DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Profissão
Presente de maneira intensa no cotidiano das pessoas, a Publicidade exige do profissional visão mercadológica e de gestão de negócios com postura ética e de responsabilidade social.
O campo de atuação do publicitário é amplo, incluindo agências de publicidade, veículos de comunicação, empresas de pesquisa, assessoria de comunicação, setores de promoção e marketing das empresas e outros espaços advindos das novas tecnologias na comunicação.
Curso
Com 33 anos, o Curso de Publicidade e Propaganda da UNIMEP continua sendo apontado pelos indicadores de qualidade de ensino como um dos melhores do país, aliando sólida formação em planejamento estratégico e soluções criativas para problemas de comunicação. Disciplinas e atividades integradas materializam a Política Acadêmica da Universidade na sua proposta de construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade. Nesse sentido, desenvolve diversos projetos multidisciplinares:
criação de campanha social; criação de campanha política, esportiva ou ecológica; projeto de pesquisa e o Projeto Experimental de conclusão do curso. Além disso, produz conteúdos para novos suportes digitais a partir de laboratórios modernos e atualizados.
GERAIS:
Formar profissionais capacitados para refletir sobre processos de comunicação - por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e projetos interdisciplinares - e para desenvolver no mercado de trabalho um fazer - técnica - objetivando a elaboração, execução, controle e avaliação de projetos em comunicação, com ênfase na publicidade e na propaganda. Formar o cidadão crítico, que se posicione de modo ético–político, comprometido com a construção da cidadania a partir de uma visão múltipla da realidade, que possibilita a articulação entre os contextos global, regional e local.
ESPECÍFICOS:
Preparar o aluno para uma visão humanística no desempenho de suas funções profissionais;
Capacitar o aluno para o domínio da língua portuguesa, bem como habilitá-lo para a leitura e produção dos discursos nos diferentes sistemas de linguagem;
Estimular o aluno a reconhecer as transformações tecnológicas na área e aplicar as técnicas resultantes desse processo;
Estimular e habilitar o aluno para construir e executar projetos no campo da pesquisa científica, mercadológica e de opinião e atividades de extensão;
Capacitar o aluno na elaboração de campanhas publicitárias de caráter institucional e promocional;
Capacitar o aluno para o exercício das atividades em ações promocionais, eventos, patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, estudo e elaboração de programação visual e de identidades corporativas;
Preparar o aluno para atuar como um profissional sensível às demandas das realidades regional/local, tendo capacidade reflexiva global das questões midiáticas, bem como para desenvolver atividades junto aos veículos de comunicação;
Formar profissionais de comunicação para atuar em agências de publicidade e propaganda, empresas de pequeno, médio e grande porte, instituições públicas, privadas, sem fins lucrativos, movimentos sociais e outros.
Laboratórios
Redação, Planejamento e Produção Gráfica, Estúdio Fotográfico, Laboratório Fotográfico, Switcher e Pós-Produção, Edição, Equipamentos para Captação de Imagens Externas, Estúdio de Rádio, Estúdio de TV, Central Técnica, Sala de Projeções (filmes, vídeo), Produtora, Agência de Notícias, Jornal/Revista, Hemeroteca, Agência Escola de Publicidade e Propaganda, Supervisão e Almoxarifado.
Estágios
O aluno desenvolve no Projeto Experimental uma campanha que tem início com o atendimento ao cliente, passando pelo processo de pesquisa, planejamento, mídia, promoção de vendas, criação e produção. Além disso, pode participar de produção publicitária trabalhando na Agência Escola UNIMEP, durante qualquer etapa do curso.
Pesquisa e Extensão
Os projetos de pesquisa e extensão são desenvolvidos por alunos orientados por professores, visando aproximá-los do mercado de trabalho, privilegiando o estudo dos aspectos regionais da publicidade, complementando sua formação acadêmica e ampliando sua percepção da realidade profissional.
Presente de maneira intensa no cotidiano das pessoas, a Publicidade exige do profissional visão mercadológica e de gestão de negócios com postura ética e de responsabilidade social.
O campo de atuação do publicitário é amplo, incluindo agências de publicidade, veículos de comunicação, empresas de pesquisa, assessoria de comunicação, setores de promoção e marketing das empresas e outros espaços advindos das novas tecnologias na comunicação.
Curso
Com 33 anos, o Curso de Publicidade e Propaganda da UNIMEP continua sendo apontado pelos indicadores de qualidade de ensino como um dos melhores do país, aliando sólida formação em planejamento estratégico e soluções criativas para problemas de comunicação. Disciplinas e atividades integradas materializam a Política Acadêmica da Universidade na sua proposta de construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade. Nesse sentido, desenvolve diversos projetos multidisciplinares:
criação de campanha social; criação de campanha política, esportiva ou ecológica; projeto de pesquisa e o Projeto Experimental de conclusão do curso. Além disso, produz conteúdos para novos suportes digitais a partir de laboratórios modernos e atualizados.
GERAIS:
Formar profissionais capacitados para refletir sobre processos de comunicação - por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e projetos interdisciplinares - e para desenvolver no mercado de trabalho um fazer - técnica - objetivando a elaboração, execução, controle e avaliação de projetos em comunicação, com ênfase na publicidade e na propaganda. Formar o cidadão crítico, que se posicione de modo ético–político, comprometido com a construção da cidadania a partir de uma visão múltipla da realidade, que possibilita a articulação entre os contextos global, regional e local.
ESPECÍFICOS:
Preparar o aluno para uma visão humanística no desempenho de suas funções profissionais;
Capacitar o aluno para o domínio da língua portuguesa, bem como habilitá-lo para a leitura e produção dos discursos nos diferentes sistemas de linguagem;
Estimular o aluno a reconhecer as transformações tecnológicas na área e aplicar as técnicas resultantes desse processo;
Estimular e habilitar o aluno para construir e executar projetos no campo da pesquisa científica, mercadológica e de opinião e atividades de extensão;
Capacitar o aluno na elaboração de campanhas publicitárias de caráter institucional e promocional;
Capacitar o aluno para o exercício das atividades em ações promocionais, eventos, patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, estudo e elaboração de programação visual e de identidades corporativas;
Preparar o aluno para atuar como um profissional sensível às demandas das realidades regional/local, tendo capacidade reflexiva global das questões midiáticas, bem como para desenvolver atividades junto aos veículos de comunicação;
Formar profissionais de comunicação para atuar em agências de publicidade e propaganda, empresas de pequeno, médio e grande porte, instituições públicas, privadas, sem fins lucrativos, movimentos sociais e outros.
Laboratórios
Redação, Planejamento e Produção Gráfica, Estúdio Fotográfico, Laboratório Fotográfico, Switcher e Pós-Produção, Edição, Equipamentos para Captação de Imagens Externas, Estúdio de Rádio, Estúdio de TV, Central Técnica, Sala de Projeções (filmes, vídeo), Produtora, Agência de Notícias, Jornal/Revista, Hemeroteca, Agência Escola de Publicidade e Propaganda, Supervisão e Almoxarifado.
Estágios
O aluno desenvolve no Projeto Experimental uma campanha que tem início com o atendimento ao cliente, passando pelo processo de pesquisa, planejamento, mídia, promoção de vendas, criação e produção. Além disso, pode participar de produção publicitária trabalhando na Agência Escola UNIMEP, durante qualquer etapa do curso.
Pesquisa e Extensão
Os projetos de pesquisa e extensão são desenvolvidos por alunos orientados por professores, visando aproximá-los do mercado de trabalho, privilegiando o estudo dos aspectos regionais da publicidade, complementando sua formação acadêmica e ampliando sua percepção da realidade profissional.
1º Semestre
Introdução à Publicidade e Propaganda
Informática Aplicada à Publicidade e Propaganda
Criatividade em Propaganda
Leitura e Produção Textual I
Economia Aplicada à Publicidade e Propaganda
Filosofia
Teologia e Cultura
2º Semestre
Artes Visuais Gráficas
Psicologia Social
Teoria da Comunicação I
Leitura e Produção Textual II
Sociologia
História da Arte
3º Semestre
Fotografia Publicitária
Comunicação e Cidadania
Linguagem Publicitária
Psicologia, Cultura e Consumo
Comunicação Latino – Americana
Teoria da Comunicação II
Teoria da Propaganda
4º Semestre
Criação e Redação Publicitária I
Comunicação em Marketing I
Estatística Aplicada à Publicidade e Propaganda
Gestão de Negócios em Publicidade e Propaganda
Atendimento e Planejamento
Estética e Cultura de Massa
Pesquisa em Propaganda
5º Semestre
Produção Gráfica
Criação e Redação Publicitária II
Linguagem Audiovisual
Mídia I
Elementos da Linguagem Sonora
Ética
Comunicação em Marketing II
6º Semestre
Produção Publicitária em Rádio
Direção de Arte
Criação e Redação Publicitária III
Legislação Publicitária
Mídia II
Propaganda Política
Produção Multimídia
Eventos
7º Semestre
Práticas de Agência
Produção Publicitária em TV
Planejamento de Campanha
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação
Promoção de Vendas e Merchandising
Criação e Redação Publicitária IV
8º Semestre
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
Monografia
Introdução à Publicidade e Propaganda
Informática Aplicada à Publicidade e Propaganda
Criatividade em Propaganda
Leitura e Produção Textual I
Economia Aplicada à Publicidade e Propaganda
Filosofia
Teologia e Cultura
2º Semestre
Artes Visuais Gráficas
Psicologia Social
Teoria da Comunicação I
Leitura e Produção Textual II
Sociologia
História da Arte
3º Semestre
Fotografia Publicitária
Comunicação e Cidadania
Linguagem Publicitária
Psicologia, Cultura e Consumo
Comunicação Latino – Americana
Teoria da Comunicação II
Teoria da Propaganda
4º Semestre
Criação e Redação Publicitária I
Comunicação em Marketing I
Estatística Aplicada à Publicidade e Propaganda
Gestão de Negócios em Publicidade e Propaganda
Atendimento e Planejamento
Estética e Cultura de Massa
Pesquisa em Propaganda
5º Semestre
Produção Gráfica
Criação e Redação Publicitária II
Linguagem Audiovisual
Mídia I
Elementos da Linguagem Sonora
Ética
Comunicação em Marketing II
6º Semestre
Produção Publicitária em Rádio
Direção de Arte
Criação e Redação Publicitária III
Legislação Publicitária
Mídia II
Propaganda Política
Produção Multimídia
Eventos
7º Semestre
Práticas de Agência
Produção Publicitária em TV
Planejamento de Campanha
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação
Promoção de Vendas e Merchandising
Criação e Redação Publicitária IV
8º Semestre
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
Monografia
DFP_