Pós-graduação em Educação Infantil (Varginha, Minas Gerais) (Semipresencial)
Centro de Educação Profissional
DFP_
Localização:Varginha - Minas Gerais
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Semipresencial
DFP_
OBJETIVOS:
- Geral:
Oferecer aos educadores (as) subsídios teórico-metodológicos que permitam o aprofundamento da reflexão sobre as situações de
aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos em instituições educacionais, no intuito de construir um projeto educativo que respeite e
considere as especificidades das crianças desta faixa etária, reconhecendo-as como sujeitos de direitos.
- Específicos:
• Discutir os principais desafios do atendimento à infância no Brasil;
• Problematizar a situação da Educação Infantil frente aos desafios da sociedade contemporânea;
• Qualificar os (as) educadores (as) para as atividades de pesquisa na área da Educação Infantil;
• Desenvolver projetos de trabalho nas escolas, com abordagem interdisciplinar, contribuindo para o sucesso do processo de
ensino e aprendizagem no contexto da Educação Infantil.
• Incentivar a investigação e a pesquisa como meio de desenvolver a produção científica;
• Discutir os fundamentos legais e históricos da educação infantil
• Compreender os conceitos, os procedimentos e as estratégias de ação específicas para creches e pré-escolas
• Aprimorar conceitualmente e metodologicamente os conteúdos das áreas de conhecimentos próprias da educação infantil
PUBLICO ALVO:
O curso é destinado aos portadores de diploma de curso superior, como professores e diretores, psicólogos, fonoaudiólogos,
assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfim profissionais que atuem na educação e promoção do desenvolvimento da criança de 0 a
6 anos ou tenham interesse em estudar a área da infância.
- Geral:
Oferecer aos educadores (as) subsídios teórico-metodológicos que permitam o aprofundamento da reflexão sobre as situações de
aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos em instituições educacionais, no intuito de construir um projeto educativo que respeite e
considere as especificidades das crianças desta faixa etária, reconhecendo-as como sujeitos de direitos.
- Específicos:
• Discutir os principais desafios do atendimento à infância no Brasil;
• Problematizar a situação da Educação Infantil frente aos desafios da sociedade contemporânea;
• Qualificar os (as) educadores (as) para as atividades de pesquisa na área da Educação Infantil;
• Desenvolver projetos de trabalho nas escolas, com abordagem interdisciplinar, contribuindo para o sucesso do processo de
ensino e aprendizagem no contexto da Educação Infantil.
• Incentivar a investigação e a pesquisa como meio de desenvolver a produção científica;
• Discutir os fundamentos legais e históricos da educação infantil
• Compreender os conceitos, os procedimentos e as estratégias de ação específicas para creches e pré-escolas
• Aprimorar conceitualmente e metodologicamente os conteúdos das áreas de conhecimentos próprias da educação infantil
PUBLICO ALVO:
O curso é destinado aos portadores de diploma de curso superior, como professores e diretores, psicólogos, fonoaudiólogos,
assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfim profissionais que atuem na educação e promoção do desenvolvimento da criança de 0 a
6 anos ou tenham interesse em estudar a área da infância.
EIXO I: NÚCLEO DE BÁSICO
Pensamento Científico e Metodologia de Pesquisa
Orientação de TCC
Desenvolvimento Cognitivo: implicações na aprendizagem
Aprendizagem e Contextos Socias/Familiares
Psicomotricidade e Aprendizagem
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
Inclusão no Contexto das Instituições
EIXO II: NÚCLEO ESPECÍFICO
Fundamentos da educação infantil
Contribuições da Psicopedagogia para atuação em creches e pré-escolas
Avaliação de aprendizagem infantil
Pensamento Científico e Metodologia de Pesquisa
Orientação de TCC
Desenvolvimento Cognitivo: implicações na aprendizagem
Aprendizagem e Contextos Socias/Familiares
Psicomotricidade e Aprendizagem
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
Inclusão no Contexto das Instituições
EIXO II: NÚCLEO ESPECÍFICO
Fundamentos da educação infantil
Contribuições da Psicopedagogia para atuação em creches e pré-escolas
Avaliação de aprendizagem infantil
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