Pós-graduação em Psicopedagogia (Varginha, Minas Gerais) (Semipresencial)

Centro de Educação Profissional
DFP_
Localização:Varginha - Minas Gerais
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Semipresencial
DFP_
OBJETIVOS:
- Geral:
A Especialização em Psicopedagogia visa apresentar fundamentos teóricos e práticos que favoreçam aos profissionais atuarem
com prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem nos contextos educacional e clínico.
- Específicos:
• Conhecer as atribuições do profissional em Psicopedagogia, assim como os princípios da ética profissional.
• Identificar as diversas contribuições de teóricos que influenciam a prática psicopedagógica.
• Habilitar para a compreensão dos aspectos da aprendizagem humana, numa visão interdisciplinar.
• Compreender a importância das relações familiares no processo da aprendizagem.
• Analisar e discutir sobre o desenvolvimento cognitivo numa perspectiva de atuação institucional e clinica do psicopedagogo.
• Conhecer a atuação grupal em psicopedagogia a luz das teorias psicológicas grupais.
• Identificação dos problemas de aprendizagem, para avaliação do potencial de aprendizagem, num processo interventivo.
• Ampliar a compreensão dos processos sócio-emocionais e dos problemas de aprendizagem, estabelecendo relações entre
eles.
• Entender o processo de desenvolvimento psicomotor da criança.
• Distinguir a consciência fonológica, silábica e alfabética que envolvem o processo de leitura e escrita.
• Instrumentalizar para a aplicação dos instrumentos específicos para o diagnóstico psicopedagógico, bem como para a
utilização adequada dos recursos necessários para a intervenção em ambiente clínico.
PUBLICO ALVO:
O curso destina-se aos profissionais que atuam na área educacional e da saúde como pedagogos, licenciados na área educacional,
assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais que atuam ou pretendem atuar no contexto
escolar e clínico.
- Geral:
A Especialização em Psicopedagogia visa apresentar fundamentos teóricos e práticos que favoreçam aos profissionais atuarem
com prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem nos contextos educacional e clínico.
- Específicos:
• Conhecer as atribuições do profissional em Psicopedagogia, assim como os princípios da ética profissional.
• Identificar as diversas contribuições de teóricos que influenciam a prática psicopedagógica.
• Habilitar para a compreensão dos aspectos da aprendizagem humana, numa visão interdisciplinar.
• Compreender a importância das relações familiares no processo da aprendizagem.
• Analisar e discutir sobre o desenvolvimento cognitivo numa perspectiva de atuação institucional e clinica do psicopedagogo.
• Conhecer a atuação grupal em psicopedagogia a luz das teorias psicológicas grupais.
• Identificação dos problemas de aprendizagem, para avaliação do potencial de aprendizagem, num processo interventivo.
• Ampliar a compreensão dos processos sócio-emocionais e dos problemas de aprendizagem, estabelecendo relações entre
eles.
• Entender o processo de desenvolvimento psicomotor da criança.
• Distinguir a consciência fonológica, silábica e alfabética que envolvem o processo de leitura e escrita.
• Instrumentalizar para a aplicação dos instrumentos específicos para o diagnóstico psicopedagógico, bem como para a
utilização adequada dos recursos necessários para a intervenção em ambiente clínico.
PUBLICO ALVO:
O curso destina-se aos profissionais que atuam na área educacional e da saúde como pedagogos, licenciados na área educacional,
assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais que atuam ou pretendem atuar no contexto
escolar e clínico.
EIXO I: NÚCLEO DE ÁREA
Pensamento Científico e Metodologia de Pesquisa
Orientação de TCC
Desenvolvimento Cognitivo: implicações na aprendizagem
Aprendizagem e Contextos Socias/Familiares
Psicomotricidade e Aprendizagem
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
EIXO II: NÚCLEO ESPECÍFICO
Ética Profissional e Abordagens Psicopedagógicas nas Instituições
Contribuição das Teorias Grupais para a Psicopedagogia
Estagio Supervisionado I
Desenvolvimento Emocional/Afetivo: Implicações na Aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica
Estagio Supervisionado II
Pensamento Científico e Metodologia de Pesquisa
Orientação de TCC
Desenvolvimento Cognitivo: implicações na aprendizagem
Aprendizagem e Contextos Socias/Familiares
Psicomotricidade e Aprendizagem
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
EIXO II: NÚCLEO ESPECÍFICO
Ética Profissional e Abordagens Psicopedagógicas nas Instituições
Contribuição das Teorias Grupais para a Psicopedagogia
Estagio Supervisionado I
Desenvolvimento Emocional/Afetivo: Implicações na Aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica
Estagio Supervisionado II
DFP_