Objetivo
O curso de Marketing visa proporcionar uma visão estratégica do ambiente de negócios numa economia globalizada ao mesmo tempo em que transmite conhecimentos para implementação do Marketing Estratégico nas organizações. O curso enfoca, também, a construção de competências para elaboração de um plano estratégico de Marketing.
Disciplinas
1 - PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
OBJETIVO: Levar o aluno a uma reflexão sobre os novos modelos de administração partindo da análise da sua evolução e passando pelas teorias que formam sua base de sustentação. EMENTA: Evolução da Administração; As Funções do Planejamento; A Organização do Trabalho; A Direção como Ferramenta Administrativa; Controles Administrativos e Análises de Casos Empresariais.
2 - COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
OBJETIVO: Conhecer o campo do Comportamento Organizacional, sua evolução, enfoques e definições; compreender os níveis do comportamento e suas inter-relações; entender a importância da formação da cultura nas organizações; analisar os processos de mudança organizacional; fazer as conexões entre o campo teórico do comportamento e da cultura organizacional e a sua aplicação prática dentro das Organizações atuais. EMENTA: fundamentos do comportamento organizacional; comportamento microorganizacional; Comportamento mezoorganizacional; comportamento macroorganizacional; cultura organizacional e gestão da mudança.
3 - GESTÃO DO CONHECIMENTO
objetivos: Conceituar e delimitar Sociedade de Conhecimento / Sociedade da Informação; Explicitar como a competitividade é, atualmente, baseada no conhecimento; Relacionar a inteligência competitiva com a gestão do conhecimento; Traçar um histórico da Gestão de conhecimento e definir quais são seus principais conceitos; Definir Capital intelectual; definir Propriedade intelectual e proteção do conhecimento. EMENTA: Sociedade do Conhecimento; Competitividade baseada no conhecimento; Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: histórico e principais conceitos; Capital Intelectual e Propriedade Intelectual e proteção do conhecimento.
4 - CONCEITOS DE MARKETING
OBJETIVO: Este conteúdo abordará os fundamentos do marketing, sua evolução histórica, as orientações de marketing nas empresas, tendências e cenários futuros. EMENTA: O Marketing no Século XXI; A Administração de Marketing; Desenvolvimento de Estratégias de Marketing; O Marketing Mix e o Produto; Estratégias de Lançamento e Análises de Casos Empresariais.
5 - ANÁLISE DE MERCADOS
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo discutir a evolução do marketing e a importância do conhecimento do consumidor como vantagem competitiva. EMENTA: Construção da satisfação; O processo de decisão do comprador; Estratégias de posicionamento; O MIX de marketing na composição do preço; Estratégias de Precificação e Análise de casos.
6 - GERÊNCIA DE SERVIÇOS
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo demonstrar a importância do setor de serviços para a economia, e de como o serviço bem organizado e concebido pode ser um diferencial competitivo relevante. EMENTA: Desenvolvimento de serviços; Entrega de serviços; Gerenciamento de canais; O marketing mix: praça, estratégias de distribuição; Análise de casos em marketing.
7 - COMUNICAÇÃO EM MARKETING
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo mostrar como a composto promocional centrado na comunicação é importante para a estratégia de marketing. Assim sendo, é comum o interesse do público nas formulações aqui estudadas. EMENTA: A Comunicação em marketing; A propaganda; Promoção de Vendas; O marketing MIX; Estratégia de Comunicação de Marcas e Análise de casos.
8 - PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
OBJETIVO: Esta disciplina engloba os seguintes temas: a discussão sobre tecnologias e regras para o marketing digital, a propaganda na internet, os mecanismos para o planejamento de marketing digital de forma a auxiliar o administrador em suas decisões. EMENTA: A evolução do marketing; Tecnologia significa novas regras; O que são ferramentas de busca; O planejamento de uma campanha digital; Métricas de apuração; Análise de cases de marketing digital.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
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