Graduação em Letras - Português/Inglês (Licenciatura) (Guarulhos, São Paulo)
Universidade de Guarulhos
DFP_
Localização:Guarulhos - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O CURSO
O curso de Letras da Universidade Guarulhos forma professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa para os Ensinos Fundamental/Ciclo II e Médio, desenvolvendo formas educativas inovadoras e diversificadas, com conteúdos significativos capazes de facilitar e contribuir efetivamente para o processo de ensino e aprendizagem.
A meta do curso é a formação de um profissional competente, ético e socialmente comprometido com o exercício da cidadania, consciente de seu papel de formador de opinião e estimulador de conhecimento, valorizando a pesquisa científica contínua e o desenvolvimento de um espírito crítico.
O curso de Letras da Universidade Guarulhos conta com um Programa de Avaliação e Reabilitação da Linguagem Escrita – Parle, criado e institucionalizado para ser desenvolvido no meio acadêmico com alunos ingressantes, no intuito de identificar problemas na forma escrita de palavras da Língua Portuguesa.
O Parle é pioneiro e exclusivo do curso de Letras da UnG e visa a uma conduta de reabilitação dos problemas apresentados pelos alunos, de acordo com suas necessidades.
No que se refere à interseção entre teoria e prática, a graduação promove o desenvolvimento de projetos didático-pedagógicos, de natureza disciplinar e interdisciplinar, atendendo às tendências atuais do ensino.
PARLE
O Parle é um programa de atividades técnicas de aplicação, avaliação, qualificação e reabilitação da escrita. São ministradas aulas no Programa enfocando a colocação das unidades de escrita, o estudo relacionado aos problemas de alfabetização, o emprego das letras e dos dígrafos e o estudo relacionado aos problemas de ortografia, com o apoio fundamental de um lingüista.
A realização do Parle tem como procedimento inicial a aplicação de um ditado por meio do qual é feita a coleta de dados para identificar possíveis problemas de escrita. A fase seguinte avalia, qualifica e indica a reabilitação dos alunos nas seguintes categorias: (A) quando aluno se encontra apto em sua escrita; (C) quando a escrita de palavras do aluno apresenta problemas de ortografia; (D) quando o aluno encontra dificuldades no uso das letras e dos dígrafos, de acordo com as condições alfabéticas de escrita dessas unidades; e (P) quando o aluno apresenta problemas fonoarticulatórios refletidos em sua escrita, na identificação dos fonemas da Língua Portuguesa.
MERCADO DE TRABALHO
Para quem prefere a carreira do magistério, o mercado de trabalho possibilita a atuação do profissional de Letras como professor de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa nos ensinos Fundamental e Médio.
O sistema de globalização tem permitido maior expansão do mercado profissional para professores de língua estrangeira, haja vista a efetiva demanda da população quanto a um segundo idioma, especialmente o inglês.
A Licenciatura também garante a prática no âmbito da revisão textual e/ou como docente em institutos de línguas estrangeiras.
Outras possibilidades profissionais são as editoras, a imprensa escrita (jornais, revistas, sites), as produtoras de vídeo e cinema, as seções de dublagem e legendagem, etc.
Somam-se ainda ao campo de atuação do profissional de Letras agências de turismo e publicidade, centros de documentação e empresas de comércio exterior.
Matriz curricular
Aspectos históricos, fil.e sociológicos da educação
Aspectos psicológicos da educação
Atividades acadêmico - científico- culturais II
Atividades acadêmico - científico- culturais III
Atividades acadêmico- científico- culturais I
Atividades acadêmico-científico-culturais IV
Comunicação e expressão
Didática geral
Estágio supervisionado em língua inglesa I
Estágio supervisionado em língua inglesa II
Estágio supervisionado em língua inglesa III
Estágio supervisionado em língua portuguesa I
Estágio supervisionado em língua portuguesa II
Estágio supervisionado em língua portuguesa III
Língua brasileira de sinais (Libras)
Língua e literatura latinas
Língua inglesa I
Língua inglesa II
Língua inglesa III
Língua inglesa IV
Língua inglesa V
Língua inglesa VI
Língua portuguesa I
Língua portuguesa II
Língua portuguesa III
Língua portuguesa IV
Língua portuguesa V
Língua portuguesa VI
Linguística
Literatura brasileira I
Literatura brasileira II
Literatura brasileira III
Literatura portuguesa I
Literatura portuguesa II
Literaturas inglesa e norte americana
Metodologia científica
Metodologia de ensino em leitura e produção de texto
Metodologia do ensino de língua inglesa
Metodologia do ensino de língua portuguesa
Orientações cientifico-pedagógicas e sup. Estágio I
Orientações científico-pedagógicas e sup. Estágio II
Orientações científico-pedagógicas e sup. Estágio III
Planejamento e projetos educacionais
Políticas públicas e legislação educacionais
Prática de ensino em línguas e literatura I
Prática de ensino em línguas e literatura II
Prática de ensino em línguas e literatura III
Prática de ensino em línguas e literatura IV
Prática de língua inglesa I
Prática de língua inglesa II
Prática de língua inglesa III
Prática de língua inglesa IV
Prática de língua inglesa V
Prática de língua inglesa VI
Teoria da literatura
DFP_