DFP_
Localização:Santos - São Paulo
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
Tem como finalidade o estudo das diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem, tendo como eixos básicos de investigação o papel do docente universitário em suas relações com as diversas vertentes da instituição de ensino superior e, também, as especificidades e pressupostos didático-pedagógicos, articulando a produção do conhecimento científico em uma perspectiva de compreensão crítica do papel do professor/pesquisador na dinâmica interna das Instituições de Ensino Superior.
Mais do que isso, visa analisar o processo de ensino e sua relação no contexto global do fenômeno educativo. Desta forma, procura estudar esse processo como dinâmica interativa, destacando-se o papel do professor e do aluno, os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem aplicado ao ensino superior e a relação professor/aluno, tanto na modalidade presencial quanto na virtual.
Objetivo
>> Promover a formação, atualização e capacitação de profissionais de diferentes áreas por meio de reflexões sobre a prática pedagógica, fornecendo a esses profissionais os procedimentos adequados para que possam desempenhar suas funções de magistério no contexto universitário, bem como o exercício de gestão acadêmica e assessoramento pedagógico escolar, no contexto da sociedade da informação.
Público-alvo
>> Profissionais graduados que já atuam ou desejam atuar como docentes em Instituições de Ensino Superior e ainda àqueles que exercem ou pretendem exercer funções em nível de coordenação pedagógica ou assessoramento escolar.
Diferenciais do curso
>> Curso inovador;
>> Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência na área;
>> Todos os alunos poderão participar de um Programa de Estágio Docente (PED) – programa que proporciona a experiência da prática docente, buscando identificar potenciais educadores da área.
Certificações
>> Especialização Lato Sensu em Docência do Ensino Superior.
Tem como finalidade o estudo das diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem, tendo como eixos básicos de investigação o papel do docente universitário em suas relações com as diversas vertentes da instituição de ensino superior e, também, as especificidades e pressupostos didático-pedagógicos, articulando a produção do conhecimento científico em uma perspectiva de compreensão crítica do papel do professor/pesquisador na dinâmica interna das Instituições de Ensino Superior.
Mais do que isso, visa analisar o processo de ensino e sua relação no contexto global do fenômeno educativo. Desta forma, procura estudar esse processo como dinâmica interativa, destacando-se o papel do professor e do aluno, os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem aplicado ao ensino superior e a relação professor/aluno, tanto na modalidade presencial quanto na virtual.
Objetivo
>> Promover a formação, atualização e capacitação de profissionais de diferentes áreas por meio de reflexões sobre a prática pedagógica, fornecendo a esses profissionais os procedimentos adequados para que possam desempenhar suas funções de magistério no contexto universitário, bem como o exercício de gestão acadêmica e assessoramento pedagógico escolar, no contexto da sociedade da informação.
Público-alvo
>> Profissionais graduados que já atuam ou desejam atuar como docentes em Instituições de Ensino Superior e ainda àqueles que exercem ou pretendem exercer funções em nível de coordenação pedagógica ou assessoramento escolar.
Diferenciais do curso
>> Curso inovador;
>> Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência na área;
>> Todos os alunos poderão participar de um Programa de Estágio Docente (PED) – programa que proporciona a experiência da prática docente, buscando identificar potenciais educadores da área.
Certificações
>> Especialização Lato Sensu em Docência do Ensino Superior.
Disciplinas Obrigatórias
Profissão Docente na Educação Superior; Bases Histórico-Filosóficas; Bases Psicológicas e Sociológicas do Ensino Superior; Currículos e Interdisciplinaridade na Educação Superior; Docência: Inclusão Social, Multiculturalismo e Sustentabilidade; Métodos e Técnicas de Pesquisa (EAD); Planejamento e Avaliação Educacional no Ensino Superior; Sociedade da Informação, Mídias , TIC e Educação a Distância; Ensino Superior: Legislação, Políticas Públicas e Gestão Educacional; Fundamentos da EAD; Teoria e Prática Educativa Interdisciplinar; Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior; Oficinas Pedagógicas: Práticas no Ensino Superior; Planejamento, Implementação e Logística de Funcionamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Aprendizagem e Avaliação do Aluno em EAD.
Profissão Docente na Educação Superior; Bases Histórico-Filosóficas; Bases Psicológicas e Sociológicas do Ensino Superior; Currículos e Interdisciplinaridade na Educação Superior; Docência: Inclusão Social, Multiculturalismo e Sustentabilidade; Métodos e Técnicas de Pesquisa (EAD); Planejamento e Avaliação Educacional no Ensino Superior; Sociedade da Informação, Mídias , TIC e Educação a Distância; Ensino Superior: Legislação, Políticas Públicas e Gestão Educacional; Fundamentos da EAD; Teoria e Prática Educativa Interdisciplinar; Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior; Oficinas Pedagógicas: Práticas no Ensino Superior; Planejamento, Implementação e Logística de Funcionamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Aprendizagem e Avaliação do Aluno em EAD.
DFP_