DFP_
Localização:Santos - São Paulo
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
Diante das novas perspectivas e desafios educacionais que envolvem a alfabetização de crianças, jovens e adultos; diante do desenvolvimento tecnológico, da inclusão tecnológica, da educação inclusiva, do ensino básico de nove anos, os profissionais ligados à área de ensino e de apoio escolar precisam estar sempre atualizados, ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento humano na perspectiva do Letramento.
Este curso propõe uma formação continuada para os profissionais da Educação e áreas correlatas, intentando contribuir para que eles (re) formulem práticas pedagógicas de ensino, apoio e intervenção em Alfabetização e Letramento, de forma que atendam à diversidade e estejam mais capacitado para promover o desenvolvimento humano e social neste novo século.
Objetivos
>> Permitir ao aluno atuar no âmbito da educação formal e informal, em espaços escolares e não escolares, realizando pesquisas, diagnósticos e intervenção preventiva ou corretiva em grupos e em indivíduos em processo de aquisição da leitura e da escrita, envolvendo, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.
>> Possibilitar ao aluno atuar como professor alfabetizador de crianças, jovens e adultos, coordenador pedagógico de grupos de alfabetizadores na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Também o Pedagogo, e os graduados nas demais áreas que fizerem o curso, poderão atuar na área de Assessoria e Apoio Educacional a Clínicas de Psicologia e Psicopedagogia, a Organizações não Governamentais, a Secretarias de Educação nos serviços de apoio técnico-educacional, além de poder atuar, ainda, como docente no Ensino Superior, lecionando as disciplinas correlatas à sua área de especialização.
Público-alvo
>> Alunos egressos de cursos da área de Ciências Humanas, com foco, sem exclusividade, nas Licenciaturas: Pedagogia, Letras, Matemática. Também a profissionais que atuam em escolas/empresas/ONGs como coordenadores pedagógicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.
Diferenciais do curso
>> Proposta se estrutura numa abordagem interdisciplinar, superando a tradicional visão fragmentada do conhecimento.
>> Professores com atuação reconhecida no mercado de trabalho e prática pedagógica coerente e competente.
>> Parceria com instituições escolares.
>> Foco no desenvolvimento de competências e abordagens inovadoras a respeito da práxis docente numa perspectiva inclusiva.
Diante das novas perspectivas e desafios educacionais que envolvem a alfabetização de crianças, jovens e adultos; diante do desenvolvimento tecnológico, da inclusão tecnológica, da educação inclusiva, do ensino básico de nove anos, os profissionais ligados à área de ensino e de apoio escolar precisam estar sempre atualizados, ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento humano na perspectiva do Letramento.
Este curso propõe uma formação continuada para os profissionais da Educação e áreas correlatas, intentando contribuir para que eles (re) formulem práticas pedagógicas de ensino, apoio e intervenção em Alfabetização e Letramento, de forma que atendam à diversidade e estejam mais capacitado para promover o desenvolvimento humano e social neste novo século.
Objetivos
>> Permitir ao aluno atuar no âmbito da educação formal e informal, em espaços escolares e não escolares, realizando pesquisas, diagnósticos e intervenção preventiva ou corretiva em grupos e em indivíduos em processo de aquisição da leitura e da escrita, envolvendo, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.
>> Possibilitar ao aluno atuar como professor alfabetizador de crianças, jovens e adultos, coordenador pedagógico de grupos de alfabetizadores na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Também o Pedagogo, e os graduados nas demais áreas que fizerem o curso, poderão atuar na área de Assessoria e Apoio Educacional a Clínicas de Psicologia e Psicopedagogia, a Organizações não Governamentais, a Secretarias de Educação nos serviços de apoio técnico-educacional, além de poder atuar, ainda, como docente no Ensino Superior, lecionando as disciplinas correlatas à sua área de especialização.
Público-alvo
>> Alunos egressos de cursos da área de Ciências Humanas, com foco, sem exclusividade, nas Licenciaturas: Pedagogia, Letras, Matemática. Também a profissionais que atuam em escolas/empresas/ONGs como coordenadores pedagógicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.
Diferenciais do curso
>> Proposta se estrutura numa abordagem interdisciplinar, superando a tradicional visão fragmentada do conhecimento.
>> Professores com atuação reconhecida no mercado de trabalho e prática pedagógica coerente e competente.
>> Parceria com instituições escolares.
>> Foco no desenvolvimento de competências e abordagens inovadoras a respeito da práxis docente numa perspectiva inclusiva.
Disciplinas Obrigatórias – Módulo 1 – Fundamentos do Ensino – Aprendizagem, Didática e Intervenção da Alfabetização
Teorias do Currículo e de Avaliação; Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem na criança, jovens e adultos; Didática do Ensino Superior e Prática Interdisciplinar; Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita; Didática e Avaliação na Alfabetização; Interdisciplinaridade nos Processos de Letramento e Alfabetização: Arte, Música, Corpo e Movimento; Necessidades Educacionais especiais e a Alfabetização; Metodologia para Projeto de Pesquisa.
Disciplinas Obrigatórias – Módulo 2 – Psicolinguística e Fonética na Alfabetização
Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização: Práticas e Estratégias na Identificação e Intervenção; Fundamentos Psicolinguísticos e Psicogenéticos e a Alfabetização; Fundamentos Fonoaudiológicos e a Alfabetização; Fundamentos Neurolinguisticos e a Alfabetização; Fundamentos da Linguagem Lógico-Matemática e a Alfabetização; Novas Tecnologias sob a perspectiva do letramento; Orientação Projeto de Pesquisa.
Teorias do Currículo e de Avaliação; Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem na criança, jovens e adultos; Didática do Ensino Superior e Prática Interdisciplinar; Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita; Didática e Avaliação na Alfabetização; Interdisciplinaridade nos Processos de Letramento e Alfabetização: Arte, Música, Corpo e Movimento; Necessidades Educacionais especiais e a Alfabetização; Metodologia para Projeto de Pesquisa.
Disciplinas Obrigatórias – Módulo 2 – Psicolinguística e Fonética na Alfabetização
Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização: Práticas e Estratégias na Identificação e Intervenção; Fundamentos Psicolinguísticos e Psicogenéticos e a Alfabetização; Fundamentos Fonoaudiológicos e a Alfabetização; Fundamentos Neurolinguisticos e a Alfabetização; Fundamentos da Linguagem Lógico-Matemática e a Alfabetização; Novas Tecnologias sob a perspectiva do letramento; Orientação Projeto de Pesquisa.
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