Graduação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Taubaté, São Paulo)

Universidade de Taubaté

Localização:Taubaté - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Com ênfase nas áreas de Criação e de Produção e de Marketing e Estratégia, o curso de Publicidade e Propaganda da UNITAU forma profissionais habilitados a desenvolverem uma comunicação mercadológica eficiente. Com professores experientes no mercado, disciplinas, como Produção Gráfica, Redação Publicitária e Produção de TV, apresentam as diversas possibilidades de atuação do publicitário. O curso obteve nota 3, em uma escala de 0 a 5, na última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
TEORIA
Em eventos como o Bate-Boca de Criação, o Dia do Mídia, o Marketing Day e a UTI da Propaganda, os estudantes tomam contato com profissionais de renome e com atividades em importantes áreas de atuação, como atendimento, planejamento, criação, mídia e mídias digitais.
PRATICA
O aprendizado prático e a inserção no mercado de trabalho são incentivados em estágios internos, como na Agência de Comunicação Integrada, e externos, em agências de comunicação e publicidade e em empresas da região, nos quais os alunos entram em contato com clientes reais.
PERFIL
O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais em uma área estratégica da Comunicação, capacitando-os, tanto nas habilidades gerais da Comunicação, quanto nos conhecimentos específicos necessários para a pratica da profissão. O perfil do profissional caracteriza-se:
• Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos voltados para a proposição e execução de soluções de Comunicação para atingir de forma eficaz os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
• Pelo trabalho como estrategista participante da definição de objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos, traduzindo-os em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados;
• Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação;
• Pelo trabalho em empresas anunciantes, agencias especializadas de propaganda, promoção, merchandising e congêneres, em veículos de divulgação, como executivo de contas de publicidade e propaganda, e ainda em outras instituições publicas ou privadas que incluam atividades caracterizadas em termos publicitários;
• Pelo exercício das funções típicas da área e interações com atividades vizinhas no campo da Comunicação, em sintonia e interface com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as atividades de Publicidade e Propaganda se relacionem;
• Pelo exercício de todas as demais atividades que sejam reconhecidas pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente, como características do profissional de Publicidade e Propaganda.
Centro de Laboratórios de Comunicação
O novo Centro de Laboratórios de Comunicação foi inaugurado em 2004 e conta com uma ampla estrutura onde os alunos desenvolvem todas as atividades práticas do curso:
• Sala Temática do jornal O Vale – Cátedra de Jornalismo Ferdinando Salerno

Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Estúdio de Fotografia

Possui capacidade para a produção de campanhas publicitárias e ensaios fotográficos. Os equipamentos são de alta tecnologia, com recursos de iluminação e cenário, com câmeras analógicas e digitais. Conta com um espaço para revelação e ampliação das imagens. Isso proporciona ao aluno um contato com todo processo de obtenção da fotografia.
• Laboratório de Informática

Com o objetivo de atender as necessidades acadêmicas, o Laboratório de Informática está devidamente equipado com computadores e softwares específicos para as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, permitindo aos nossos alunos conhecer aplicativos tais como: Editoração Eletrônica, Web Designer, Planilhas, Slide Shows, Computação Gráfica (tratamento de imagens) etc.
• Estúdio de Rádio

Tem como objetivo integrar o aluno a prática radiofônica. O estúdio apóia a locução de vídeos e produz trilhas sonoras e vinhetas para projetos experimentais ou trabalhos acadêmicos e programas. É produzido também no estúdio de rádio o Projeto Laboratorial Interjornal.
• Estúdio de TV

O estúdio de TV está localizado no novo prédio do Departamento de Comunicação social, onde se encontra o Centro de Órgãos Laboratoriais. É projetado para comportar grande número de alunos e preparado para atender as necessidades pedagógicas. Com as dimensões de 116 m², o novo estúdio de TV tem condições para operar com oito câmeras, e conta com uma iluminação adequada para produção de programas, telejornais, comercias, e outros projetos voltados para a televisão.
• Órgãos Laboratoriais impressos

Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Rádio Universitária

Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora.
Slogan: "A Rádio da Educação"
Canal e Freqüência: 299 E - 107,7 MHz
Potência: 300 watts

Plano de estudos

1ª SÉRIE

Língua Portuguesa I
Teoria da Comunicação I
Fotografia
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Comunicação
Estética e História da Arte
Psicologia Aplicada à Comunicação
Teoria e Técnica de Publicidade
Design e Direção de Arte
Marketing Estratégico
Produção Publicitária em Rádio

2ª SÉRIE

Língua Portuguesa II
Teoria da Comunicação II
Linguagens Midiáticas
Sociologia Geral e da Comunicação
Filosofia e Pensamento Contemporâneo
Redação Publicitária I
Produção Gráfica
Produção Pubicitária. em Televisão
Comunicação Visual
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública

3ª SÉRIE

Língua Portuguesa III
Projetos em Comunicação
Comunicação Integrada
Cultura e Realidade Regional
Teoria Política e História Contemporânea
Planejamento Estratégico de Comunicação
Comunicação de MKT Promocional
Redação Publicitária II
Mídia
Administração em Propaganda

4ª SÉRIE

Língua Portuguesa IV
Legislação Aplicada à Comunicação
Geopolítica e Formação Econômica Brasileira
Atendimento e Técnicas de Apresentação
Projetos Experimentais

Oferta Educativa semelhante