Pós-graduação em História, Patrimônio Cultural e Identidades (Canoas, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
O Curso de Especialização História, Patrimônio Cultural e Identidades propõe a realização de uma abordagem, desse tema, procurando complementar uma lacuna na formação do profissional das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Artes. Aborda uma discussão sobre patrimônio material e imaterial dando uma atençaõ especial a cultura e seus artefatos na medida da construção de saberes. O Curso amplia seu foco de análise e inclui a diversidade cultural e racial em sua proposta curricular (contemplando a lei 11645), permitindo estudos étnicos em sua amplitude. Porém, mais do que a inclusão de novos conteúdos, a proposta deste Curso de Especialização exige que se repensem as relações étnico-raciais, sociais e pedagógicas com vistas à construção de um ensino multicultural e inclusivo.
Objetivo Geral
Qualificar profissionais da área das Ciências Humanas para que atuem em uma perspectiva interdisciplinar; Promover a atualização do debate teórico, da reflexão e da produção de conhecimento; Atender a demanda dos profissionais atuantes no setor de preservação de bens culturais, na organização da memória arquivística e nas atividades de turismo histórico-cultural; Instrumentalizar os profissionais da educação em seu fazer pedagógico diário, sensibilizando-os quanto à utilização das instituições de guarda do patrimônio cultural como um espaço de construção do conhecimento; Capacitar os profissionais da área de ensino a desenvolverem competências pedagógicas no trato das diferenças culturais;
Objetivos Específicos
Identificar alternativas teórico-metodológicas para a abordagem crítica das questões de preservação do patrimônio e identidades culturais; Implantar debates e reflexões críticas relacionadas com a temática do curso; Propiciar a atualização bibliográfica nas diferentes áreas do conhecimento propostas pelo curso;
Proporcionar a experiência da prática de pesquisa, estimulando a produção de artigos/textos de nível acadêmico; Contribuir para a qualificação de mediadores culturais para atuação nas diversas esferas do patrimônio cultural material e imaterial, tangível e intangível; Conceber e planejar estratégias de curadoria do acervo e de educação patrimonial;
Contribuir para a compreensão dos processos de construção das identidades culturais; Desenvolver programas de educação sob o tema da pluralidade cultural; Habilitar ao assessoramento técnico do planejamento e criação de roteiros turísticos sustentáveis.
Público-Alvo
Profissionais graduados em História, Letras, Pedagogia, Geografia, Arquitetura, Artes, Fotografia, Turismo e Comunicação Social outras áreas afins, atuantes na proteção dos bens culturais, na guarda de documentos históricos, na educação para a preservação patrimonial e na difusão do turismo sustentável, bem como os profissionais do ensino que atuem na área da educação intercultural.
O Curso de Especialização História, Patrimônio Cultural e Identidades propõe a realização de uma abordagem, desse tema, procurando complementar uma lacuna na formação do profissional das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Artes. Aborda uma discussão sobre patrimônio material e imaterial dando uma atençaõ especial a cultura e seus artefatos na medida da construção de saberes. O Curso amplia seu foco de análise e inclui a diversidade cultural e racial em sua proposta curricular (contemplando a lei 11645), permitindo estudos étnicos em sua amplitude. Porém, mais do que a inclusão de novos conteúdos, a proposta deste Curso de Especialização exige que se repensem as relações étnico-raciais, sociais e pedagógicas com vistas à construção de um ensino multicultural e inclusivo.
Objetivo Geral
Qualificar profissionais da área das Ciências Humanas para que atuem em uma perspectiva interdisciplinar; Promover a atualização do debate teórico, da reflexão e da produção de conhecimento; Atender a demanda dos profissionais atuantes no setor de preservação de bens culturais, na organização da memória arquivística e nas atividades de turismo histórico-cultural; Instrumentalizar os profissionais da educação em seu fazer pedagógico diário, sensibilizando-os quanto à utilização das instituições de guarda do patrimônio cultural como um espaço de construção do conhecimento; Capacitar os profissionais da área de ensino a desenvolverem competências pedagógicas no trato das diferenças culturais;
Objetivos Específicos
Identificar alternativas teórico-metodológicas para a abordagem crítica das questões de preservação do patrimônio e identidades culturais; Implantar debates e reflexões críticas relacionadas com a temática do curso; Propiciar a atualização bibliográfica nas diferentes áreas do conhecimento propostas pelo curso;
Proporcionar a experiência da prática de pesquisa, estimulando a produção de artigos/textos de nível acadêmico; Contribuir para a qualificação de mediadores culturais para atuação nas diversas esferas do patrimônio cultural material e imaterial, tangível e intangível; Conceber e planejar estratégias de curadoria do acervo e de educação patrimonial;
Contribuir para a compreensão dos processos de construção das identidades culturais; Desenvolver programas de educação sob o tema da pluralidade cultural; Habilitar ao assessoramento técnico do planejamento e criação de roteiros turísticos sustentáveis.
Público-Alvo
Profissionais graduados em História, Letras, Pedagogia, Geografia, Arquitetura, Artes, Fotografia, Turismo e Comunicação Social outras áreas afins, atuantes na proteção dos bens culturais, na guarda de documentos históricos, na educação para a preservação patrimonial e na difusão do turismo sustentável, bem como os profissionais do ensino que atuem na área da educação intercultural.
Matriz Curricular
Análise e Interpretação de Fontes
Arquivos e Patrimônio Documental
Construção do Conhecimento Científico
Cultura Visual e Imaginário
História e Cultura Afro-brasileira
História e Cultura Indígena
Introdução aos Estudos de Gênero
Laboratório de Projetos Culturais e Pesquisa em Patrimônio
Patrimônio e Ação Educativa
Preservação do Patrimônio Cultural
Trabalho de Conclusão de Curso
Análise e Interpretação de Fontes
Arquivos e Patrimônio Documental
Construção do Conhecimento Científico
Cultura Visual e Imaginário
História e Cultura Afro-brasileira
História e Cultura Indígena
Introdução aos Estudos de Gênero
Laboratório de Projetos Culturais e Pesquisa em Patrimônio
Patrimônio e Ação Educativa
Preservação do Patrimônio Cultural
Trabalho de Conclusão de Curso
Procedimentos para inscrição
(1) Preencher a ficha de inscrição (clique aqui).
(2) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00).
Documentação necessária para confirmar a inscrição
- Currículo Vitae resumido.
- Cópia autenticada do diploma de graduação.
- Cópia simples do RG, CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento.
- Comprovante de endereço.
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Atenção: candidatos que concluíram a graduação no último semestre e que ainda não tenham recebido o diploma, poderão entregar um atestado de conclusão de curso da instituição contendo os atos legais de reconhecimento do curso. Entretanto, antes de realizar a rematrícula no segundo semestre do curso, o aluno deverá entregar o diploma.
(1) Preencher a ficha de inscrição (clique aqui).
(2) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00).
Documentação necessária para confirmar a inscrição
- Currículo Vitae resumido.
- Cópia autenticada do diploma de graduação.
- Cópia simples do RG, CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento.
- Comprovante de endereço.
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Atenção: candidatos que concluíram a graduação no último semestre e que ainda não tenham recebido o diploma, poderão entregar um atestado de conclusão de curso da instituição contendo os atos legais de reconhecimento do curso. Entretanto, antes de realizar a rematrícula no segundo semestre do curso, o aluno deverá entregar o diploma.
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