficiência
Acessibilidade pedagógica aos alunos com dificuldade acentuada de aprendizagem
COMPONENTES CURRICULARES INTERMODULARES
Metodologia e Técnicas de Estudo e Pesquisa
Ação Pedagógica Inclusiva: Dinâmicas e Vivências
Temas atuais na Educação Inclusiva: TCC
Didática do Ensino na perspectiva inclusiva
Estágio Docente I ( Supervisionado)
MÓDULO I
Introdução aos fundamentos da Educação Especial e da Educação inclusiva e o cotidiano escolar
A escola inclusiva e a Educação Especial: fundamentos legais e históricos
MÓDULO II
A escola inclusiva e os fundamentos psicopedagógicos da aprendizagem
A escola inclusiva e os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial na perspectiva interacionista
O lúdico e a construção do conhecimento na escola inclusiva
MÓDULO III
Acessibilidade pedagógica aos alunos com deficiência intelectual
Acessibilidadepedagógica aos alunos com deficiência motora/ Comunicacional
Acessibilidade pedagógica aos alunos com deficiência visual
Acessibilidade pedagógica aos alunos com deficiência auditiva
Acessibilidade pedagógica aos alunos com surdocegueira
Acessibilidade pedagógica aos alunos com altas habilidades
Acessibilidade pedagógica aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento
Acessibilidade pedagógica aos alunos hospitalizados
Acessibilidade pedagógica precoce aos alunos com deficiência
Acessibilidade pedagógica aos alunos com dificuldade acentuada de aprendizagem
COMPONENTES CURRICULARES INTERMODULARES
Metodologia e Técnicas de Estudo e Pesquisa
Ação Pedagógica Inclusiva: Dinâmicas e Vivências
Temas atuais na Educação Inclusiva: TCC
Didática do Ensino na perspectiva inclusiva
Estágio Docente I ( Supervisionado)
DFP_