Pós-graduação em Marketing, Comunicação e Negócios (Ourinhos, São Paulo)
Faculdades Integradas de Ourinhos
DFP_
Localização:Ourinhos - São Paulo
Duração:20 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Módulo I
Gestão de Marketing
Gestão de Marketing – Fundamentos
Ambiente e sistema de marketing. Os mercados e segmentação de mercado. Sistema de informação de marketing. Visão geral do composto de marketing e da administração de marketing. Subsistemas de distribuição.
Comportamento do Consumidor
O comportamento do consumidor e o mercado. Grupos sociais e formação de status. O aprendizado no comportamento do consumidor. Processos perceptivos e motivacionais. Teorias da personalidade. Atitude, mudanças de atitude e estilo de vida. O processo decisório.
Gerência de Produtos e Marcas
Composto e Desenvolvimento de Novos Produtos. Ciclo de Vida de Produtos. Portfólio de Produtos. Design e Tecnologia de Embalagem. Estratégia, Posicionamento e Identidade da Marca. Estudos de casos.
CRM – Customer Relationship Management
Marketing de massa x Marketing de Relacionamento. Vantagens do CRM. Tipos de CRM. Estratégias que afetam o CRM. Estágios do processo evolutivo do CRM nas empresas. Relacionamento e Fidelização. Passos para implantação do CRM. Lifetime value. Obstáculos, metas e plano de medidas. Estudo de caso.
Módulo II
Propaganda e Comunicação
Criação e Linguagem Publicitária
Pesquisa de criação. Processo de criação. As peças que compõem a campanha publicitária. A linguagem publicitária aplicada às peças da campanha. Modelos para elaboração de texto publicitário. Exercícios de preparação de campanhas, anúncios, outdoors, spots e comerciais de TV.
Plano de Propaganda e Comunicação
Planejamento de Comunicação Integrada - PCI. Modelo de planejamento de comunicação. Empresa, produto ou serviço. Mercado e concorrência. Posicionamento. Definição do público-alvo e área de ação. Objetivos de marketing e de comunicação.
Direito do Consumidor e Ética na Propaganda
Aspectos éticos e legais da propaganda e da comunicação. O Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR. Propaganda abusiva e propaganda enganosa.
Módulo III
Vendas e Distribuição
Gestão da Força de Vendas
Relação estratégica entre Gestão de Marketing e Gestão da Força de Vendas. Métodos de organização da força de vendas. Negociação. Treinamento, motivação e liderança da equipe de vendas. Controle, análise e avaliação de desempenho de vendedores.
Canais de Distribuição e Logística
Canais de distribuição e modalidades logísticas. Armazenamento, movimentação e logística integradas. ERP e sistemas de transferências de informações eletrônicos. Modelos de atuação combinada. Gerenciamento de canais de vendas nacionais e modalidades internacionais. Logística de resposta de serviços.
Estratégias de Promoção de Vendas e Merchandising
Estratégias de Promoção. Mecânicas e ferramentas de Promoção de Vendas. Modelos de Merchandising. Lay-Out. Exposição de Produtos. Assistência ao Consumidor. Supervisão. Estudos de casos.
Módulo IV
Ensino e Pesquisa
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Pesquisa científica. Estrutura de trabalhos científicos. As etapas de um trabalho de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Análise e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa com seres humanos. Elaboração do projeto da monografia.
Metodologia do Ensino Superior
Teoria e prática na formação do educador. Ensino Superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Métodos e técnicas específicas de ensino. Elaboração e execução de planos de ensino. A pesquisa e o ensino. A prática do magistério em nível superior.
Módulo V
Tópicos Especiais
Tópicos Especiais
Serão ministrados temas atuais e emergentes, tais como: Marketing de Serviços; Marketing Político; Psicologia da Comunicação; Marketing Ambiental; etc.
PÚBLICO ALVO
Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, nas áreas de Administração de Empresas, Comunicação Social, Marketing e Propaganda, Publicidade e áreas afins; executivos, gerentes, consultores que pretendem atualizar conhecimentos e otimizar suas habilidades gerenciais na área.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
a) Uma Fotocópia do RG e do CPF
b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação
d) Uma Foto 3x4 recente
e) Curriculum Vitae
DFP_